VII Semana de História do Pontal e VI Encontro de Ensino de História

Democracia, Direitos Humanos e Educação
 17/09/2019 - 16:00 to 20/09/2019 - 22:30
 Semana de História 2019    semanadehistoriaich@gmail.com   FacebookInstagram

Presentation

O mundo assiste, nessa segunda década do século XXI, a uma série de desafios colocados contra a democracia e suas diversas formas de representação. Esses desafios envolvem não apenas a nossa capacidade de garantir que as instituições políticas construídas no pós-Guerra se mantenham em pleno funcionamento, mas também em garantir que os direitos básicos da pessoa humana sejam respeitados no mundo.

A democracia, principalmente após o colapso da União Soviética e de seus satélites, passou a ser encarada como um modelo de governo a ser incentivado e suas instituições disseminadas pelo mundo. Em nome da democracia foram empreendidas guerras e ataques sistemáticos contra a autonomia de nações e de povos diversos. No entanto, é essa democracia (e a ideia de sociedade que ela carrega) que garante a liberdade dos indivíduos em sociedade e a possibilidade de superação das contradições advindas da modernidade, além da perspectiva de se conquistar melhores condições de vida e de garantir a dignidade da pessoa humana em todo o mundo. A democracia, enquanto valor a ser preservado, e sua manifestação mais efetiva no que tange aos direitos individuais e coletivos de todas as sociedades, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, são manifestações fundamentais dos anseios das pessoas que buscam por um mundo mais solidário e com menos sofrimento. Em seus já setenta anos de existência, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é a representação mais bem-acabada da luta tanto pela democracia, quanto pelos direitos da pessoa humana. Esses direitos civis, políticos e sociais, ratificados pelo Brasil como membro pleno da Organização das Nações Unidas, guiam a nossa jovem democracia e respondem legalmente aos anseios dos brasileiros, anseios esses manifestados no desejo por liberdade pessoal e de pensamento, no desejo por liberdade de religião e de culto, no desejo por liberdade e estabilidade econômica, no desejo por liberdade de associação político-partidárias e de exercer seus direitos políticos e de expressão, bem como nos mais importantes anseios manifestos no direito ao trabalho, no direito à educação, no direito à saúde e no direito à proteção contra a miséria e a opressão. Numa época em que os direitos representados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (presentes em nossos sistema legal graças a décadas de negociação e longos debates que culminaram em sua inclusão em nossa Constituição de 1988) se vê ameaçado pela ascensão dos usos políticos dos discursos de ódio, do medo, do ataque às instituições e às formas de representação democrática estabelecidas em nosso sistema legal. Refletir sobre esse processo é algo de fundamental importância. Refletir sobre nossa democracia e sobre os Direitos Humanos que balizam nosso sistema legal, é um ato político e de resistência em nome de uma sociedade democrática e mais igualitária. A universidade pública, enquanto espaço de liberdade de cátedra e de discussão, deve refletir sobre esse processo e tentar compreender de que maneira as diferentes formas de organização social podem resistir às tentativas de destruição das garantias de direitos individuais e das minorias. Essa reflexão deve ser feita através da defesa da universalização da educação, enquanto valor humano básico a ser preservado e disseminado em nossa sociedade. A crise que as democracias do mundo atravessam, resultado da transformação em nossos modelos de comunicação e de representação política, atinge nossas instituições e as formas mais básicas de nossos direitos civis, políticos e sociais, tendo como principais vítimas os grupos minoritários em nossas sociedades, os menos favorecidos e as pessoas em maior situação de risco. O princípio da igualdade, que rege a nossa constituição, se vê vítima de um discurso anti-intelectual, antidemocrático e de culto à violência como forma de ação política, colocando em risco as próprias bases de convivência democrática. É dentro desse contexto que o Curso de História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH/UFU), em sua VII Semana, traz como tema Democracia, Direitos Humanos e Ensino. Nossos professores e alunos convidam a toda comunidade acadêmica, e todos os interessados, para refletir sobre os desafios que a democracia enfrenta em nosso tempo, bem como debater e vislumbrar possíveis soluções dentro do âmbito de ação das regras dos direitos humanos e dos direitos básicos à educação que precisam, a todo o custo, serem preservados.

