4o Congresso UFU de Contabilidade 2021

4º Congresso UFU de Contabilidade

Ponte entre academia e o mercado
 21/10/2021 - 08:00 hasta 22/10/2021
   congressofacic@ufu.br    Instragram Facebook

Presentación

Apresentação do Congresso

Após o sucesso dos três primeiros Congressos Contabilidade da UFU,  realizados em 2015, 2017 e 2019, apresentamos a quarta edição do evento, a ser realizada em 2021, promovida pela parceria entre a Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), e o Programa de Educação Tutorial em Ciências Contábeis (PET)  da Universidade Federal de Uberlândia.

Com o propósito de debater temas relevantes na área contábil, o 4º Congresso UFU de Contabilidade tem por objetivo principal promover o intercâmbio de estudos e experiências entre estudantes e pesquisadores da área contábil.

O evento concentra discussões relativas à Contabilidade para Usuários Externos; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais; Educação e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor e Auditoria e Perícia.

O Congresso será realizado com as seguintes atividades: (i) apresentação e discussões de pesquisas em andamento no formato de artigos; (ii) palestras; (iii) mesas redondas temáticas; (iv) realização de consórcio doutoral e mestral.

O congresso será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2021. O consórcio doutoral e mestral ocorrerá no dia 20 de outubro de 2021.

Devido ao contexto mundial que atravessamos em 2021, a princípio o congresso está previsto para ser realizado totalmente de forma remota (ON-LINE). Caso o cenário do país mude em tempo hábil para a organização do evento, adotaremos um modelo híbrido, com participações presenciais e também remotas.

 

Pontuação - Programa de educação continuada CFC/CRC

 

 

Áreas Temáticas

O congresso faz um convite especial para pesquisas que discutam o papel da contabilidade no contexto da pandemia em Covid-19. Entre outros temas e abordagens, pesquisas podem demonstrar e discutir (i) o papel da contabilidade no apoio acompanhamento das ações de enfrentamento à covid-19; (ii) Efeitos da pandemia nas organizações (públicas, privadas, e do terceiro setor); (iii) mecanismos de monitoramento e auditoria das ações de enfrentamento à covid-19; (iv) Mecanismos utilizados pelas organizações para sua reorganização como consequência à covid-19; (v) efeitos no mercado de trabalho, novos modelos de aprendizado, evasão escolar, e outros temas associados ao processo de ensino-aprendizagem.

Como não foi aberta uma Área Temática específica para tratar sobre as pesquisas referentes à covid-19, sugere-se que os autores as direcionem para as áreas específicas do congresso, que melhor se adequem à abordagem desenvolvida.

A seguir, apresenta-se a relação de áreas temáticas do congresso para a submissão das pesquisas:

Contabilidade para Usuários Externos

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à mensuração, reconhecimento e evidenciação da informação contábil. Os principais temas integrantes dessa área são:

  • Teoria da contabilidade;
  • Contabilidade societária;
  • Contabilidade internacional e comparada;
  • Disclosure;
  • Modelos de qualidade da informação contábil;
  • Value relevance;
  • Balanço social (Demonstração do Valor Adicionado, Balanço Ambiental, Balanço de Recursos Humanos e prestação de serviços à comunidade);
  • Capital intelectual;
  • Agribusiness;
  • Análise das demonstrações contábeis;
  • Reconhecimento dos efeitos inflacionários;
  • Contabilidade tributária etc.

Controladoria e Contabilidade Gerencial
Envolve pesquisas e estudos sobre instrumentos de apoio ao processo de planejamento e controle das organizações. Os principais temas integrantes dessa área são:

  • Controladoria empresarial;
  • Controladoria aplicada à logística;
  • Contabilidade gerencial e teorias organizacionais / psicológicas;
  • Contabilidade e análise de custos;
  • Gestão e custeio baseados em atividades (ABC/ABM);
  • Gestão Econômica (GECON);
  • Planejamento e controle orçamentário;
  • Controle gerencial nas organizações;
  • Tecnologia e sistemas de informação;
  • Avaliação de projetos de investimentos;
  • Teoria das restrições etc.

Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais
Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos respectivos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou os projetados. Alguns temas principais da área são:

  • Finanças corporativas;
  • Valuation;
  • Gestão de riscos;
  • Estrutura de capital;
  • Custo de capital;
  • Derivativos;
  • Métodos quantitativos aplicados à contabilidade e finanças etc.

Educação e Pesquisa em Contabilidade
Engloba estudo de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam o aprimoramento e a melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem e das construções de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Contábeis. Entre outros, são temas de interesse vinculados à área de Educação e Pesquisa em Contabilidade:

  • Avaliação do processo de ensino-aprendizagem e avaliação institucional;
  • Métodos e práticas de ensino;
  • Estruturas curriculares;
  • Educação à distância;
  • Modelos colaborativos virtuais;
  • Formação profissional e formação continuada;
  • Estilos de aprendizagem;
  • Tecnologias educacionais;
  • Qualidade da educação e formação;
  • Determinantes do desempenho acadêmico;
  • Mercado de trabalho;
  • Evasão escolar;
  • Ações afirmativas etc.

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor
Envolve estudos e pesquisas relacionadas ao setor público e ao terceiro setor, bem como sobre a importância da informação contábil para o desenvolvimento de políticas públicas e para a transparência e accountability: Fazem parte dessa área temas como:

  • Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos;
  • Controladoria na gestão pública;
  • Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • Desempenho do setor público;
  • Disclosure de informações à sociedade (accountability);
  • Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público;
  • Sistemas de administração financeira e Contabilidade governamental;
  • Auditoria pública;
  • Contabilidade e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor;
  • Governança e desempenho no terceiro setor etc.

Auditoria e Perícia
Compreende temas relacionados à Auditoria Interna e Externa e Perícia, considerando os efeitos de novas regulamentações e as implicações da evolução tecnológica e/ou de mercado em processos de auditoria, bem como o papel da contabilidade em processos de mediação e arbitragem. Exemplos de temas dessa área são:

  • Auditoria interna e externa;
  • Auditoria de TI;
  • Normas internacionais de auditoria;
  • Detecção de fraudes e erros;
  • Rodízio voluntário e compulsório de empresas de auditoria;
  • Perícia contábil;
  • Mediação e arbitragem;
  • Educação profissional continuada do auditor e do perito etc.

Indicações para fast-track

Todos os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais da Conferência. Os melhores trabalhos serão indicados para fast-track para periódicos de alta relevância na área, apresentados a seguir.

Periódicos - Fast-track (ordem alfabética)
 Periódico ISSN  Vínculo Site
 Revista Ambiente Contábil  (2176-9036)  UFRN https://periodicos.ufrn.br/ambiente
 Revista Contabilidade Vista & Revista  (0103-734X)  UFMG https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista
 Revista Contabilidade, Gestão e Governança   (1984-3925)  UNB https://www.revistacgg.org/
Revista Contemporânea de Contabilidade (2175-8069) UFSC https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade
 Revista de Contabilidade e Organizações (RCO)  (1982-6486)  USP http://www.revistas.usp.br/rco
 Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC)  (1981-8610) UFSC http://www.repec.org.br/repec
 Revista Enfoque: Reflexão Contábil  (1984-882X) UEM http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/index
 Revista Fipecafi de Contabilidade, Controladoria e Finanças (RFCC)  (2763-7069)  FIPECAFI    http://ojs.fipecafi.org/index.php/RevFipecafiCCF
 Revista Mineira de Contabilidade (RMC)  (2446-9114)   CRC-MG  https://revista.crcmg.org.br/rmc

 Revista Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações

(2763-9606) UFPB https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/index
 Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG)  (1982-7342) UFRJ https://revistas.ufrj.br/index.php/scg

 

 

Consórcio mestral e doutoral

 

Apresentação

O Consórcio Doutoral e Mestral da UFU no âmbito do 4º Congresso UFU de Contabilidade. Ele foi concebido como um espaço de interação entre doutorandos, mestrandos e pesquisadores da área de Ciências Contábeis, com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens doutores e mestres. Para tanto, visa oportunizar contribuições em geral para a pesquisa na área contábil, o que inclui avanços na qualidade dos trabalhos a serem defendidos. Assim, promove debates em um clima de respeito e cordialidade, regido pelo rigor acadêmico e o interesse pela relevância das contribuições às teses e dissertações, com foco na sua melhoria.

Os estudantes de doutorado e mestrado são encorajados a submeterem seus projetos de pesquisa para o evento. A ênfase está na discussão dos projetos, agrupados a partir de suas temáticas e em sessões com  duração individual de 1h por trabalho. Cada sessão contará com a participação de um moderador e de um debatedor, ambos vinculados a programas de pós-graduação.

Divulgação dos Resultados

Os resultados das propostas de teses e de dissertações selecionadas para apresentação serão informados diretamente aos proponentes nos respectivos e-mails.

Datas para o Consórcio Doutoral e Mestral

  • Recepção de trabalhos: 01/03/2021 a 15/06/2021 (nova data)
  • Resultado das avaliações: 25/07/2021 (nova data)
  • Data do consórcio: 20/10/2021

 

 

 

Altavoces

Miklos A. Vasarhelyi

Titular da cátedra KPMG do Departamento de Contabilidade e Sistemas de Informação da Universidade Rutgers.

Prof. André Carlos Busanelli de Aquino

Bolsista Produtividade Nivel 2. Professor Titular da Universidade de São Paulo.

Prof. Amaury José Rezende

Professor Dr. na Universidade de São Paulo (FEARP-USP).

Prof Eduardo da Silva Flores

Membro do Conselho Consultivo da Fundação IFRS em Londres, Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP

Professor Emérito das duas Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo– São Paulo e Ribeirão Preto (SP)

Professor  Emérito na pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Suscripciones

Costo del evento: 
Evento pago
Période d'inscription: 
De 02/04/2021 - 00:00 hasta 20/09/2021 - 23:59

Tipo de inscrição

Até 25/08/2021

Até 20/09/2021

Estudante de graduação

60,00

70,00

Estudante de pós-graduação

99,00

129,00

Professor / pesquisador

198,00

229,00

Profissional da área contábil

149,00

169,00

Avaliadores do evento

99,00

129,00

Dados para inscrição por empenho:

FAU - Fundação de Apoio Universitário. CNPJ: 21.238-738/0001-61, Inscrição Estadual: ISENTA

R. Francisco Vicente Ferreira, 126 - Santa Mônica | CEP: 38408-102 |Uberlândia - MG
Conta Corrente: 94.963-9 / Banco do Brasil: 001  / Agência: 2918-1

Obs: Prezado participante, Para podermos identificar o pagamento, ao proceder com a inscrição por empenho, pedimos enviar o comprovante de pagamento (nota de empenho) para o e-mail: congressofacic@ufu.br.

Importante: o envio da confirmação aqui descrito deve ser realizado apenas para os participantes que realizarem a inscrição por empenho. Os demais participantes não precisam encaminhar o comprovante por email, bastando acompanhar a efetivação pelo sistema de inscrições após o pagamento.

Cancelamento de inscrições. Até 30 dias do início do congresso será restituído 90% do valor da inscrição. Após esse período, e para pedidos feitos até 7 dias do evento, será restituído 50% do valor. Após esse período não haverá restituição de valores. Os pedidos deverão ser formalizados junto à Comissão Organizadora, por email.

 

Ubicación

On-line: 

O 4o congresso UFU de Contabilidade será totalmente online.

Link para plataforma

Link para a plataforma: https://www.even3.com.br/contufu

 

FACIC/UFUF - Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica - Uberlândia / MG - 38400-902

Organización

Coordenação Geral:
Profª Drª Camilla Soueneta Nascimento Nganga
 

Coordenação Científica:
Prof. Dr. Ricardo Rocha de Azevedo

 

Coordenação Executiva:

Profª Drª Edvalda Araújo Leal
Profª Drª Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade
Profª Drª Neirilaine Silva de Almeida
Prof. Dr Reiner Alves Botinha
Prof. Dr Vidigal Fernandes Martins

Coordenação do Consórcio Mestral e Doutoral:

Profª Drª Patrícia de Souza Costa
Profª Drª Mônica Aparecida Ferreira
Prof. Dr Reiner Alves Botinha

Colaboradores (discentes):

Alessandra Vieira Cunha Marques
Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri
Daiane da Silva Lima
Fernanda de Deus Vieira Silva
Gabriela Molina Frisancho
Geovane Camilo dos Santos
Gleison de Abreu Pontes
Guilherme Simões Belote
Izaqueline Jhusmicele Alcântara da Silva
Tamira Alessandra Barbosa Leal
Tatiane Bento da Costa
Vagner de Oliveira Magrini

 

Presentación de Trabajos

Recepção de trabalhos

01/03/2021 a 15/06/2021 (nova data)

 

Instruções aos autores

Serão aceitos para apresentação no 4° Congresso UFU de Contabilidade artigos que não tenham sido publicados ou que se encontrem em processo de avaliação em periódico.

Artigos já apresentados em eventos (congressos, seminários, workshops, painéis etc.), ainda não publicados nem encaminhados a periódicos, poderão ser considerados. Nesse caso, é recomendável que o texto tenha evoluído significativamente, em função de críticas e sugestões colhidas pelos autores nas apresentações precedentes.

O envio dos trabalhos ao 4º Congresso UFU de Contabilidade deve ser de forma eletrônica. O limite de submissão de trabalhos por autor (incluindo co-autoria) é de no máximo 3 (três) trabalhos, e o número de autores por trabalho é de no máximo 4 (quatro) autores. Todos os autores e coautores deverão ser inseridos no sistema no momento da submissão dos artigos, não sendo permitida a inclusão de autores e coautores posterior à submissão.

 

Critérios de Julgamento

Os trabalhos devem abordar assuntos dentro das áreas temáticas do 4º Congresso UFU de Contabilidade.
Os trabalhos completos submetidos à apreciação do Comitê Científico do Congresso são encaminhados para avaliação no sistema double blind review para dois ou três avaliadores ad hoc, todos pesquisadores nas respectivas áreas.
Os originais são analisados quanto à inovação, profundidade, clareza, referencial teórico, análise dos resultados e conclusões apresentadas.

 

Diretrizes para submissão de trabalhos

Os autores devem observar, para a submissão dos trabalhos, as normas editoriais.

Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas.

Títulos das seções e subseções: Os títulos das seções primárias devem estar escritos em letras maiúsculas (Ex: 1 INTRODUÇÃO; 2 REFERENCIAL TEÓRICO); os títulos das seções secundárias (subtítulos) devem conter apenas a letra inicial de cada palavra maiúscula (Ex: 2.1 Teoria positiva da Contabilidade). Os títulos das seções terciárias devem conter apenas a letra inicial da primeira palavra maiúscula (Ex: 2.1.1 Teoria funcionalista).

Em todos os casos os títulos devem estar localizados no canto esquerdo da página e em negrito; fonte Times New Roman, tamanho 12. Os títulos das seções e os subtítulos devem ser precedidos de numeração arábica progressiva sem ponto (ex: 1 INTRODUÇÃO; 2 TÍTULO A; 2.1 Subtítulo de A) e devem estar separados do texto anterior e posterior pelo espaço de uma linha.

 

Resumo do trabalho: Sem entrada de parágrafo e texto corrido, espaço simples entre linhas, sem negrito, até 250 palavras.

Palavras-chave: três a cinco, separadas por ponto e vírgula.

Papel: A4 (210 x 297 mm).

Orientação do papel: retrato.

Margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.

Fonte para texto: Times New Roman, tamanho 12.

Figuras, gráficos, quadros e tabelas:

- fonte Times New Roman, tamanho 10;

- não usar colorido e fazê-las da largura do texto.

