Carlos Henrique de Carvalho

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2008).

É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, gestão 2017-2020. É o atual presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio Universitário (FAU), 2017 a 2020. Membro dos Conselhos Editoriais das Revista Cadernos de História da Educação (da Faculdade de Educação, UFU); História & Perspectivas (do Instituto de História, UFU); Conselho Editorial Nacional da Revista Acta Scientiarum Education (da Universidade Estadual de Maringá) e integrante do Conselho Científico da Revista Educação em Foco (Universidade Federal de Juiz de Fora) e da Revista Educação em Questão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, nos biênios 2009-2011 e 2011-2013. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG entre 2012 a 2016, sendo seu coordenador no biênio 2015/2016 . Foi Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberândia (FACED/UFU), em 2016. Foi Secretário da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), biênio 2015-2017.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira; educação e imprensa; igreja católica e educação, no Brasil e em Portugal. É pesquisador da FAPEMIG (no Programa Pesquisador Mineiro) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.