Programming

17 DE SETEMBRO (terça-feira):

16h00 -19h00: Credenciamento

  • Local: saguão do auditório I

16h00 - 18h00: Mostra de cinema Democracia e Direitos Humanos: Carfanaum (2018). Dir. Nadine Labaki.

  • Local: auditório I

19h00 - 19h30: Cerimônia de Apresentação

  • Local: auditório I

19h30 - 22h30: Conferência de abertura: Memória da ditadura no cinema: da matriz da resistência à ofensiva negacionista. 

  • Prof. Fernando Seliprandy Fernandes (DH-UFPR)
  • Local: auditório I​

18 DE SETEMBRO (quarta-feira):

08h00 – 11h00: Minicursos

  • Local: auditórios I, II e III

13h00 – 14h00: Credenciamento

  • Local: saguão do auditório I

13h30 – 16h30: Simpósios Temáticos

  • Local: salas D206, D212, D213, D216, D217 e D219

16h30 – 18h30: Mostra de cinema Democracia e Direitos Humanos: Não Matarás (1988). Dir. Krzysztof Kieślowski.

  • Local: auditório I

19h30 – 22h30: Mesa redonda: Democracia e Direitos Humanos: as contribuições e os desafios do Ensino de História no século XXI.

  • Prof. Carlos Eduardo Moreira de Araújo (História – ICH/UFU)
  • Prof. Astrogildo Fernandes da Silva Jr. (Pedagogia – FACED/UFU)
  • Prof. Wellington Amarante (História – ICH/UFU)
  • Local: auditório I​

19 DE SETEMBRO (quinta-feira):

08h00 - 11h00: Minicursos

  • Local: auditórios I, II e III

13h30 - 16h30: Simpósios Temáticos

  • Local: salas D206, D212, D213, D216, D217 e D219

16h30 - 19h00: Mostra de cinema Democracia e Direitos Humanos: Pastor Cláudio (2017). Dir. Beth Formaggini.

  • Local: auditório I​

19h30 - 22h00: Conferência: Direito à Diferença: LGBTQIA + e o humano em nós.

  • Prof. Dr. Paulo Henrique de Queiroz Nogueira (FAE-UFMG)
  • Local: auditório I​

20 DE SETEMBRO (sexta-feira):

08h00 – 12h00: Atividade pedagógica com a rede de ensino. (LAPAMI e PET História)

  • Local: MUSAI/auditório I

16h30 - 19h00: Mostra de cinema Democracia e Direitos Humanos: Orestes (2015). Dir. Rodrigo Siqueira. 

  • Local: auditório I​

19h30 - 22h00: Mesa de encerramento: Cinema, Democracia e Direitos Humanos.

  • Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História – ICH/UFU)
  • Prof. Dr. Marco A. C. Sávio (História – ICH/UFU)
  • Local: auditório I​

​MINICURSOS

1. Televisão e História Pública: usos do passado e os debates contemporâneos sobre a ditadura militar brasileira.

  • Responsável: Prof. Dr. Wellington Amarante (História/ICH).
  • Local: auditório I​

2. Humanidades Digitais: debates sobre o papel da história no contexto do mundo digital.

  • Responsável: Prof. Dr. Marco Sávio (História/ICH).

