Apresentação
O livro Afrofotobiografias em questão: a visibilidade dos invisíveis teve como meta trabalhar com a representação afro-imagética a partir de histórias que ficam fora do circuito oficial, isto é, memórias de pessoas que ficam restritas aos seus locais de enunciação, bem como imagens que revelam a sua alteridade e instauram a sua presença na sociedade.
A partir desse ponto, podemos aproximar as construções imagéticas como um elemento essencial na elaboração das biografias, e, por extensão, das memórias dos afrodescendentes em Uberlândia, pois a fotografia também tem o seu componente de ficção que começa no real e pode ir muito além dele. Tanto que os instantâneos também têm o seu grau de artificialidade gerado pelas exigências do aparato fotográfico. Além disso, a finalidade do uso da fotografia também descortinaria suas possíveis implicações na composição de arquivos.
Os arquivos elaborados neste livro buscam sugerir novas possibilidades de representação dos afrodescendentes e tornar públicas as suas histórias e imagens. Caberá ao público vedor julgar por si mesmo e reelaborar no seu imaginário outra visão do negro na sociedade. Rodrigo Vasconcelos Machado é docente do Instituto de Letras e Linguística da UFU e o livro é produto da ação de extensão coordenada pelo docente nos anos de 2024 e 2025.
O evento acontece no dia 25/08, às 18h, no espaço Graça do Aché Avenida Cesário Crosara, nº 4187, Bairro Presidente Roosevelt Uberlândia - MG








