5ª SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL E 3º FÓRUM DE SUPERVISÃO ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

15 ANOS DE SERVIÇO SOCIAL – É TEMPO DE REENCONTROS (FACES / UFU)
 26/08/2025 - 08:00 to 28/08/2025 - 22:00

Presentation

A 5ª Semana de Serviço Social e o 3º Fórum de Supervisão de Estágio de Serviço Social da FACES / UFU marcam os 15 anos do curso de Serviço Social em Ituiutaba, responsável pela formação de assistentes sociais que atualmente trabalham em diversas regiões do país. 

O tema de 2025, 'É tempo de reencontros', visa refletir sobre a história do curso, suas conquistas e os desafios enfrentados, além de projetar as perspectivas e necessidades futuras da formação. 

Os eventos foram pensados para atrair discentes e profissionais com atividades que contemplam a formação continuada, conforme o Código de Ética profissional.

Nesta edição, além de muita celebração, teremos minicursos, apresentações de trabalhos e a presença do presidente do CRESS-MG, Claudio Horst, em duas atividades. 

Teremos também uma mesa redonda internacional com a presença de assistentes socias de Angola que atualmente fazem pós-graduação na UNESP / Franca, José Dias e Isaias Issenguele.

E muito mais. Faça sua inscrição. As vagas são limitadas. 

 

Programming

26 DE AGOSTO, TERÇA-FEIRA

27 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA

28 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA

MANHÃ

MANHÃ

MANHÃ

Mesa redonda – 15 anos do curso de Serviço Social FACES / UFU

Palestra com Claudio Henrique Miranda Horst, presidente do CRESS-MG

Mesa redonda com assistentes sociais de Angola - José Dias e Isaias Issenguele

TARDE

TARDE

TARDE

Mini cursos - em breve

Apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalhos

NOITE

NOITE

3º Fórum de Estágio Com Claudio Henrique Miranda Horst, presidente do CRESS-MG

Atividade discente (a confirmar)

Minicurso 01: A produção de Instrumentos no sociojurídico: pesquisa e trabalho

Minicurso 03: Olhar de perto: métodos qualitativos e etnografia no cotidiano das ciências sociais aplicadas

Número de vagas: 20

Número de vagas: 20

Ementa: A produção de instrumentos no sociojurídico decorre da experiência de pesquisa e trabalho na atuação extensionista do Serviço Social no pós-atendimento institucional na DPMG, do público do SUAS. Criação de instrumentos que aperfeiçoam os atendimentos da população. Referendar monitoramento dos serviços prestados a população atendida na DPMG para qualidade.

Ementa: O minicurso propõe a introdução aos fundamentos e técnicas de pesquisa qualitativa, com ênfase na observação participante e na etnografia, destacando seu potencial para compreender o cotidiano dos serviços e as relações socioterritoriais periféricas e subalternas. Aborda a aplicabilidade desses métodos no campo do Serviço Social, estimulando a reflexão crítica sobre o papel do/a pesquisador/a e a ética na produção de conhecimento. Inclui atividades práticas para experimentação de técnicas de registro e análise qualitativa, favorecendo o desenvolvimento de uma escuta sensível e comprometida com os sujeitos e contextos atendidos pelas políticas públicas.

Proponentes: Flander de Almeida Calixto, Elizandra Ferreira da Silva, Claudio Antônio Alves Filho, Mônica Alves da Costa

Proponente: Júlia Moita

Minicurso 02: A proteção da Política de Assistência Social em tempos de neoliberalismo e os desafios do trabalho do Assistente Social

Minicurso 04: A concessão de benefícios eventuais: o papel da equipe técnica de referência

Número de vagas: 30

Número de vagas: 15

Ementa: Os ditames do neoliberalismo e política social brasileira; A proteção social de assistência social e as seguranças sociais afiançadas. A execução dos serviços socioassistenciais e as possibilidades de acesso direitos socioassistenciais. Os desafios da atuação profissional do assistente social.

Ementa: Os aspectos conceituais, normativos e práticos relacionados à concessão de benefícios eventuais no âmbito da Política de Assistência Social, enfatizando o papel da equipe técnica de referência. Serão discutidos os fundamentos legais e a relação com a proteção social. O objetivo é identificar atribuições e responsabilidades da equipe técnica de referência na concessão dos benefícios eventuais de acordo com a legislação e as normativas do SUAS.

Proponentes: Andreia Cristina da Silva Almeida e Bárbara Resende Batista

Proponentes: Lucas Matheus Dias Gonçalves e Gracielle Vilela Silva

Subscriptions

Cost of the event: 
Evento gratuito
Registration period: 
04/08/2025 - 14:47 to 22/08/2025 - 23:59

As inscrições são gratuitas e limitadas

 

Location

R. Vinte, 1600 - Bairro Tupã - Ituiutaba/MG - 38304-402

Organization

Curso de Serviço Social FACES / UFU 

 

Presidente da Semana

Dra. Soraia Veloso Cintra

 

Comissão organizadora (docentes)

Dra. Camila Maximiano Miranda Silva

Dra. Carmem Lucia Cruz Ravagnani

Dra. Edileusa da Silva

Dr. Flander de Almeida Calixto

Dra. Julia Francisca Gomes Simões Moita

Dra. Luzilene de Almeida Martiniano

 

Comissão organizadora (discentes) 

Em breve 

 

Comissão Científica

Presidente: Dra. Camila Maximiano Miranda Silva (FACES / UFU)

Dra. Carmem Lucia Cruz Ravagnani (FACES / UFU)

Dra. Edileusa da Silva (FACES / UFU)

Dr. Flander de Almeida Calixto (FACES / UFU)

Dra. Julia Francisca Gomes Simões Moita (FACES / UFU)

Dra. Luzilene de Almeida Martiniano (FACES / UFU)

Dra. Andreia Cristina da Silva Almeida (ICHPO / UFU)

Dra. Soraia Veloso Cintra

Gracielle Vilela Silva

Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (ICHPO / UFU)

Lucas Matheus Dias Gonçalves

Mariane Costa Moreira Marques

Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela (ICHPO / UFU) 

Paper Submission

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS

 

1. O prazo final para inscrição de trabalhos é até o dia 15/08, às 23h59 (horário de Brasília).

2. A 5ª A Semana de Serviço Social contará com apresentações de comunicação oral de forma presencial.

3. Serão 3 modalidades: resumo, resumo expandido e relato de experiência. Os eixos são:

 

3.1 TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

 

3.2 POLÍTICA SOCIAL

 

3.3 SERVIÇO SOCIAL, FUNDAMENTOS, FORMAÇÃO E TRABALHO PROFISSIONAL

 

3.4 MOVIMENTOS SOCIAIS

 

3.5 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS

 

3.6 QUESTÕES AGRÁRIA, URBANA, AMBIENTAL

 

3.7 RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO/OPRESSÃO DE GÊNERO, RAÇA/ETNIA, GERAÇÃO E SEXUALIDADES

 

4. Os trabalhos a serem submetidos para apresentação oral deverão ser anexados no formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdU2lzrea-5jGwqkaHTxARhJxPRLqA... . Caso haja alguma dificuldade, enviar para o email  5semanaservicosocialtrabalhos@gmail.com

Cada participante devidamente inscrito poderá submeter até quatro trabalhos, sendo individuais, ou coletivos, fruto de pesquisas concluídas ou em andamento, de trabalhos de sala de aula ou de experiência de estágio ou projetos de extensão / intervenção. Cada trabalho poderá ter até 06 autores.

5. Para que o trabalho seja apresentado, pelo menos um/a dos/as autores/as deve estar com a inscrição efetuada.

6. Na inscrição online do trabalho cada pesquisador/a deverá definir o eixo temático ao qual seu trabalho está vinculado conforme item 3.

7. Os trabalhos enviados para a apreciação deverão seguir todas as orientações disponíveis, sob pena de não ser aceito pela Comissão Científica.

8 Normas para o RESUMO EXPANDIDO: deve ter entre 03 e 06 páginas com as referências

8.1 Os resumos expandidos de discentes de graduação devem apresentar o/a docente orientador/a;

8.2 No momento da inscrição, deverá ser indicado o eixo temático;

8.3 O resumo poderá ter até 06 autores/as e poderá ser resultado de trabalhos de sala de aula; pesquisas concluídas e/ou em andamento, sejam individuais ou oriundas de grupos de pesquisa, com ênfase nos eixos da Semana;

8.4 Formas de apresentação: todos os resumos aprovados serão apresentados de forma oral presencial nas sessões coordenadas;

8.5 Só farão jus aos certificados os trabalhos efetivamente apresentados.

9 Normas para o RELATO DE EXPERIÊNCIA: deve ter entre 03 e 05 páginas com as referências

9.1 No momento da inscrição, deverá ser indicado o eixo temático;

9.2 Poderá ter até 06 autores/as (assistentes sociais, bacharéis em Serviço Social e/ou discentes em situação de estágio). Profissionais de outras categorias também podem se inscrever, observando as normas gerais;

9.3 As(os) discentes da UFU e de outras instituições de ensino em condições de estágio só podem inscrever relatos de experiência em conjunto com suas/seus supervisoras/es;

9.4 Discentes da UFU e de outras instituições de ensino que NÃO estejam fazendo estágio só podem se inscrever nesta modalidade, caso a experiência seja de projetos de extensão.

9.5 Os relatos de experiência devem apresentar ações de intervenção concluídas e/ou em andamento e a sistematização do trabalho profissional (reflexão das demandas/ações/atividades/respostas desenvolvidas no trabalho do/a assistente social), com ênfase nos eixos da Semana. Observar as informações contidas no Template.

9.6 Formas de apresentação: todos os relatos de experiência aprovados serão apresentados de forma oral presencial nas sessões coordenadas;

9.7 Só farão jus aos certificados os trabalhos efetivamente apresentados.

 

10 Normas para o RESUMO (somente para discentes de graduação)

10.1 O resumo deverá conter entre 300 e 500 palavras e, preferencialmente, apresentar o tema do trabalho, os objetivos propostos, os procedimentos metodológicos adotados e uma síntese da principal conclusão alcançada.

10.2 O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas.

10.3 Indicar uma referência e 03 palavras chave. Separadas por ponto.

 

11 Normas gerais:

11.1 O texto completo deverá ser apresentado em português, digitado em word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento um e meio (1,5) entre as linhas do texto;

11.2 Para citações longas, recuo 4 cm, corpo 10 e espaço simples (as citações deverão ser indicadas no texto por meio do sistema de chamada autor-data).

11.3 Margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5 cm.

11.4 A primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, minúscula e sem negrito.

11.5 Resumo de até 600 caracteres, com espaço (correspondentes a aproximadamente 05 linhas) em português, com a indicação de três palavras-chave, separadas por ponto (.). Apresentar também o ABSTRACT e Keywords. (não se aplica para o item 10 modelo resumo)

11.6 Serão eliminados todos os trabalhos que não estiverem dentro das normas.

11.7 Antes de enviar o arquivo, lembre-se de CORRIGI-LO.

11.8 Salvar o arquivo se ‘relato’ ou ‘resumo expandido’ ou 'resumo' mais dois nomes das/os autoras/es (se houver mais de dois autores, não é necessário incluir). Exemplo: RELATO_NOME_NOME ou RESUMO EXPANDIDO_NOME_NOME ou RESUMO_NOME_NOME

 

12 Apresentação dos trabalhos aceitos:

12.1 Os trabalhos aceitos serão divulgados na página do evento.

12.2 Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados presencialmente nas sessões coordenadas. Após a apresentação, haverá um tempo para discussão e todos/as os/as apresentadores/as deverão participar.

12.3 Todos os resumos expandidos e relatos apresentados serão avaliados e poderão ser indicados para publicação.

12.4 Na avaliação, os membros da Comissão Científica levarão em consideração: o mérito do trabalho e se está de acordo com os eixos temáticos; respeito às normas gerais do evento: coerência, ABNT, redação, normas gramaticais da língua portuguesa; se o texto apresenta contribuições para a formação profissional (sejam práticas ou teóricas).

Certificates

Os certificados ficarão disponíveis no site https://www.siex.proexc.ufu.br/certificado/pesquisar após 40 dias do final do evento 

Realization

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