Apresentação
O Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU) convida as pessoas da comunidade que se interessam por Arte e Literatura e que desejam conversar sobre pautas em torno da violência contra a mulher para participarem dos encontros do projeto “Literatura e Arpilleras no combate à violência contra a mulher”.
As reuniões acontecerão em dois encontros mensais às quintas-feiras, de abril a outubro, com início marcado para o próximo dia 27/4. As atividades acontecerão na sala 2 do Bloco 6T do Campus Umuarama, das 10h às 11h30, e as(os) participantes terão direito a um certificado de participação, ao final das atividades.
Haverá mediação de dois estudantes de graduação, Izabella Barbosa e Gabriel Barra, sob a supervisão das professoras Silvia Cintra e Denise Combinato. O objetivo do projeto é direcionar o olhar para questões acerca da violência contra a mulher a partir de contos literários, levantando discussões e reflexões por meio da experiência estética com bordados.
O nome "Arpilleras" se refere a uma técnica de bordados realizados por mulheres chilenas, durante o regime militar de Augusto Pinochet, entre 1973 e 1990. Por meio desses bordados, essas mulheres denunciavam a realidade que viviam na época, como o desaparecimento de familiares e as violações de direitos humanos. Dessa forma, podemos entender a arte do bordado das mulheres chilenas como um ato político de luta e resistência, dando-lhes possibilidades para registrarem e pensarem sobre o que estavam vivendo e sentindo.
O presente projeto compreende a elaboração de bordados no diálogo com a literatura como possibilidade de um olhar mais sensível às realidades nas quais as mulheres estão atualmente inseridas, possibilitando a expressão e registro de sentimentos e pensamentos acerca do tema "violência contra mulher".
Assim, para a confecção dos bordados, as(os) participantes precisarão levar para as reuniões os seguintes materiais: tecido de algodão cru, bastidor de 14 centímetros, agulha e linhas.