Relações Afetivas Saudáveis - 2021

01/06/2021 - 18:00 até 02/06/2021 - 20:30
   fabiola@ufu.br   InstagramYouTube

Apresentação

Evento organizado pela Divisão de Saúde (Disau), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), a live "Relações Afetivas Saudáveis - 2021’ acontece nos dias 1º e 2 de junho, das 18h às 20h30. O objetivo principal da iniciativa é promover uma reflexão sobre questões pertinentes do “existir humano'', dentre elas: o impacto da espiritualidade na resiliência e saúde emocional; as vivências das perdas e dos lutos em um momento de pandemia e a importância de uma comunicação não violenta, onde existe afeto, cuidado e autenticidade.

Em tempos de pandemia, onde o mundo parece estar em suspensão, precisamos nos reconectar conosco, com nossos semelhantes e com o mundo que nos cerca. Voltar para casa significa encontrar um lugar dentro de nós que nos alente, conforte e que nos possibilite desenvolver a calma em meio à crise. Não negar os sofrimentos, vivenciar os lutos, recomeçar e ressignificar as experiências vividas. Refletir sobre as qualidades das relações afetivas que se transformam por meio da sensibilidade da escuta, da palavra, da ação e do silêncio, requer sabedoria. Compreender melhor a função do sofrimento humano, na busca por algo que transcende uma visão individualista de mundo, possibilita o diálogo entre sentimentos conflitantes, rumo à esperança de vivências melhores e mais humanas, dentro e fora de nós.

DATA: 01º/06/2021

• 18h - Solenidade de Abertura, com presenças de: reitor (a confirmar), pró-reitora de Assistência Estudantil, diretor de Qualidade de Vida, coordenadora da Divisão de Saúde.

• 18h15 às 18h30 – Apresentação cultural da professora Sandra Mara Alfonso - violonista, doutora e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); docente do curso de graduação em Música da UFU; coordenadora do Projeto “Resgate do Equilíbrio Emocional e Desenvolvimento da Resiliência na Juventude”, no qual é desenvolvido o Programa Recore – Relaxamento, Conexão, Ressignificação, projeto viabilizado por meio do convênio entre a Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto Visão Futuro.

• 18h30 às 18h50 - Apresentação: O que os causos têm a nos ensinar? - “Os causos são uma forma de aprendizado nas culturas orais. São histórias riquíssimas, que são passadas de geração em geração por longos tempos, e trazem grandes ensinamentos sobre a vida, as relações interpessoais, os valores e a ética” - palestrante: Thiago Coelho - doutorando em Estudos Literários na UFU; mestre em Artes Cênicas e graduado em Teatro pela UFU; participa do Grupo de Estudos da Comicidade do Ator (GECA), do projeto de extensão "Pediatras do Riso/Palhaços Visitadores" e do UFUMUN.

• 19h às 20h15 - Palestra "O impacto da espiritualidade na resiliência e saúde emocional", com a Drª. Susan Andrews - americana, psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard (EUA) e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich (EUA). Fundadora e coordenadora do Instituto Visão Futuro. Co-coordenadora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e idealizadora de programas de bem-estar e desenvolvimento pessoal como o REDEMED (Redução do Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina) e RECORE (Relaxamento, Conexão e Ressignificação) em universidades e na saúde pública. Moderadora: Valéria Paiva Casasanta, psicóloga da Divisão de Saúde da UFU.

DATA: 02/06/2021

• 17h45 às 18h – Vídeo Palhaços Visitadores - o projeto “Palhaços Visitadores” atua desde 1998, vinculado ao curso de Teatro. A iniciativa, até 2018, era chamada “Pediatras do Riso”. O trabalho pretende atenuar a atmosfera de sofrimento e esterilidade, típica do ambiente hospitalar, contribuindo para a recuperação e tratamento dos pacientes. Isso é feito melhorando a qualidade do humor de todos os envolvidos e ajudando na tarefa de promover bem-estar físico e psicológico.

• 18h às 19h - palestra "Perdas e lutos: como vivenciar e expressar a dor no momento da Pandemia" - palestrante: Rosângela Caratta, psicóloga no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, membro da Comissão de Cuidados Paliativos do HC-UFU; moderadora: Michele Aparecida Xavier Falco, psicóloga da Divisão de Saúde da UFU.

• 19h às 20h15 - "Comunicação não Violenta: o afeto e a autenticidade na comunicação humana" - palestrante: Drª. Renata Scarabucci Janones, médica dermatologista, chefe do Serviço de Dermatologia da UFU, mãe e aprendiz engajada de Comunicação não violenta; moderadora: Milene Dias Carneiro, psicóloga da Divisão de Saúde da UFU.

• 20h30 - Encerramento do evento- apresentação cultural do Coral da UFU.

Custo do evento:

On-line:

Transmissão por meio do canal no YouTube e página no Instagram da UFU, com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).

• Divisão de Saúde (Disau)

Alta resolução
Área do conhecimento: