Incubadora da UFU comemora 18 anos com evento

31/03/2022 - 15:00
   marketing.ciaem@ufu.br

Apresentação

Em comemoração aos 18 anos do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), será realizada, no dia 31/03, uma edição especial do "Café com Inovação", projeto que traz um convidado para um bate-papo sobre temas relacionados ao empreendedorismo e inovação.

O "Café com Inovação" terá a participação, como convidada, de Thalita Jorge, secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação de Uberlândia, além do diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU (Agência Intelecto), Thiago Paluma, da coordenadora acadêmica do Ciaem, Luciana Carvalho, e de outras autoridades da universidade.

O evento será realizado às 15h, no auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU), localizada ao lado do Campus Santa Mônica (Rua Francisco Vicente Ferreira, 126, bairro Santa Mônica). As atividades terão transmissão simultânea pelo Canal da UFU no YouTube. No entanto, há a possibilidade de participação presencial, condicionada à confirmação pelo e-mail marketing.ciaem@ufu.br.

Ciaem

O Ciaem é uma incubadora multidisciplinar de base tecnológica. Ele é parte da Divisão de Transferência de Tecnologia da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (a Agência Intelecto) que, por sua vez, está vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU).

O objetivo do Ciaem - que funciona no Bloco 5L, no Campus Santa Mônica - é incentivar a criação e o desenvolvimento de novos negócios em inovação e promover a difusão da cultura empreendedora.

No espaço, são disponibilizadas seis salas para o desenvolvimento dos projetos, dois laboratórios, uma secretaria/recepção, duas salas de reuniões, uma sala de treinamento com capacidade para 40 pessoas, copa, banheiros e estacionamento.

O Ciaem também dá apoio na elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento, na identificação de colaboradores, na participação em cursos de capacitação e na elaboração do plano de desenvolvimento do produto e apoio mercadológico.

“O Ciaem apresentou uma importante evolução ao longo desses 18 anos, alcançando uma grande maturidade nessa data simbólica. ´Por meio da incubadora a UFU atua ativamente junto aos principais atores do ecossistema de inovação de Uberlândia e aumenta sua contribuição para o desenvolvimento regional”, afirma Thiago Paluma.

Atualmente, a incubadora conta com cinco empresas incubadas e 15 empresas graduadas. Desde sua inauguração, em 2004, já foram mais de 50 projetos e empresas inovadoras apoiadas pelo centro.

Conheça alguns fatos que marcaram o Ciaem nesses 18 anos:

• 2001: Início das reuniões para criação do Ciaem;

• 2003: Convênio de Cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal de Uberlândia e a UFU e lançamento do primeiro edital do Ciaem;

• 2004: Inauguração do espaço físico da incubadora no Campus Santa Mônica;

• 2008: Implantação dos Novos Programas de Pré-incubação e Incubação do Ciaem, viabilizados com o apoio de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig);

• 2010: Cinco empresas incubadas foram contempladas pelo Programa Primeira Empresa (Prime) da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), com R$ 120 mil por empresa;

• 2013: Institucionalização do Ciaem junto à Propp, como um programa da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU;

• 2015: Realização da I Semana de Empreendedorismo e Inovação – SEI, e do lançamento do 1º Desafio UFU de Inovação e 1º Desafio Algar Agro de Inovação;

• 2017: Lançamento do Programa de Aceleração Go Minas, promovido pelo Sebrae e executado pelo Wylinka. Foram selecionados 17 startups da UFU e 2 empresas incubadas no Ciaem ganharam os prêmios de melhores negócios dentro do Go Minas, sendo as empresas ASES (1º lugar) e Agrosolutions (2º lugar);

• 2019: Entrada de uma empresa incubada pelo Programa Nexos da Anprotec;

• 2020: Lançamento da 1ª Edição do Curso de Ideação do Ciaem e do XI Programa de Prospecção de Novos Negócios, modalidade fluxo contínuo;

• 2021: Ingresso de 5 novas empresas no processo de incubação e lançamento da 2ª Edição do Curso de ideação do Ciaem.

Custo do evento:

On-line: