NEABi Pontal divulga lançamento de e-book sobre a congada em Ituiutaba

Cartaz do Evento: 
 16/05/2021 - 10:00
 Canal do YouTube do NEAPi Pontal

Apresentação

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena do Pontal (NEABi Pontal), vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntamente com o Terno de Moçambique Águia Branca, realizam o lançamento do e-book "Tradição: Imagens da congada na pandemia".  A cerimônia, que acontece no dia 16 de maio, às 10h, será em formato virtual, com transmissão via YouTube, no canal do Neabi Pontal.

Após um longo período pandêmico, que entre outras coisas, afetou diretamente a tradição da congada na cidade de Ituiutaba, surge a ideia do lançamento do e-book. A obra pode ser subdividida em duas partes complementares. Durante uma reunião de madrinhas do Terno Moçambique Águia Branca, foram coletadas as imagens pelo fotógrafo Chacur, que retratam a paixão das(os) congadeiras(os). A segunda parte é de uma coleção de citações científicas de vários autores, que tratam das relações étnico-raciais em suas pesquisas.

Assim, arte e ciências buscam materializar essa manifestação cultural que é tradicional em Minas Gerais, especialmente em Ituiutaba. O Terno de Moçambique Águia Branca estará retratado em sua ancestralidade, tradição e beleza. 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

On-line: 

A transmissão acontece no canal do Neabi Pontal no YouTube, no dia 16 de maio (domingo), às 10h.

Realização

Tipo de evento: 
Natureza do evento: