Para cego ver: A imagem é um cartaz de divulgação de um evento. O cartaz tem formato retrato e fundo vermelho. Ao centro, está escrito “RODA DE CONVERSA”, logo abaixo: “SURDOCEGUEIRA: DESAFIOS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DE GUIAS-INTÉRPRETES PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA”. A data e o horário do evento são informados: 14 DE NOVEMBRO - 08H ÀS 11H30. LOCAL: AUDITÓRIO 5O-F - CAMPUS SANTA MÔNICA - UFU. AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA Nº 2121, BAIRRO: SANTA MÔNICA
Para cego ver: Na parte central, à esquerda, há imagem com o fundo azul escuro, à esquerda de uma bengala branca e vermelha. Próximo à parte superior da bengala, há um ponto de luz com ondas sonoras em azul-claro. Logo abaixo, está escrito “Surdocegueira”. À direita do cartaz, há três figuras humanas representando um momento de interação entre duas pessoas que tocam as mãos e se comunicam por meio da Libras tátil, além de outra figura de uma mulher tocando as costas, utilizando a comunicação social háptica
Para cego ver: Na parte inferior do cartaz, há logotipos da UFU 45 anos, PROEX, PIAEV, e da Escola de Extensão UFU

Roda de Conversa - Surdocegueira

'Desafios Educacionais e a Formação de Guias-Intérpretes para uma Inclusão Efetiva'
Cartaz do Evento: 
 14/11/2024 - 08:00 até 11:30

Apresentação

Promovida pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) e sob o tema "Desafios Educacionais e a Formação de Guias-Intérpretes para uma Inclusão Efetiva", a Roda de Conversa sobre Surdocegueira será realizada no próximo dia 14/11 (quinta-feira), às 8h, no Auditório 5O-F do Campus Santa Mônica. O objetivo principal da iniciativa é tratar dos desafios educacionais e a formação de guias-intérpretes para uma inclusão efetiva desse grupo social.

A surdocegueira é uma deficiência que compromete, em diversos graus diferentes, os sentidos da visão e da audição. A privação desses dois canais de comunicação afeta o desenvolvimento da linguagem, mobilidade, autonomia, dentre outras. Apesar disso, a surdocegueira é um espectro, já que os indivíduos podem apresentar visão e/ou audição residual.

Outro aspecto a ser discutido também é a questão do guia-intérprete. Existem diferentes modelos de comunicação para o surdocego, já que a necessidade de cada um é dependente de sua condição. Os palestrantes do evento serão o Prof. José Carlos de Oliveira, que é surdocego, e a Profª. Giselly Tiago Ribeiro Amado. Será servido um coffee-break.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Inscrições no local. Haverá emissão de certificados aos participantes.

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5O - Sala(s) Auditório F

Apoio

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Realização

Tipo de evento: 
Natureza do evento: