'VIRANDO O 7'

Programação especial do Portal do Bicentenário na 'Semana da Independência'
Cartaz do Evento: 
 05/09/2022 - 19:00 até 09/09/2022
 Site    portaldobicentenario@gmail.com   Instagram

Apresentação

Sob o título de  "VIRANDO O 7", o Portal do Bicentenário está comemorando os vários sentidos da Independência para a população brasileira de todos os territórios que conformam o país. A programação especial da Semana da Pátria ocorre entre os dias 5 e 9 de setembro.

O Portal do Bicentenário e seus parceiros institucionais se propõem a problematizar os passados que autorizam este nosso presente. Com uma proposta que visa debater sobre os projetos de brasis que estiveram em disputa nestes 200 anos, sem esquecer as invasões e as guerras, assim como as densas e ricas produções políticas e culturais, que aqui se estabeleceram a partir de 1500. Com este evento, busca-se também lembrar as vitórias e derrotas do povo brasileiro - em sua ampla diversidade política, cultural, regional, religiosa, de gênero, racial e outras -, que nos aproximaram ou nos distanciaram de sermos uma sociedade mais democrática e igualitária.

 

O Portal do Bicentenário na UFU 

As professoras Aléxia Pádua Franco e Vanessa Matos dos Santos - ambas da Faculdade de Educação (Faced/UFU) - participam, desde 2020,  desta ação, que é resultado de uma parceria com diversas entidades e grupos de pesquisa, ensino e extensão, que envolvem profissionais da Educação Básica e Ensino Superior, além de ter uma relação direta com sindicatos e movimentos sociais.

Nesta parceria, há o apoio e a integração de instituições e sociedades científicas e organizações sociais, universidades federais e estaduais, programas de pós-graduação e departamentos de graduação. "Somos muitos, múltiplos e desejamos ser ainda mais coletivos. O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em rede por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho", explica a professora Aléxia.

Ao que a colega Vanessa completa: "Os conteúdos e todas as demais realizações do Portal do Bicentenário visam à construção de uma sociedade igualitária, democrática, laica, inclusiva, não violenta, antirracista, antiLGBTfobia, antissexista, anticapacitista, e estão engajados no combate a todo e qualquer tipo de discriminação e violência, notadamente, aquelas que são motivadas pelo gênero, raça, etnia, orientação sexual, religião, região, profissão e engajamento político das pessoas. O Portal do Bicentenário propugna a inter e a transdisciplinaridade de seus conteúdos e ações, assim como a relação respeitosa e complementar entre os saberes produzidos no âmbito das universidades e centros de pesquisa e aqueles produzidos na escola básica, pelos povos tradicionais e pelos movimentos sociais e coletivos democráticos."

Programação

Ao longo de toda a semana "VIRANDO O 7" no Portal do Bicentenário serão realizadas diversas atividades on-line, como mesas-redondas, rodas de conversa, programas de rádio, exibição de filmes e documentários que terão como foco o diálogo entre as professoras e professores da Educação Básica, ativistas sociais e pesquisadoras(es) de várias áreas do conhecimento de todo o Brasil.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito