'Os desafios da mulher no mundo do trabalho contemporâneo'

Cartaz do Evento: 
 05/03/2021 - 18:30 até 19:30
   ewferreira@ufu.bralanna.santos@ufu.br

Apresentação

O Centro de Estudos Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) está organizando o evento virtual “Os desafios da mulher no mundo do trabalho contemporâneo”, em referência ao Dia Internacional da Mulher.

A live será realizada no dia 05/03, às 18h30, com transmissão pelo canal do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU) no YouTube. O objetivo é apresentar dados e trazer reflexões críticas acerca da persistência das desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho; da invisibilidade do trabalho reprodutivo e de como a pandemia reforçou assimetrias e acentuou os desafios da mulher, através de uma linguagem menos acadêmica.

O evento virtual será mediado por Ariana Cericato, discente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFU). Organizadoras do evento e pesquisadoras do Cepes/UFU, a doutora em Desenvolvimento e Políticas Públicas Alanna Santos de Oliveira e a doutora em Economia Ester William Ferreira apresentarão um breve painel de dados em nível municipal e nacional que evidenciam a persistência das desigualdades de gênero.

Em seguida, será realizada uma mesa virtual com partilha de experiências sobre a conciliação entre afazeres domésticos e atividades de cuidado com o mundo produtivo em plena pandemia e a violência doméstica em tempos de confinamento. Para a mesa virtual, o evento terá a participação das professoras Ana Paula Macedo de Avellar e Vanessa da Costa Val Munhoz, da enfermeira Ana Cláudia de Lima Freitas, da vereadora Claudia Guerra e da coordenadora da ONG SOS Mulher em Uberlândia, Suyane Rodrigues. Após a mesa, será aberta a discussão virtual com os participantes.

Durante o evento serão sorteados quatro livros para o público: "Quem tem medo do feminismo negro", de Djamila Ribeiro; "Para educar crianças feministas" e "Sejamos todos feministas", de Chimamanda; e "A ciranda das mulheres sábias", de Clarissa Pinkota Estés.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
23/02/2021 - 00:00 até 03/03/2021 - 18:30

A inscrição só é necessária para quem desejar receber certificado de participação.

Organização

  • Centro de Estudos Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes/UFU)
  • Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU) 

Realização

Área do conhecimento: 
Natureza do evento: