Apresentação
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), em conjunto com a Divisão de Saúde (Disau) e a Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve), promovem a campanha "Mês para a Vida - Setembro Amarelo / UFU 2019". Estas ações de prevenção ao suicídio têm o objetivo de conscientizar as pessoas deste problema grave, que tira tantas vidas.
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. De acordo com números oficiais do Ministério da Saúde, são registrados quase 12 mil suicídios todos os anos no nosso país. Este número significa que, em média, 32 brasileiros se matam por dia, uma taxa de mortalidade maior do que a de vítimas de Aids e da maioria dos tipos de câncer, por exemplo.
No mundo o problema também atinge níveis alarmantes e, preocupantemente, sua ocorrência tem aumentado entre jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS também afirma que, a cada 10 casos de suicídio, 9 têm prevenção.
Apesar disso, um estudo brasileiro afirma que 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, diagnosticados ou não, tratados de forma incorreta ou não tratados de maneira alguma. Entre esses transtornos que mais causam o suicídio estão a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades nacionais, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), criaram em 2014 a campanha Setembro Amarelo, o mês de prevenção do suicídio, com o slogan “Falar é a melhor solução”.
Na Universidade Federal de Uberlândia o "Mês para a vida - Setembro amarelo UFU 2019", ocorrerá entre os dias 5 e 26, com cine-debates, palestras, mesas redondas, apresentações e outras atividades em todas as cidades em que a instituição possui unidades. Para mais detalhes, acesse as páginas da Proae no Facebook e no Instagram.
Programação
Confira AQUI.