Alexandre José Molina
Professor do Curso de Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde também é Diretor de Cultura, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e editor da Revista de Educação Popular (REP), vinculada à essa Pró-reitoria. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC-UFBA (2015). Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (Espanha) em associação com o Instituto Itaú Cultural (Brasil). Líder do grupo de pesquisa "SPIRAX - arte, corpo e experiências criativas em contextos de aprendizagem" e idealizador e curador da PARALELA plataforma de arte, projeto que acontece desde 2015 de forma continuada e como ação de extensão vinculada ao Curso de Bacharelado em Dança da UFU. Mestre em Dança (2008) e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pelo PPG-Dança/UFBA, e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2001). Trabalhou na Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, de 2007 a 2013, atuando em diferentes frentes, com destaque para a Coordenação Pedagógica do Curso Técnico da Escola de Dança da FUNCEB; a Coordenação de Dança da FUNCEB e por último como Diretor das Artes. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Dança - ANDA, da qual foi coordenador do comitê Dança em Mediações Educacionais (2017-2018). Foi representante do setor da dança no Conselho Estadual de Políticas Culturais de Minas Gerais e integrou o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia como representante da UFU. Representou a região sudeste no Colegiado Setorial da Dança, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC do então Ministério da Cultura entre 2015 e 2017. Foi professor substituto na Escola de Dança da UFBA, nos módulos de Estudos de Processos Criativos, Estudos Crítico-Analíticos, Prática do Ensino da Dança, Elementos da Dança e História da Dança Brasileira (2005-2007). Tem experiência como professor de Dança e de Educação Física na Educação Básica de 1999 a 2005, tanto na rede pública como na rede privada de ensino de Uberlândia. Atuou como professor no curso de Pedagogia e Normal Superior da Faculdade Católica de Uberlândia, discutindo a relação do corpo e do movimento corporal no processo de formação de professores para as séries iniciais da Educação Básica. Possui diferentes experiências artísticas em Dança, com destaque para os trabalhos realizados em parceria e/ou colaboração com Fernanda Bevilaqua, Wagner Schwartz, Jorge Alencar, Lia Robatto, Eduardo Rosa, Rita Aquino, Tiago Lima, Vivian Vieira e Marcelo Camargo. Suas principais áreas de interesse são: criação e formação em dança, processos de formação em dança na universidade, gestão produção e política cultural, estudos sobre currículo e projeto pedagógico e consultoria artístico-pedagógica.