Seminário Pesquisa e Auditoria Externa

Cartaz do Evento: 
 23/03/2023 - 09:00 até 17:00

Apresentação

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) convida pesquisadores e gestores universitários para o seminário Pesquisa e Auditoria Externa, com o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Leandro Santos de Brum. Uma das atribuições do TCU é fiscalizar a execução das políticas públicas educacionais, bem como a governança e gestão dos órgãos e entidades responsáveis por esses temas.

Como os procedimentos das Instituições de Ciência e Tecnologia estão articulados com um conjunto de normas externas? As relações entre setor público, privado e academia e a prestação de contas e o papel dos órgãos de controle são temas que serão abordados no evento, que será realizado no dia 23 de março, a partir das 9h. 

“Não há uma ação [por parte dos órgãos de controle externo] que tente cercear o desenvolvimento das pesquisas”. afirma Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. A intenção é mostrar que é possível uma certa flexibilidade sem deixar de lado a transparência e a legalidade. “Às vezes, os pesquisadores, e a própria universidade, não têm compreensão em relação a isso”, observa o pró-reitor.

As atividades, dirigidas a pesquisadores e gestores universitários, serão realizadas em forma de palestra e debate na sala de reuniões dos conselhos superiores, no bloco 3P, no Campus Santa Mônica. 

 

Palestrantes

Bacharel em Direito e Especialista em Administração Pública Contemporânea pela UFRGS, Auditor Federal de Controle Externo

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Av. João Naves de Ávila, 2.121 - - Uberlândia / MG -
Campus Santa Mônica - Bloco(s) 3P - Sala(s) Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores