Live 'Mês de prevenção ao suicídio: regulação emocional e prevenção ao estresse como forma de cuidado em saúde mental'

Cartaz do Evento: 
 29/09/2022 - 17:00 até 19:00
   marilda.siqueira@ufu.br

Apresentação

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), por meio do Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida do Servidor (Dirqs), promove a live “Mês de prevenção ao suicídio: regulação emocional e prevenção ao estresse como forma de cuidado em saúde mental”. O evento ocorre no próximo dia 29 de setembro, quinta-feira, às 17h, com transmissão pelo canal da Dirqs no YouTube.

A live tem como principais objetivos promover a educação em saúde mental, repassando estratégias de como ajudar na prevenção ao suicídio, além de ensinar técnicas para o controle e regulação emocional com base na Terapia Comportamental Dialética (DBT, em inglês).

A ação contará com palestra de Kátia Caetano, formada em Psicologia pela UFU, mestre e doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Boston University, nos Estados Unidos, e pós-doutora pelo East Bay Behavior Therapy Center, também nos Estados Unidos. Além disso, ela é supervisora clínica e terapeuta cognitivo-comportamental.

Haverá emissão de certificados, via Divisão de Capacitação de Pessoal (Dicap/UFU).

 

Sobre a Campanha Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o "Setembro Amarelo". O dia 10 deste mês é, oficialmente, o "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio", mas a iniciativa acontece durante todo o ano. 

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo! E em 2022, o lema da campanha  é “A vida é a melhor escolha!”, com diversas ações já sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a necessidade da necessidade de ações contínuas e de iniciativas como o Setembro Amarelo para dar a atenção ao problema. De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, podendo chegar a 1 milhão devido à subnotificação. No nosso país, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano; ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Uma boa parcela dos casos de suicídio está relacionada a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada, se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
14/09/2022 - 10:30 até 27/09/2022 - 23:45

Observação: a divulgação da lista de participantes ocorrerá em 28/09/2022.

Localização