Capa do V Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado

26/09/2023 - 09:00 até 30/09/2023 - 13:00
   simposioconservacaodocerrado@gmail.com   Instagram

Apresentação

É com imensa satisfação que anunciamos a realização do V Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado, um evento organizado pelo Grupo PET Biologia UFU-Uberlândia, em parceria com o Grupo de Estudos de Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Uberlândia (GECB-UFU). Nesta edição, nosso objetivo é apresentar e valorizar os esforços, institucionais ou não, que têm contribuído para a compreensão da relevância do bioma Cerrado e sua conservação.

O Cerrado, também conhecido como savana brasileira, desempenha um papel fundamental na manutenção da biodiversidade, na prestação de serviços ecossistêmicos e na subsistência de populações humanas tradicionais. No entanto, esse bioma tem sofrido impactos significativos, especialmente na região do Triângulo Mineiro. Por isso, queremos promover uma visão mais ampla a respeito destes impactos, instigando a discussão dos aspectos relacionados à conservação do Cerrado.

Neste contexto, o evento proporcionará um espaço de interação entre a comunidade científica e acadêmica e a sociedade. Acreditamos na importância da construção e socialização do conhecimento científico como base para o debate e para a proposição de ações conservacionistas. Por isso, teremos o privilégio de contar com a presença de renomados profissionais da área, que compartilharão seus conhecimentos sobre temas relevantes e atuais durante todo o simpósio.

Contaremos com a realização de palestras, mesas-redondas, minicursos, além de apresentações de trabalhos científicos, que abordarão temáticas que incluem desde a compreensão da biodiversidade do Cerrado até ações de monitoramento e mitigação das ameaças que esse importante bioma tem sofrido.

Paralelamente, refletiremos sobre o “Cerrado e suas Peculiaridades na Década da Restauração", abrangendo discussões sobre os povos locais e as comunidades tradicionais, as plantas medicinais do bioma e a impercepção botânica, a recuperação de áreas degradadas e muito mais, buscando colocar em evidência a importância do Cerrado e a relevância de toda a sua riqueza.

Palestrantes

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Biologia Vegetal, ambos pela Universidade Federal de Mina

Biólogo formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com mestrado em Zoologia pela mesma instituição e doutorado e

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), Mestrado em

Possui graduação em Ciências Biológicas (1989), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Entomologia e Pós Doutorado em Genét

Professor do Curso de Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - Instituto de Artes (IARTE) da Universidade F

Professor da área de Educação e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU

Custo do evento:
Período de inscrições:
01/06/2023 - 13:00 até 24/09/2023 - 00:00

Evento aberto e gratuito à comunidade acadêmica e à sociedade (comunidade externa à UFU), contando com a realização de palestras, mesas-redondas e minicursos em formato presencial (para a comunidade acadêmica da UFU) e remoto (para comunidade externa à UFU).

As inscrições para os minicursos serão realizadas de forma separada, em formulários específicos a serem divulgados posteriormente no site e via redes sociais. Os minicursos serão ofertados apenas no formato presencial.

Não deixe de participar! Estamos entusiasmados com a oportunidade de reunir no V Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado pessoas engajadas e interessadas na causa. Juntos, poderemos fortalecer os esforços em prol da conservação e preservação desse bioma único.

Campus Umuarama - Bloco(s) Espaço do Doce Jardim e Bloco 8C

• PET Biologia - Uberlândia;
  • GECB - Grupo de Estudos de Conservação da Biodiversidade;
  • Instituto de Biologia, Campus Umuarama, Universidade Federal de Uberlândia.

Submissão de Trabalhos

Submissão de Trabalhos tem início a partir do dia 5 de julho de 2023, às 12h, horário de Brasília, até o dia 11 de agosto de 2023 às 23h59, horário de Brasília. As apresentações dos trabalhos serão realizadas por meio de rodas de discussão remotas em salas virtuais, via plataforma Microsoft Teams, no dia 27 de setembro de 2023, das 11:30h às 13h, horário de Brasília.

Submissão de Propostas de Minicurso tem início a partir do dia 5 de julho de 2023, às 12h, horário de Brasília, até o dia 7 de agosto de 2023, às 23h59, horário de Brasília.

Submissão de Obras para o Concurso Cultural tem início para inscrições a partir do dia 16 de julho de 2023 até dia 25 de agosto (às 23h59 - horário de Brasília). A temática é “Sensibilidade à conservação do Cerrado”, com divulgação do resultado ao longo do evento, mais informações no edital disponível.

Não perca a oportunidade de participar!

*ATENÇÃO: houve mudanças em algumas datas. Veja a Retificação do Edital!

SOBRE A COMPOSIÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHO: RESUMO SIMPLES

● Cada resumo simples deverá conter no máximo de 300 palavras em texto corrido;

● Título (Times New Roman 12, caixa alta, negrito, centralizado, uma linha apenas);

● Nomes dos autores escritos por extenso (Times New Roman 12, negrito, centralizado, em ordem de autoria);

● Nome da Instituição de Ensino (Time New Roman 9, centralizado, com siglas, se houver);

● Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5), relacionadas à abordagem do trabalho, com a primeira letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula (;);

● Apoio: quando houver financiamentos ou qualquer outro tipo de suporte.

ÁREAS PARA SUBMISSÃO DO RESUMO:

● Biodiversidade e Conservação e afins;

● Botânica e afins;

● Zoologia e afins;

● Ecologia e afins;

● Biotecnologia, Genética e Microbiologia e afins;

● Educação e Humanidades e afins.

Mais informações no edital disponível.

Outras Informações

Fotos do Evento