  • Local: auditório II

3. Do lulismo ao bolsonarismo: patrimonialismo, populismo e extrema direita no Brasil

  • Responsável: Prof. Dr. Rodrigo David. (UFMT/PPGHIS).
  • Local: auditório III

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

1. História Digital, Mídias e Tecnologias do Virtual

Lista de resumos aprovados

  • Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História – ICH/UFU)
  • Prof. Dr. Marco A. C. Sávio (História – ICH/UFU)
  • Sala D206

2. Ensino de História

Lista de resumos aprovados

  • Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Jr. (Pedagogia – FACED/UFU)
  • Prof. Dr. Welington Amarante (História – ICH/UFU)
  • Sala D212

3. História Regional e História Local: patrimônio, memória e história oral

Lista de resumos aprovados

  • Prof. Dr. Aurelino Ferreira Filho (História – ICH/UFU)
  • Profa. Dra. Dalva Maria de Oliveira Silva (História – ICH/UFU)​
  • Prof. Dr. Eduardo Giavara (História – ICH/UFU)
  • Sala D213

4. Gênero, Feminismos e Representações

Lista de resumos aprovados

  • Prof. Dra. Soraia Veloso Cintra (Serviço Social – FACES/UFU)
  • Sala D216

5. História e Relações Étnico-Raciais

Lista de resumos aprovados

  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Moreira de Araújo (História – ICH/UFU)
  • Profa. Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (Pedagogia - ICH/UFU)
  • Sala D217

6. História e Historiografia: América Hispânica, Estados Unidos e Brasil

Lista de resumos aprovados

  • Prof. Dr. Giliard Prado (História - ICH/UFU)
  • Prof. Dr. Newman Di Carlo Caldeira (História - ICH/UFU)
  • Sala D219

Subscriptions

Cost of the event: 
Evento pago
Registration period: 
22/07/2019 - 00:00 to 17/09/2019 - 18:00

PÚBLICO

VALOR

Alunos de Graduação

R$20,00

Graduado na área de Ciências Humanas

R$20,00

Professores das redes pública e privada de ensino:

R$20,00

Alunos de pós-graduação:

R$30,00

Professores de ensino superior:

R$50,00

CRONOGRAMA

DATA INICIAL

DATA FINAL

Inscrições para ouvinte

22/07/2019

17/09/2019

Inscrições para comunicação em Simpósio Temático

22/07/2019

06/09/2019

Divulgação dos resumos aprovados

13/09/2019

VII Semana de História do Pontal e VI Encontro de Ensino de História

17/09/2019

20/09/2019

Envio de trabalho completo para publicação nos anais eletrônicos

20/09/2019

21/10/2019

NORMAS DE INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser feita por meio eletrônico e será efetivada após o preenchimento da ficha de inscrição anexada juntamente com o comprovante de depósito bancário.

O inscrito poderá escolher um minicurso de participação (informado na ficha).

Os que irão apresentar trabalho deverão escolher o Simpósio Temático de participação e elaborar um resumo conforme as normas da ficha.

A ficha de inscrição e o comprovante de pagamento devem ser enviados para o email do evento: semanadehistoriaich@gmail.com

ATUALIZAÇÃO: a partir das 14h30 do dia 17/09/2019, NÃO serão aceitas inscrições feitas por e-mail. Os interessados deverão preencher os dados presencialmente, no saguão do auditório I, para efetivar a inscrição. O método de pagamento não será alterado (via boleto, crédito ou durante o credenciamento), mas o comprovante de pagamento deverá ser apresentado e enviado para o e-mail da semana.

  • Para pagamento de estudantes de graduação, graduado na área de humanidades ou para professor da educação básica, clique aqui.
  • Para pagamento de estudantes de pós-graduação, clique aqui.
  • Para pagamento de professores de ensino superior, clique aqui.

 

OBSERVAÇÃO: exepcionalmente no dia 17/09/2019 (terça-feira), haverá inscrições presenciais das 16h00 às 18h00.

Location

Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal - Rua 20, 1600 - bairro Tupã - Ituiutaba/MG -

Organization

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Angela Aparecida Teles - ICH/UFU
Prof. Dr. Carlos Eduardo Moreira de Araújo - ICH/UFU
Prof. Dr. Marco A. C. Sávio - ICH/UFU

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Angela Aparecida Teles - ICH/UFU
Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior - FACED/UFU
Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho - ICH/UFU
Prof. Dr. Carlos Eduardo Moreira de Araújo - ICH/UFU
Profa. Dra. Dalva Maria de Oliveira Silva - ICH/UFU
Prof. Dr. Eduardo Giavara - ICH/UFU
Prof. Dr. Giliard da Silva Prado - ICH/UFU
Profa. Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves - ICH/UFU
Prof. Dr. Marco A. C. Sávio - ICH/UFU
Prof. Dr. Newman Di Carlos Caldeira - ICH/UFU
Profa. Dra. Soraia Veloso Cintra - FACES/UFU
Prof. Dr. Welington Amarante - ICH/UFU

Paper Submission

Condições gerais para inscrição de trabalho (comunicação oral) em simpósio temático:

Para submeter trabalho a um dos simpósios temáticos, é preciso estar inscrito no evento. Cada autor poderá inscrever, no máximo, um trabalho, seja na condição de autor ou de coautor. Em caso de trabalhos em coautoria, os coautores também devem se inscrever. Caso o autor de um trabalho, seja também coautor de trabalho apresentado em outro simpósio temático (ST), poderá ter ambos os textos publicados nos anais do evento. No entanto, poderá apresentar apenas um trabalho e inscrever-se em apenas um simpósio temático. No ato da inscrição, o autor deve indicar o ST ao qual se vincula o trabalho. As propostas serão avaliadas pela coordenação do ST.

- Instruções para envio e formatação do resumo:

O texto do resumo (para os inscritos na modalidade “apresentador de trabalho”) deverá ser encaminhado no ato da inscrição, observando o prazo final estabelecido no cronograma do evento para o envio dos resumos. O texto deve ser digitado diretamente na ficha de inscrição (disponível na página do evento).

O resumo do trabalho deve apresentar de 100 a 200 palavras (utilizar ferramenta “contar palavras”); fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; sem parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras.

 

Formato para a publicação dos textos: resumo expandido e trabalho completo

- Instruções para envio e formatação do trabalho completo e do resumo expandido

Para o envio do trabalho completo e do resumo expandido deverá ser observado o prazo estabelecido no cronograma do evento. Apenas serão publicados nos anais eletrônicos do evento os trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados nos simpósios temáticos e cujos autores tenham efetivado o pagamento da taxa de inscrição. Não serão aceitos os trabalhos que não estiverem em conformidade com as normas da ABNT e com as especificações definidas abaixo:

 

Trabalho completo:  De 3.200 a 4.000 palavras (de 8 a 10 páginas), incluindo notas e bibliografia.

Resumo expandido: De 1.200 a 2000 palavras ( de 3 a 5 páginas), incluindo notas e bibliografia.

Papel tamanho A4;

Programa Word for Windows (versão 2003 ou superior);

Fonte Times New Roman;

Tamanho 12;

Espaçamento 1,5;

Margens: superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0;

Alinhamento justificado;

Título centralizado e em negrito (usar letras maiúsculas apenas onde for pertinente);

Nome do(s) autor(es) alinhado à direita depois de uma linha de espaço do título;

Vinculação institucional, logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), também alinhado à direita;

Endereço eletrônico logo abaixo da vinculação institucional;

Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho;

Depois de duas linhas de espaço, as notas de fim, quando estas forem estritamente necessárias;

O uso de notas de fim deve ter apenas o caráter explicativo/complementar, não devendo, portanto, ser utilizadas para indicar referências bibliográficas, uma vez que estas constarão no corpo do texto, conforme o sistema “Autor-Data”. As notas de fim devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;

Depois de duas linhas de espaço, a bibliografia, apresentada segundo as normas da ABNT.

Citação: (autor, ano, página). Exemplo: (BLOCH, 2001, p. 51);

As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e indicação da página ou do intervalo de páginas (BLOCH, 2001, p. 51-52);

As citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;

As citações feitas em outro idioma (francês, inglês, espanhol, etc.) devem ser colocadas em itálico.

 

 

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