- não colar tabelas no formato de figura. Essas devem estar no corpo do texto.

Espaçamento entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos.

Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.

Citações e referências: devem obedecer às normas atuais da ABNT.

Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Notas de rodapé: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto. Caso haja notas de agradecimento, deverão ser inseridas apenas após o processo de aprovação.

 

NORMAS NO FORMATO ABNT:

As citações no texto devem obedecer às normas conforme exemplos a seguir:

  • um autor – Iudícibus (1997, p. 58).
  • dois autores – Mosimann e Fisch (1999, p. 53).
  • três autores – Horngren, Foster e Datar (2000, p. 113).
  • mais de três autores – Atkinson et al. (1995, p. 324).
  • autor no final da frase – (HORNGREN; FOSTER; DATAR, 2000, p. 113).

As referências bibliográficas devem:

  • ser listadas ao final do texto;
  • em ordem alfabética;
  • fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • espaçamento simples entre linhas; e
  • uma linha em branco após cada obra.

Como nos exemplos a seguir:

Livros:

HORNGREN, C. T.; FOSTER, G.; DATAR, S. Contabilidade de custos. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

 

Capítulos de livros:

GUERREIRO, R. Mensuração do resultado econômico. In: CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas,1999. p. 81-102.

 

Artigos de periódicos:

LIBONATI, J. J.; MIRANDA, L. C. Medidas utilizadas na avaliação do desempenho da área de suprimentos: um estudo exploratório. UnB Contábil, Brasília, v. 7, n. 1, p. 85-104, 2004.

FOGARTY, T. J. The imagery and reality of peer review in the U.S.: insights from institutional theory. Accounting, Organizations and Society, v. 21, n. 2/3, p. 243-267, 1996.

 

Artigo online (retirado da internet):

SILVA, L. M. Contabilidade pública: reflexões sobre a governança pública. Revista Abracicon Saber. Brasilia, v. 1, n. 1, p. 15-19. Disponível em: <http://www.abracicon.org/index.php/publicacoes/revista-abracicon-saber/item/revista>. Acesso em: 21 dez 2014.

 

Trabalhos de anais:

CARASTAN, J. T. Custo meta e custo padrão como instrumentos do planejamento empresarial para obter vantagem competitiva. In: Congresso Brasileiro de Custos. Anais... São Leopoldo, RS, Brasil, 1999.

 

Dissertações e teses:

LIMA, A. L. de A. Análise da congruências com vistas à harmonização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. 2000. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

 

Os arquivos devem conter o cabeçalho do evento, conforme modelo disponibilizado.

Será submetido um único arquivo em formato pdf. No arquivo submetido os autores não devem ser identificados. Os artigos divulgados nos anais do congresso serão gerados automaticamente a partir das informações cadastradas no momento da submissão, constando a identificação dos autores.

 

Observação: remover as identificações nas propriedades do arquivo antes da submissão.

 

Os trabalhos devem seguir rigorosamente as instruções de formatação do evento. Trabalhos com identificação dos autores ou sem a indicação de área temática serão desclassificados.

Publicaciones

Certificados

Os certificados do congresso podem ser baixados em formato pdf para todas as modalidades (avaliadores, participantes, palestrantes, apresentação de trabalhos).

Basta acessar o link a seguir e digitar o seu CPF.

Link: http://www.siex.proexc.ufu.br/certificado/pesquisar  

Consejos de Hosting

 

Otra Información

Datas importantes:

Recepção de trabalhos:
01/03/2021 a 10/06/2021

Resultado das avaliações dos artigos:
25/07/2021

Início das inscrições:
01/05/2021

Edital Chamamento Público - Patrocínio:
A comissão organizadora do congresso divulga o edital de chamamento público para empresas interessadas em patrocinar o evento.

Patrocinio de Diamante

Alterdata
KPMG
M & D Contadores Associados

Patrocinio Bronce

Café Albertini
OBDC
FAEPU

Apoyo

Coral da UFU
DICULT
Contábile

Realización

Tipo de evento: 
Área del conocimiento: 
Naturaleza del evento: