5º Congresso UFU de Contabilidade
Vídeo de Apresentação
Presentation
Apresentação do Congresso
Após o sucesso dos quatro primeiros Congressos Contabilidade da UFU, realizados em 2015, 2017, 2019 e 2021, apresentamos a quinta edição do evento, a ser realizada em 2023, promovida pela parceria entre a Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) e o Programa de Educação Tutorial em Ciências Contábeis (PET) da Universidade Federal de Uberlândia.
Com o propósito de debater temas relevantes na área contábil, o 5º Congresso UFU de Contabilidade tem por objetivo principal promover o intercâmbio de estudos e experiências entre estudantes e pesquisadores da área contábil.
O evento concentra discussões relativas à Contabilidade para Usuários Externos; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais; Educação e Pesquisa em Contabilidade; Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor e Auditoria e Perícia.
O Congresso será realizado com as seguintes atividades: (i) apresentação e discussões de pesquisas em andamento no formato de artigos; (ii) palestras; (iii) mesas redondas temáticas; (iv) realização de consórcio doutoral e mestral.
O Congresso será realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2023. O consórcio doutoral e mestral ocorrerá no dia 18 de outubro de 2023.
O Congresso será presencial, na cidade de Uberlândia/MG.
Pontuação - Programa de educação continuada CFC/CRC
20 pontos
Áreas Temáticas
A seguir, apresenta-se a relação de áreas temáticas do congresso para a submissão das pesquisas:
Contabilidade para Usuários Externos
Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à mensuração, reconhecimento e evidenciação da informação contábil. Os principais temas integrantes dessa área são:
- Teoria da contabilidade;
- Contabilidade societária;
- Contabilidade internacional e comparada;
- Disclosure;
- Modelos de qualidade da informação contábil;
- Value relevance;
- ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa;
- Relato Integrado;
- Capital intelectual;
- Contabilidade Financeira no Agronegócio;
- Análise das demonstrações contábeis;
- Reconhecimento dos efeitos inflacionários nas demonstrações contábeis;
- Contabilidade tributária etc.
Controladoria e Contabilidade Gerencial
Envolve pesquisas e estudos sobre instrumentos de apoio ao processo de planejamento e controle das organizações. Os principais temas integrantes dessa área são:
- Controladoria empresarial;
- Controladoria aplicada à logística;
- Contabilidade gerencial e teorias organizacionais / psicológicas;
- Contabilidade e análise de custos;
- Gestão e custeio baseados em atividades (ABM/ABC);
- Gestão Econômica (GECON);
- Planejamento e controle orçamentário;
- Controle gerencial nas organizações;
- Tecnologia e sistemas de informação;
- Avaliação de projetos de investimentos;
- Teoria das restrições etc.
Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais
Abrange estudos e pesquisas voltadas aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos respectivos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados. Alguns temas principais da área são:
- Finanças corporativas;
- Valuation;
- Gestão de riscos;
- Estrutura de capital;
- Custo de capital;
- Derivativos;
- Métodos quantitativos aplicados à contabilidade e finanças etc.
Educação e Pesquisa em Contabilidade
Engloba estudo de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam o aprimoramento e a melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem e das construções de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Contábeis. Entre outros, são temas de interesse vinculados à área de Educação e Pesquisa em Contabilidade:
- Avaliação do processo de ensino-aprendizagem e avaliação institucional;
- Métodos e práticas de ensino;
- Estruturas curriculares;
- Educação à distância;
- Modelos colaborativos virtuais;
- Formação profissional e formação continuada;
- Estilos de aprendizagem;
- Tecnologias educacionais;
- Qualidade da educação e formação;
- Determinantes do desempenho acadêmico;
- Mercado de trabalho;
- Evasão escolar;
- Educação Financeira;
- História da pesquisa e da Contabilidade
- Diversidade nas Organizações
- Ações afirmativas etc.
Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor
Envolve estudos e pesquisas relacionadas ao setor público e ao terceiro setor, bem como sobre a importância da informação contábil para o desenvolvimento de políticas públicas e para a transparência e accountability. Fazem parte dessa área temas como:
- Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos;
- Controladoria na gestão pública;
- Lei de Responsabilidade Fiscal;
- Desempenho do setor público;
- Disclosure de informações à sociedade (accountability);
- Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público;
- Sistemas de administração financeira e Contabilidade governamental;
- Auditoria pública;
- Contabilidade e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor;
- Governança e desempenho no terceiro setor etc.
Auditoria e Perícia
Compreende temas relacionados à Auditoria Interna e Externa e à Perícia, considerando os efeitos de novas regulamentações e as implicações da evolução tecnológica e/ou de mercado em processos de auditoria, bem como o papel da contabilidade em processos de mediação e arbitragem. Exemplos de temas dessa área são:
- Auditoria interna e externa;
- Auditoria de TI;
- Normas internacionais de auditoria;
- Detecção de fraudes e erros;
- Rodízio voluntário e compulsório de empresas de auditoria;
- Perícia contábil;
- Mediação e arbitragem;
- Educação profissional continuada do auditor e do perito etc.
Programming
Subscriptions
Tipo de inscrição | Valores até 18/09/2023 |
---|---|
Estudante de graduação | R$ 160,00 |
Estudante de pós-graduação | R$ 250,00 |
Professor / pesquisador | R$ 400,00 |
Profissional da área contábil | R$ 400,00 |
Avaliadores do evento | R$ 200,00 |
Dados para inscrição por empenho:
FAU - Fundação de Apoio Universitário. CNPJ: 21.238-738/0001-61, Inscrição Estadual: ISENTA
R. Francisco Vicente Ferreira, 126 - Santa Mônica | CEP: 38408-102 |Uberlândia - MG
Conta Corrente: 100614-2 / Banco do Brasil: 001 / Agência: 2918-1
Obs: Prezado participante, Para podermos identificar o pagamento, ao proceder com a inscrição por empenho, pedimos enviar o comprovante de pagamento (nota de empenho) para o e-mail: congressofacic@ufu.br.
Importante: o envio da confirmação aqui descrito deve ser realizado apenas para os participantes que realizarem a inscrição por empenho. Os demais participantes não precisam encaminhar o comprovante por email, bastando acompanhar a efetivação pelo sistema de inscrições após o pagamento.
Cancelamento de inscrições. Até 30 dias do início do congresso será restituído 90% do valor da inscrição. Após esse período, e para pedidos feitos até 7 dias do evento, será restituído 50% do valor. Após esse período não haverá restituição de valores. Os pedidos deverão ser formalizados junto à Comissão Organizadora, por email.
A inscrição é nominal e intransferível.
Location
Organization
Coordenador(a) Geral - Profa Dra Mônica Aparecida Ferreira
Coordenação Científica - Profa Dra Denise Mendes da Silva
Coordenação Relações interinstitucionais – Prof.Dr. Vidigal Fernandes Martins
Coordenação Executiva:
- Profa Dra Camilla Soueneta Nascimento Nganga
- Profa Dra Edvalda Araújo Leal
- Profa Dra Jéssica Rayse de Melo Silva
- Profa Dra Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade
- Prof. Dr. Nilton César Lima
- Prof. Dr. Rafael Borges Ribeiro
- Prof. Dr. Reiner Alves Botinha
- Prof. Dr. Sérgio Lemos Duarte
- Larissa Couto Campos
- Viviane Silva Bittencourt
- Gisele Tavares Gonçalves
Membros Discentes:
- Ana Claudia Santo Lima
- Andreia Marques Maciel de Carvalho
- Gabriela Brandão Lopes
- Geovane Camilo dos Santos
- Janaina da Silva Ramos
- Juh Círico
- Larissa Ribeiro Soares
- Layne Vitória Ferreira
- Nathália Oliveira Peixoto
- Rayanne Silva Barbosa
-Tamira Alessandra Barbosa Leal
- Alexandre Pedroza Francisco
- Marcelo Marchine Ferreira
- Brenda Cristina de Oliveira Rodrigues
Petianos:
Alisson de Souza Chaves
Geovanna Silva Nunes
João Pedro Maia Moraes
Karolyne Costa da Silva
Lavínia Gonçalves Porto
Paper Submission
Datas Importantes
Submissão de Artigos: de 01/03/2023 a 19/06/2023
Resultado dos Artigos aprovados: 21/07/2023
Atenção para a data de inscrição de autores: até 21/08/2023
Consórcios Mestral e Doutoral:
Recepção dos projetos de dissertações e teses: de 01/03/2023 a 20/07/2023
Resultado das avaliações dos projetos de dissertações e teses: 05/08/2023
Realização dos consórcios Mestral e Doutoral: 18/10/2023
Instruções aos autores
Serão aceitos para apresentação no 5° Congresso UFU de Contabilidade artigos que não tenham sido publicados ou que não se encontrem em processo de avaliação em periódico.
Artigos já apresentados em eventos (congressos, seminários, workshops, painéis etc.), ainda não publicados nem encaminhados a periódicos, poderão ser considerados. Nesse caso, é recomendável que o texto tenha evoluído significativamente, em função de críticas e sugestões colhidas pelos autores nas apresentações precedentes.
O envio dos trabalhos ao 5º Congresso UFU de Contabilidade deve ser de forma eletrônica. O limite de submissão de trabalhos por autor (incluindo coautoria) é de no máximo 3 (três) trabalhos, e o número de autores por trabalho é de no máximo 4 (quatro) autores. Todos os autores e coautores deverão ser inseridos no sistema no momento da submissão dos artigos, não sendo permitida a inclusão de autores e coautores posterior à submissão.
Critérios de Julgamento
Os trabalhos devem abordar assuntos dentro das áreas temáticas do 5º Congresso UFU de Contabilidade.
Os trabalhos completos submetidos à apreciação do Comitê Científico do Congresso são encaminhados para avaliação no sistema double blind review para dois ou três avaliadores ad hoc, todos pesquisadores nas respectivas áreas.
Os originais são analisados quanto à inovação, profundidade, clareza, referencial teórico, análise dos resultados e conclusões apresentadas.
Diretrizes para submissão de trabalhos
Os autores devem observar as normas editoriais para a submissão dos trabalhos.
Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas.
Títulos das seções e subseções: Os títulos das seções primárias devem estar escritos em letras maiúsculas (Ex: 1 INTRODUÇÃO; 2 REFERENCIAL TEÓRICO); os títulos das seções secundárias (subtítulos) devem conter apenas a letra inicial de cada palavra maiúscula (Ex: 2.1 Teoria Positiva da Contabilidade). Os títulos das seções terciárias devem conter apenas a letra inicial da primeira palavra maiúscula (Ex: 2.1.1 Teoria funcionalista).
Em todos os casos, os títulos devem estar localizados no canto esquerdo da página e em negrito; fonte Times New Roman, tamanho 12. Os títulos das seções e os subtítulos devem ser precedidos de numeração arábica progressiva sem ponto (ex: 1 INTRODUÇÃO; 2 TÍTULO A; 2.1 Subtítulo de A) e devem estar separados do texto anterior e posterior pelo espaço de uma linha.
Resumo do trabalho: Sem entrada de parágrafo e texto corrido, espaço simples entre linhas, sem negrito, até 250 palavras.
Palavras-chave: três a cinco, separadas por ponto e vírgula.
Papel: A4 (210 x 297 mm).
Orientação do papel: retrato.
Margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.
Fonte para texto: Times New Roman, tamanho 12.
Figuras, gráficos, quadros e tabelas:
- Fonte Times New Roman, tamanho 10;
- Não usar colorido e fazê-las da largura do texto.
- Não colar tabelas no formato de figura. Essas devem estar no corpo do texto.
Espaçamento entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos.
Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1,25 cm na primeira linha.
Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.
Citações e referências: devem obedecer às normas atuais da ABNT.
Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Notas de rodapé: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto. Caso haja notas de agradecimento, deverão ser inseridas apenas após o processo de aprovação.
Citações e Referências de acordo com as normas atuais da ABNT:
As citações devem obedecer às normas atuais da ABNT, conforme exemplos a seguir:
- um autor – Iudícibus (1997, p. 58).
- dois autores – Mosimann e Fisch (1999, p. 53).
- três autores – Horngren, Foster e Datar (2000, p. 113).
- mais de três autores – Atkinson et al. (1995, p. 324).
- autor no final da frase – (HORNGREN; FOSTER; DATAR, 2000, p. 113).
As referências devem:
- ser listadas ao final do texto;
- em ordem alfabética;
- fonte Times New Roman, tamanho 12;
- espaçamento simples entre linhas; e
- uma linha em branco após cada obra.
Exemplos:
Livros:
HORNGREN, C. T.; FOSTER, G.; DATAR, S. Contabilidade de custos. 9. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
Capítulos de livros:
GUERREIRO, R. Mensuração do resultado econômico. In: CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas,1999. P. 81-102.
Artigos de periódicos:
LIBONATI, J. J.; MIRANDA, L. C. Medidas utilizadas na avaliação do desempenho da área de suprimentos: um estudo exploratório. UnB Contábil, Brasília, v. 7, n. 1, p. 85-104, 2004.
FOGARTY, T. J. The imagery and reality of peer review in the U.S.: insights from institutional theory. Accounting, Organizations and Society, v. 21, n. 2/3, p. 243-267, 1996.
Artigo online (retirado da internet):
SILVA, L. M. Contabilidade pública: reflexões sobre a governança pública. Revista Abracicon Saber. Brasilia, v. 1, n. 1, p. 15-19. Disponível em: <http://www.abracicon.org/index.php/publicacoes/revista-abracicon-saber/item/revista>. Acesso em: 21 dez 2014.
Trabalhos de anais:
CARASTAN, J. T. Custo meta e custo padrão como instrumentos do planejamento empresarial para obter vantagem competitiva. In: Congresso Brasileiro de Custos. Anais... São Leopoldo, RS, Brasil, 1999.
Dissertações e teses:
LIMA, A. L. de A. Análise das congruências com vistas à harmonização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. 2000. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
Para mais detalhes e exemplos sobre citações e referências, consulte: https://bibliotecas.ufu.br/servicos/tutoriais item “normalização”
Os arquivos devem conter o cabeçalho do evento, conforme modelo disponibilizado.
Será submetido um único arquivo em formato pdf. No arquivo submetido os autores não devem ser identificados. Os artigos divulgados nos anais do congresso serão gerados automaticamente, a partir das informações cadastradas no momento da submissão, constando a identificação dos autores.
Observação: remover as identificações nas propriedades do arquivo antes da submissão.
Os trabalhos devem seguir rigorosamente as instruções de formatação do evento. Trabalhos com identificação dos autores ou sem a indicação de área temática serão desclassificados.
Indicações para fast-track
Todos os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais da Conferência. Os melhores trabalhos serão indicados para fast-track para periódicos de alta relevância na área, apresentados a seguir.
Periódicos - Fast-track (ordem alfabética)
Periódico | ISSN | Vínculo | Site |
---|---|---|---|
Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA Journal) |
1983-8611 |
ANPCONT | |
Revista Ambiente Contábil |
2176-9036 |
UFRN | |
Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN) |
1983-0807 |
FECAP | |
Revista Contabilidade, Gestão e Governança |
1984-3925 |
UNB | |
Revista Contabilidade Vista & Revista |
0103-734X |
UFMG |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista |
Revista de Contabilidade & Controladoria | 1984-6266 | UFPR | |
Revista Contexto |
2175-8751 |
UFRGS | |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (RACEF) |
2178-7638 |
FUNDACE | |
REUNIR - Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade |
2237-3667 |
UFCG | |
Revista de Ciência, Tecnologia e Educação Multifaces |
2595-9670 |
IFNMG | |
Revista de Contabilidade e Organizações (RCO) |
1982-6486 |
USP | |
Revista Enfoque: Reflexão Contábil |
1984-882X |
UEM | |
Revista Mineira de Contabilidade (RMC) |
2446-9114 |
CRC-MG | |
Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) |
1982-7342 |
UFRJ | |
Revista Universo Contábil (RUC) |
1809-3337 |
FURB |
Consórcio mestral e doutoral
Apresentação
O Consórcio Mestral e Doutoral da UFU, no âmbito do 5º Congresso UFU de Contabilidade, foi concebido como um espaço de interação entre mestrandos, doutorandos e pesquisadores da área de Ciências Contábeis, com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens mestres e doutores. Para tanto, visa oportunizar contribuições em geral para a pesquisa na área contábil, o que inclui avanços na qualidade dos trabalhos a serem defendidos. Assim, promove debates em um clima de respeito e cordialidade, regido pelo rigor acadêmico e o interesse pela relevância das contribuições às dissertações e teses, com foco na sua melhoria.
Os estudantes de mestrado e doutorado são encorajados a submeterem seus projetos de pesquisa para o evento. A ênfase está na discussão dos projetos, agrupados a partir de suas temáticas e em sessões com duração individual de 1h por trabalho. Cada sessão contará com a participação de um moderador e de um debatedor, ambos vinculados a programas de pós-graduação.
Divulgação dos Resultados
Os resultados das propostas de dissertações e teses selecionadas para apresentação serão informados diretamente aos proponentes nos respectivos e-mails.
Publications
Certificates
Os certificados do congresso podem ser baixados em formato pdf para todas as modalidades (avaliadores, participantes, palestrantes, apresentação de trabalhos).
Basta acessar o link a seguir e digitar o seu CPF.