Apresentação
A exposição “EX-MENINA: felicidade, solidão e desejos” reúne obras realizadas por Analu Guimarães no último ano, durante sua pesquisa de Iniciação Científica no Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dentro do Grupo de Pesquisa Feminismos nas Artes Visuais, e orientada pela professora Clarissa Borges, também curadora da exposição.
A mostra reúne três ensaios - "CRIANÇA (felicidade)", "MENINA (solidão)" e "MULHER (desejos)", que representam as três fases da vida da artista até os 24 anos, atravessando suas memórias e enfrentamentos nestes períodos para expor seu processo de amadurecimento enquanto uma mulher gorda. Nestes ensaios, a artista problematiza sobre os padrões de beleza e a construção de desejos na contemporaneidade, à medida em que contesta modelos universais, questões restritivas e imposições sobre a figura da mulher gorda.
O conjunto de trabalhos apresentados na exposição pretende produzir um discurso feminista sobre questões de gênero, sexualidade e construção de identidade, promovendo espaços de reflexão e socialização sobre implicações sociais e políticas que afetam as mulheres, da infância até a vida adulta. Além disso, são obras em que a artista fala sobre a vida de mulheres gordas para além de assuntos comuns como dietas e emagrecimento, revelando a urgência de se pensar sobre esses lugares de exclusão e invisibilidade.
Programação
A mostra foi contemplada pelo edital de seleção de propostas para exposição nas galerias de arte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia e fica em cartaz na Galeria de Arte Lourdes Saraiva - Oficina Cultural, até 31 de dezembro de 2024.
Além disso, no dia 13 de dezembro, às 16h, haverá uma visita guiada pela exposição com a artista, Analu Guimarães, e uma roda de conversa com a curadora de EX-MENINA, Clarissa Borges; ambas na Galeria de Arte Lourdes Saraiva - Oficina Cultural.