Presentation
A Liga Acadêmica de Saúde Mental e a Rede de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas (Rauad) — ambas ligadas à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) — promovem, neste sábado (17/5), a partir das 13h, no Centro Sociocultural da Diocese de Uberlândia, a "Luta Antimanicomial: Um dia de todas as liberdades", evento que faz parte das comemorações, movimentos e celebrações ao "Dia Nacional da Luta Antimanicomial" (18 de maio).
A data celebra as mobilizações iniciadas por trabalhadores da saúde mental, usuários dos serviços, familiares, movimentos sociais e entidades da sociedade civil em defesa de uma nova abordagem em saúde mental, centrada nos direitos humanos e na desinstitucionalização. O evento visa promover saúde mental e integrar as redes de cuidado; solucionar estigmas e criar novas formas de sociabilidade, garantindo que o fenômeno humano em sua diversidade possa circular livremente.
A ocasião será a abertura da "Semana da Luta Antimanicomial", que ocorrerá entre os dias 17 e 24 de maio. No primeiro dia, os paticipantes terão a oportunidade de ver apresentações de usuários dos serviços de saúde mental, oficinas temáticas e vídeos temáticos; tudo acompanhado de profissionais, docentes, estudantes e artistas. Gratuito e aberto ao público, o evento ainda contará com feira de artesanato, música, poesia, pipoca e capoeira.
Programming
Acesse no Instagram.