A Paulistânia, o mineiro e o italiano: cultura caipira, processo histórico e acesso à terra no fonograma de uma moda de viola
Apresentação
O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU) vai promover uma palestra que é fruto da dissertação de Thiago Righi, músico, historiador e mestre em filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). O evento vai acontecer em 29 de junho, às 14h20min, na sala 202 do bloco 5S do campus Santa Mônica da UFU.
A dissertação feita por Righi investigou como o fonograma da moda de viola “O mineiro e o italiano”, composta por Teddy Vieira e Nelson Gomes, e gravada em 1964 pela dupla de música caipira Tião Carreiro e Pardinho, pode ser compreendido no contexto histórico e cultural da Paulistânia.
“Vou expor e debater o percurso e as conclusões da dissertação que abrangeu temas como cultura e música caipiras, as relações entre música e história, cultura e sociedade, identidade e brasilidade, além de questões ligadas à pesquisa acadêmica e seus desdobramentos”, explica o músico e historiador.
O evento, coordenado por Raphael Ferreira e Silvano Baia, professores do Iarte/UFU, terá um espaço para o público conversar com o palestrante e é destinado ao público em geral e especialmente à comunidade do curso de Música da UFU e dos conservatórios e escolas de música. A inscrição deve ser feita por meio do formulário.