Apresentação
A próxima edição do Ledif Convida, no dia 25/5, às 15h, terá como tema “Discurso político e análise lexical: a Nova Direita como acontecimento discursivo”. O convidado é o pesquisador Argus Abreu de Morais, da Universidade de Buenos Aires (UBA). O evento é on-line e promovido pelo Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (Ledif), vinculado ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU).
A pesquisa que será apresentada observa em que momento surgiu o fenômeno político chamado de Nova Direita ou Extrema Direita Brasileira contemporânea. Segundo Morais, isso não ocorreu com as manifestações de junho de 2013, mas, sim, em 2011, quando se efetuou uma “Virada Moral” no discurso político.
Em 2011, iniciou-se o governo de Dilma Rousseff e, na Câmara dos Deputados, houve a proposição do Kit Escola Sem Homofobia pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad. “Tal proposta passou a ser ressignificada pelos grupos religiosos conservadores da Câmara como ‘Kit Gay’, acusando-a de se tratar de uma política pública de promoção da sexualização de crianças e adolescentes e da pedofilia nas escolas públicas brasileiras”, explica Morais.
No mesmo ano, houve outros dois eventos institucionais decisivos: o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da legalidade do casamento homoafetivo e a instalação da Comissão da Verdade para apurar graves violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.
Morais aproxima o debate historiográfico do debate linguístico sobre o tema a partir das ferramentas teóricas da Análise do Discurso, mais especificamente com métodos qualiquantitativos de análise lexical. Ele coletou 922 notas taquigráficas dos pronunciamentos do então deputado federal Jair Bolsonaro, na Câmara, no período de 2000 a 2018, totalizando aproximadamente 422 mil palavras. “Analisamos, especialmente, o momento em que se pode perceber em seu discurso político a aproximação entre ultraconservadorismo militar e fundamentalismo religioso”, relata.
As investigações apontam que a "Virada Moral" de 2011 no discurso político da Nova Direita brasileira foi fruto da fusão discursiva entre ultraconservadorismo militar, constantemente retomado por Bolsonaro em suas falas, e fundamentalismo religioso, associado ao crescimento da Bancada Evangélica na Câmara dos Deputados. As manifestações de junho de 2013 passaram a “dispersar e consolidar esse discurso na esfera pública brasileira, aproximando continuamente distintas matrizes ideológicas conservadoras até as eleições presidenciais de 2018”.
Morais é doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na Universidade Paris-Est Créteil. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA), sob a supervisão da professora Alejandra Vitale, onde também atuará como professor visitante da pós-graduação, com a pesquisa intitulada "¿Por quién debemos llorar? Discurso epiditico y memoria retórico-argumentativa de la Dictadura Militar en Macri y Bolsonaro".
Realizou ainda estágio pós-doutoral sênior no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; estágio pós-doutoral no Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
De 2016 a 2018, foi professor colaborador da Uesb e, de 2017 a 2021, da UFSJ. Desde 2008, pesquisa temas relacionados à interface entre cognição, discurso e história; inclusão e exclusão sociais; preconceito, intolerância e discursos de ódio; argumentação, categorização, estética e interdiscursividade em discursos políticos no Brasil contemporâneo, especialmente o da extrema direita.
Os interessados em assistir ao Ledif Convida “Discurso político e análise lexical: a Nova Direita como acontecimento discursivo” devem se inscrever por meio de formulário eletrônico. Os inscritos receberão o link da sala on-line por e-mail.
O Ledif reúne pesquisadores da Análise do Discurso com foco em Michel Foucault e realiza o projeto de extensão Ledif Convida, com o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores e estudiosos dessa área com setores da sociedade que se interessem pela produção, circulação e efeitos dos discursos. Mais informações estão disponíveis no perfil @ledif.ufu, no Instagram.