Apresentação
O grupo de pesquisa "O Espaço Delas", do curso de Artes Visuais, vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), promove o programa "Espacializações: perspectivas feministas", com a participação da artista e pesquisadora Gabriela de Laurentiis.
O programa se desenvolverá ao longo de três dias, com uma palestra pública – "Modos feministas de criar" – e um minicurso – "Espacializações: perspectivas feministas" – com dois encontros. Além disso, haverá emissão de certificados para os participantes.
A iniciativa é resultado direto das pesquisas desenvolvidas por Gabriela na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), no âmbito do seu doutorado defendido em 2022, intitulado "Espacializações de Anna Bella Geiger: a imaginação é um ato de liberdade", e do pós-doutorado em andamento, nomeado “Imaginários sobre a mesa: histórias áudio/visuais”, ambos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A artista-pesquisadora, formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), explora relações entre ciências sociais e artes, inclusive com livro publicado – "Louise Bourgeois e modos feministas de criar", traduzido para Espanhol – que evidencia essas relações.
Trata-se, portanto, de uma importante oportunidade de intercâmbio entre a FAU/USP e o Iarte/UFU, vistos os interesses cruzados entre arte, design e arquitetura, desde uma perspectiva crítica feminista.
Programação
- 25/10, às 19h - palestra "Modos feministas de criar"
- 26/10, das 14h às 17h - minicurso "Transversais: dentro/fora": serão abordados trabalhos de artistas que tensionam as divisões público/privado, natureza/cultura, homem/mulher, considerando a produção de artistas atuantes no Brasil. Trata-se de perguntar sobre as formas pelas quais as suas obras tensionam estereótipos de gênero, considerando uma dimensão espacial.
- 27/10, das 14h às 17h - leitura de portifólio: o encontro será organizado a partir da leitura de portifólios que foram submetidos no ato da inscrição para o minicurso. A palestrante elegerá cinco portifólios dentre os inscritos para a leitura e discussão coletiva.