Governança, Compliance e Controle Interno: uma reflexão para o setor público

Cartaz do Evento: 
 01/11/2017 - 19:30

Apresentação

Iniciativa da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o "Workshop de Governança, Compliance e Controle Interno: uma reflexão para o setor público" ocorre no dia 1º de novembro, a partir das 19h30, nos anfiteatros 5O-A e 5O-B, no Campus Santa Mônica. As vagas são limitadas e haverá transmissão ao vivo pela internet.

 

Cenário - A Gestão Pública passa por mudanças significativas no Brasil e no mundo. Crises políticas, econômicas e institucionais estão afetando o seu dia a dia, o dia a dia da sociedade. Se o Estado é necessário à sociedade, como a governança e as práticas de compliance e controle interno podem auxilar os gestores públicos na sua gestão?

Para discutir essas e outras questões, os organizadores do evento trouxeram o debate entre a academia e a prática para promover uma melhor compreensão desta avalanche de problemas e informações noticiadas diariamente na mídia e como a governança, compliance e controle podem auxiliar nas atividades do gestor público, prestando mais transparência e eficiência à sociedade.

Os participantes do workshop receberão certificados de participação e link para download do livro O gestor universitário público: conduta, tomada de decisão e mediação de conflitos, de Adailton Borges de Oliveira.

Palestrantes Convidados

Ricardo Padovini Pleti - ​Doutor e mestre em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Direito Empresarial e graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Efetivo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, onde leciona nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.  Pesquisador e docente do Progama de Mestrado em Direito da UFU. Compõe a Comissão de Estudos Jurídicos da 13ª Subseção da OAB/MG. Associado do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Atua como parecerista da Revista da Faculdade de Direto da Universidade Federal de Uberlândia. Autor de diversos livros.

Adailton Borges de Oliveira - ​Advogado habilitado pela 13ª Subseção da OAB/MG. Especialista em Direito Empresarial e em Direito Administrativo disciplinar. Mestre em processos de ensino, gestão e inovação. Servidor Federal e Presidente/Coordenador da Comissão Permanente de sindicância e inquérito administrativo da UFU. Participa da Divisão de Capacitação do Servidor da UFU há 9 anos, ministrando cursos de Ética Pública e Processo Administrativo Disciplinar. Atua como membro de Comissões de Processos Disciplinares em todo território nacional. Autor do Livro: O gestor universitário público: conduta, tomada de decisão e mediação de conflitos.

Paulo Giovanni Giarola - Economista com 18 anos de experiência em consultoria e assessoria nas áreas administrativa, tributária, contábil e financeira do serviço público (especialmente na esfera municipal). Consultor e coordenador de auditoria externa responsável pela elaboração e redação final de consultas solicitadas sobre assuntos das áreas administrativas (licitação, contratos, convênios, controles internos, prestações de contas e movimentação de pessoal, minutas de edital, anteprojetos de leis e normas de atuação do sistema de controle interno), bem como nas áreas tributárias, de contabilidade pública e tributação. Responsável pelo acompanhamento das contas públicas e de seus gestores responsáveis, bem como da elaboração de defesa técnica perante órgãos fiscalizadores. Organização e coordenação de audiências públicas exigíveis legalmente para as leis orçamentárias e referente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Palestrante em seminários, cursos e treinamentos no ramo da administração pública.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
22/10/2017 - 00:00 até 31/10/2017 - 23:45
As inscrições são gratuitas. Haverá transmissão via internet.

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) Bloco 5O - Sala(s) Anfiteatros 5O-A e 5O-B