Presentation
A gramaticografia é um campo historiográfico que observa e analisa a atividade descritiva das estruturas gramaticais de uma língua, comumente registradas em uma gramática. Sabe-se que a proposição de textos gramaticais decorre de um movimento glotopolítico amplo na sociedade, o qual se denomina "estandardização" e se caracteriza por um processo de planificação linguística que inclui a preparação de ortografia, gramáticas e dicionários etc. Para abordar essa produção milenar é que se propõe o Encontro de Gramaticografia Ibero-Americana, evento organizado pelo Núcleo de Estudos da Norma Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (NormaLi/UFU), em parceria com o Centro de Documentação em Historiografia da Linguística da Universiade de São Paulo (Cedoch/USP) e que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril, na UFU.
Objetivo
Reunir trabalhos que descrevam e analisem a produção gramaticográfica no contexto ibero-americano, não apenas para promover e divulgar o conhecimento sobre a produção desse material e das ideias linguísticas que circularam em seu interior ao longo dos séculos, mas também visando encontrar direta ou indiretamente pontos de convergência e divergência na produção de gramáticas feitas por ou para esses povos.
Submissão de trabalhos
Serão aceitos trabalhos que, sob o prisma da Historiografia da Linguística, da Glotopolítica, da Sociolinguística, da Filologia, da Linguística Aplicada, da Educação, entre outros, abordem o processo de produção e as ideias em circulação nas gramáticas dos povos ibero-americanos ou para essa comunidade.
O modelo de resumo pode ser observado no link: https://docs.google.com/document/d/1hv7aaQ6S401wJJ0Y_nCN7JNDGHraKZ-s/edit?pli=1.
Convidados
Participarão do evento pesquisadores brasileiros e estrangeiros que integram a rede de interlocução construída pelas pesquisas desenvolvidas junto ao NormaLi e ao Cedoch – nos respectivos programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (UFU) e Linguística (USP). Incluem-se, portanto, entre o público-alvo do encontro alunos da graduação e pós-graduação, professores da educação básica e de centros de pesquisa das diferentes regiões do Brasil, assim como pesquisadores de Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai etc. O evento prevê a realização de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e debate, bem como apresentações culturais.
Programming
14 de abril (segunda-feira)
- 8h - 9h: Credenciamento
- 9h - 10h: Mesa de abertura com autoridades e apresentação popular da Orquestra Popular do Cerrado
- 10h - 11h30: Conferência de abertura: “Huellas de Nebrija en España y América Latina: las tradiciones dieciochesca y decimonónica”, com Alfonso Zamorano Aguilar (Universidad de Córdoba)
- 11h30 - 14h: Almoço
- 14h - 16h: Sessão de comunicação (Bloco A)
- 16h - 16h30: Coffee-break
- 16h30 - 18h30: Mesa-redonda I: “A pesquisa em gramaticografia no contexto ibero-americano: teoria, métodos e resultados”, com Cristina Altman (USP) e Guillermo Toscano y García (Universidad de Buenos Aires); moderadora: Bruna Polachini
- 20h: Jantar de confraternização (por adesão)
15 de abril (terça-feira)
- 8h30 - 10h: Conferência: “A gramaticografia da língua portuguesa em Portugal e no Brasil: alguns apontamentos”, com José Borges Neto (UFPR)
- 10h - 10h30: Coffee-break
- 10h30 - 12h30: Sessão de comunicação (Bloco B)
- 12h30 - 14h30: Almoço
- 14h30 - 16h30: Sessão de comunicação (Bloco C)
- 16h30 - 17h: Coffee-break
- 17h - 19h: Mesa-redonda II: “La historia de la gramática en Hispanoamérica: Argentina y Chile”, com Soledad Chávez Fajardo (Universidad de Chile) & Esteban Lidgett (Universidad de Buenos Aires); moderador: Leandro Araujo
16 de abril (quarta-feira)
- 8h30 - 10h30: Sessão de comunicação (Bloco D)
- 10h30 - 12h: Conferência de encerramento: "A gramática escolar brasileira no século XIX: definições e dados", com Bruna Soares Polachini (USP)
- 12h30 - 17h: Visita à Fazenda Café Memória para almoço e café da tarde (por adesão)