Banner com informações sobre a palestra "modos feministas de criar", com data para 25 de outubro, às 19h
Banner com informações sobre o minicurso "Espacializações - perspectivas feministas", com data para 26 e 27 de outubro, entre 14h e 17h

Programa: 'Espacializações - perspectivas feministas'

Cartaz do Evento: 
Cartaz com informações sobre a palestra e o minicurso "Espacializações Feministas", com Gabriela de Lourentiis
 25/10/2023 - 19:00 até 27/10/2023 - 17:00
   tsferraz@ufu.br

Apresentação

O grupo de pesquisa "O Espaço Delas", do curso de Artes Visuais, vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), promove o programa "Espacializações: perspectivas feministas", com a participação da artista e pesquisadora Gabriela de Laurentiis. 

O programa se desenvolverá ao longo de três dias, com uma palestra pública – "Modos feministas de criar" – e um minicurso – "Espacializações: perspectivas feministas" – com dois encontros. Além disso, haverá emissão de certificados para os participantes.

A iniciativa é resultado direto das pesquisas desenvolvidas por Gabriela na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), no âmbito do seu doutorado defendido em 2022, intitulado "Espacializações de Anna Bella Geiger: a imaginação é um ato de liberdade", e do pós-doutorado em andamento, nomeado “Imaginários sobre a mesa: histórias áudio/visuais”, ambos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A artista-pesquisadora, formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), explora relações entre ciências sociais e artes, inclusive com livro publicado – "Louise Bourgeois e modos feministas de criar", traduzido para Espanhol – que evidencia essas relações.

Trata-se, portanto, de uma importante oportunidade de intercâmbio entre a FAU/USP e o Iarte/UFU, vistos os interesses cruzados entre arte, design e arquitetura, desde uma perspectiva crítica feminista.

Programação

  • 25/10, às 19h - palestra "Modos feministas de criar"

 

  • 26/10, das 14h às 17h - minicurso "Transversais: dentro/fora": serão abordados trabalhos de artistas que tensionam as divisões público/privado, natureza/cultura, homem/mulher, considerando a produção de artistas atuantes no Brasil. Trata-se de perguntar sobre as formas pelas quais as suas obras tensionam estereótipos de gênero, considerando uma dimensão espacial.

 

  • 27/10, das 14h às 17h - leitura de portifólio: o encontro será organizado a partir da leitura de portifólios que foram submetidos no ato da inscrição para o minicurso. A palestrante elegerá cinco portifólios dentre os inscritos para a leitura e discussão coletiva.

 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
11/10/2023 - 08:00 até 17/10/2023 - 23:59

>>> INSCREVA-SE <<<

 

A divulgação dos inscritos selecionados ocorrerá no dia 18/10, quarta-feira.

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 1I - Sala(s) Laboratório de Escultura

Apoio

Realização

Área do conhecimento: 
Natureza do evento: