III Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste

Cartaz do Evento: 
 08/09/2020 - 14:00 até 10/09/2020
   forcultsudeste2020@gmail.com

Apresentação

A gestão da cultura no Brasil tem atravessado momentos de grande instabilidade, o que impacta diretamente os diversos setores culturais. No campo da educação, a descontinuidade de programas e a significativa redução de investimento corroboram um cenário não menos instável. Diante deste contexto, desde 2017, servidores – técnicos e docentes – das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil têm primado pela organização de uma instância colegiada para pensar o lugar da gestão cultural nas universidades, institutos federais, centros universitários, faculdades e congêneres. Assim, nasceu o Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult).

Junto a esse movimento, a partir de 2018, agentes culturais das IES da região Sudeste têm mobilizado esforços para garantirem um encontro anual com o intuito de fortalecer e ampliar a rede das pessoas responsáveis pela gestão da cultura nessas instituições de ensino. Com este intuito, foi criado o Fórum de Gestão Cultural das IES da Região Sudeste, o Forcult-Sudeste.

Desde sua criação, este evento, além de conectar os agentes responsáveis pela gestão da cultura atuantes nas IES da região, também tem contribuído para a discussão de temas importantes para a área, tais como regulamentações específicas, formas de financiamento, criação de indicadores, mapeamento de espaços culturais, apenas para citar alguns. Na intenção de dar continuidade a este trabalho, estava prevista a realização do III Fórum de Gestão Cultural das IES da região Sudeste no mês de abril de 2020, mas o necessário isolamento social impossibilitou a efetivação da reunião em formato presencial. Desta forma, o planejamento das atividades do Fórum foi retomado, com vistas à sua realização em formato remoto.

A partir desta nova agenda, a terceira edição do Forcult-Sudeste acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2020. As palestras, reuniões dos Grupos de Trabalho e assembleia acontecerão no ambiente virtual, por meio do canal da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) no YouTube e outras plataformas de conexão remota.

Vale reforçar que os encontros regionais deste fórum são preparatórios para as discussões do Fórum Nacional, programado para ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de setembro, também em formato virtual, e com organização centrada na equipe da Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (DAC/UFMG). Para mais informações sobre o Forcult-Nacional, acesse: https://www.facebook.com/forcult.

Programação

Dia 8 de setembro

  • 14h – abertura
  • 14:30 às 15h – orientações sobre a dinâmica do Fórum
  • 15h às 15:40 – Palestra: Política Cultural e Politização do Campo Cultural Brasileiro (2003-2020) - Alexandre Barbalho (Universidade Estadual do Ceará)
  • 15:40 às 16:40 – conversa com o palestrante
  • 16:40 – intervalo
  • 17h às 20h – Grupos de Trabalho (atividade restrita a agentes culturais vinculados à IES- Sudeste)

 

Dia 9 de setembro

  • 14h às 14:40 – Palestra: Políticas Culturais e Universidade: conversas sobre as possibilidades de construção de outra cultura política - Lia Calabre (Fundação Casa Rui Barbosa e Universidade Federal Fluminense)
  • 14:40 às 15:40 – conversa com a palestrante
  • 15:40 às 16h – intervalo
  • 16h às 16:40 – Palestra: Gestão Cultural em Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras: diagnóstico e possibilidades de atuação em rede - Paulo Nunes (Universidade Federal de Itajubá)
  • 16:40 às 17:40 – conversa com o palestrante
  • 17:40 às 18h – intervalo
  • 18h às 21h – Grupos de Trabalho (atividade restrita a agentes culturais vinculados à IESSudeste)

 

Dia 10 de setembro

  • 14h às 16h – encontro entre os Grupos de Trabalho para compartilhamento das discussões e proposições (atividade restrita a agentes culturais vinculados à IES-Sudeste)
  • 16h às 16:20 – intervalo
  • 16:20 às 19h – assembleia (atividade restrita a agentes culturais vinculados à IES-Sudeste)
  • 19h – encerramento

 

 

Mais informações sobre as palestras

  • "Política Cultural e Politização do Campo Cultural Brasileiro (2003-2020)", por Alexandre Barbalho (Universidade Estadual do Ceará): A política cultural brasileira passou por um processo de fortalecimento da participação dos agentes culturais em seu processo de elaboração a partir dos diversos instrumentos de governança implementados pelo Ministério da Cultura (MinC) nos governos Lula e Dilma. Como exemplo, pode-se citar a realização de conferências e de consultas públicas, constituição de conselho paritário e deliberativo e a criação de câmaras setoriais, formatos de participação e deliberação conhecidos em outros setores das políticas públicas (educação, saúde, assistência social etc), mas inéditos na área da cultura. A partir desse contexto, parte-se do pressuposto que houve um processo de politização do campo cultural no período referido, o que, por sua vez, levou a uma culturalização do campo político, a partir do governo Temer, que se expressa no que se convencionou chamar de "guerras culturais". A proposta desta exposição é analisar esse fenômeno em sua complexidade, procurando trazer alguns esclarecimentos sobre a atual política cultural brasileira.
  • "Gestão Cultural em Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras: Diagnóstico e Possibilidades de Atuação em Rede", por Paulo Nunes (Universidade Federal de Itajubá): A palestra apresentará dados e informações gerais relativas ao campo da gestão cultural nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil (federais, estaduais e municipais), realizadas em 2016, em ocasião de uma bolsa de investigação do Observatório de Cultura Atalaya (Espanha). A pesquisa foi conduzida a partir do emprego de uma ficha de coleta de dados enviada para as 273 IES nacionais: Universidades, Faculdades, Centros Universitários, Institutos Federais de Educação, Ciência e tecnologia e Centros Federais de Educação Tecnológica. Através de 33 questões (em sua maioria fechadas) o instrumento investigou tópicos como modelos de gestão, instrumentos de deliberação institucionais, políticas de participação e descentralização de recursos, organograma e/ou divisões administrativas, áreas culturais abrangidas, perfis de projetos e públicos alvo, histórico e propensões ao trabalho em rede.
  • "Políticas Culturais e Universidade: Conversas sobre as Possibilidades de Construção de Outra Cultuta Política", por Lia Calabre (Fundação Casa Rui Barbosa e Universidade Federal Fluminense): Nos anos 50 do século passado a Universidade teve um papel fundamental na inserção e valorização de práticas culturais não escolarizadas no ambiente de ensino. No primeiro decênio do atual século a área da cultura, através do Ministério da Cultura (Minc), a Universidade foi chamada a reassumir seu papel estratégico na formação de cidadãos tendo como um pilar estratégico a área da cultura. Refletir pontualmente sobre algumas ações propostas pelo extinto Minc e seus desdobramentos nas IES é o que se propõe esta apresentação.

 

 

Conheça os palestrantes

  • Lia Calabre: doutora em História (UFF), professora do PPG Memória e Acervos – FCRB e do PPG Cultura e Territorialidades da UFF. Coordenadora da Cátedra FCRB-Unesco de Políticas Culturais e Gestão. Foi presidente (2015-2106), pesquisadora (2002-2019) e chefe do Setor de Estudos de Políticas Culturais da FCRB. Membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Cult/UFBA. Autora de diversos livros e artigos sobre políticas culturais.
  • Paulo Nunes: doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra [2019]. Licenciado, bacharel e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas [2006 e 2009, respectivamente]. Foi pesquisador visitante na University of Amsterdam [2017/2018], na University College of Dublin [2017] e na Universidad de Barcelona [2008-2009], além de colaborar como pesquisador no Observatorio Atalaya - Universidad de Cádiz [2017]. Coordenou a Linha Temática Cultura e o Projeto Corredor Cultural FORPROEX Sudeste [2013 - 2015]. Desde 2010 exerce docência em dedicação exclusiva na Universidade Federal de Itajubá, onde desenvolve pesquisas e projetos de extensão com temas ligados à cultura, festivais, educação, imagem, cidade e planejamento urbano.
  • Alexandre Barbalho: doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pós-doutorado em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da UFF. É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação (CULT.COM). Autor de diversas obras nas áreas de política cultural, comunicação e cidadania e minorias, dentre as quais: Sistema Nacional de Cultura: Campo, saber e poder (2019); Cultura e democracia (2017); Política cultural e desentendimento (2016) e Democracia radical e pluralismo cultural. Para ler Chantal Mouffe (2015).

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
01/07/2020 - 00:00 até 07/09/2020 - 23:45

O Forcult é um espaço de trabalho e articulação de agentes que atuam nos processos de gestão da cultura nas Instituições de Ensino Superior; assim, a participação na assembleia e grupos de trabalho é restrita a esse público. No entanto, a programação das palestras é aberta a quem tiver interesse em discutir sobre os temas.

Para fazer sua inscrição, preencha corretamente todos os campos do formulário, até o dia 7 de setembro de 2020. Todas as atividades do fórum são gratuitas e haverá emissão de certificados para os participantes que efetivamente acompanharem o evento.

Outras Informações