Live: 'Câncer de próstata - Medidas Preventivas e Tratamentos Eficazes'

Cartaz do Evento: 
 09/11/2022 - 17:00 até 19:00

Apresentação

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), por meio do Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), realizará no dia 9 de novembro, às 17h, a live intitulada “Câncer de próstata: Medidas Preventivas e Tratamentos Eficazes”. A transmissão ocorrerá pelo canal da Dirqs no YouTube.

O evento faz parte do projeto “Meses Coloridos” e tem como objetivo promover a campanha “Novembro Azul”, a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Deste modo, aumentam as chances de cura, reduz-se a mortalidade e são compartilhadas informações gerais sobre a saúde do homem e dicas de atividades físicas e alimentação, fortalecendo, assim, o sistema imunológico. 

A live contará com a presença de Jorge Henrique Moreira Agostinho, formado em Medicina pela UFU e com residência em Urologia também obtida nesta instituição. Ele atua como médico urologista do Ambulatório de Saúde do Servidor (Asser/Dirqs), desde janeiro de 2004. Também se fará presente Guilherme Leal Dias, graduado em Educação Física pela UFU e especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Além disso, o evento terá o relato de experiência de Clayton Marques Botelho, que compartilhará a sua vivência como paciente de tratamento de câncer de próstata. A mediação será feita pela assistente social Sandra de Fátima Barcelos C. Moura e pela psicóloga  Vanessa Aparecida de Oliveira - ambas vinculadas ao Siapss/Dirqs.

Haverá emissão de certificados via Diretoria de Capacitação de Pessoal (Dicap/UFU). Para mais informações acesse o site da Dicap ou entre em contato pelo e-mail secretaria.dicap@progep.ufu.br ou pelos telefones (34) 3239-1325 e (34) 3239-1326.

 

Sobre o 'Novembro Azul'

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. A iniciativa tem por objetivo alertar a todos sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela.

Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

Atualmente o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Por isso, é essencial falar do assunto para que todos tenham acesso à prevenção e, caso necessário, ao tratamento precoce.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
01/11/2022 - 17:30 até 08/11/2022 - 23:45

Total de vagas disponíoveis: 100.

Localização

Realização

Tipo de evento: 
Natureza do evento: