Presentation
O seminário "Descolonizando o Saber: Epistemologias Afro-brasileiras e Indígenas na Universidade" propõe-se a desmantelar o paradigma eurocêntrico que estrutura o conhecimento acadêmico brasileiro, responsável pela invisibilização e marginalização dos saberes indígenas e afro-brasileiros.
Agendado para as noites dos próximos dias 4 e 5 de dezembro, este evento visa romper com a colonialidade do saber não apenas pela inclusão curricular, mas pela transformação estrutural da práxis universitária de pesquisa e ensino.
Postulando a centralidade das epistemologias afro-brasileiras e indígenas, reconhece sua potência intelectual e política. Por meio de mesas-redondas e apresentações, o seminário visa articular saberes acadêmicos e tradicionais, buscando construir uma universidade pluriversada, democrática, inclusiva e comprometida com a justiça epistemológica. As inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas até o momento de início do seminário.
Programming
Oradoras/es:
- Profª. Drª. Adilbênia Freire Machado
- Profª. Drª. Vanilda Santos
- Profª. Msª. Gabriela Neta
- Prof. Dr. Geilson Batista
- Prof. Dr. Jeremias Brasileiro
- Profª Drª. Antônia Aparecida Rosa






