XXII Semana de Amamentação do Hospital de Clínicas

Cartaz do Evento: 
 06/08/2020 - 15:00 até 17:00

Apresentação

“Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. Este é o tema da "Semana da Amamentação", que acontece, anualmente, em mais de 120 países, no mês de agosto. A escolha do tema deste ano está relacionada com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. A proposta é informar sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente e estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas, por meio da amamentação.

Em Uberlândia, o evento está na 22ª edição e é promovido pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Por causa da pandemia, terá um seminário on-line, no dia 6 de agosto, às 15h, e não haverá ações presenciais no hospital.

Durante o seminário on-line, o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciano Borges Santiago, irá abordar o tema “Apoiar a Amamentação para um Planeta mais Saudável”. “Amamentação nos tempos de Covid” será o assunto de outra palestra, sob responsabilidade de Walusa Assad Gonçalves Ferri, professora da Universidade de São Paulo (USP) e médica do setor de Neonatologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O seminário é aberto a toda comunidade, com acesso por videoconferência via Sympla Streaming (Beta).

 

Amamentação na pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês, incluindo filhos de mães com suspeita ou confirmadas para a Covid-19. Os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus pelo leite materno. Conforme os especialistas, até o momento, o novo coronavírus não foi encontrado em amostras de leite humano. O principal risco de contaminação é pelas vias respiratórias de mães infectadas. Neste caso, recomenda-se que mães com Covid-19 amamentem usando máscara facial, cobrindo completamente nariz e boca e lavem as mãos por 20 segundos antes de tocar o bebê ou extrair o leite materno.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
01/07/2020 - 00:00 até 06/08/2020 - 15:00

Realização

Área do conhecimento: 
Natureza do evento: