II JEALLI - Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa e Literaturas de Língua inglesa presencial e a distância e II Seminário de Práticas de Ensino de inglês
Presentation
Como a diferença determina a relação entre línguas? Como ela pode ser trabalhada no ensino de língua inglesa? Nesta edição do II Jornada sobre ensino e aprendizagem de língua inglesa e literaturas de língua em contexto EaD e II Seminário de práticas de ensino de língua inglesa, nos voltamos para a discussão do conceito de diferença como traço fundador na produção de sentidos e identificações sociais, focando nossa atenção para como ele afeta as práticas de ensino-aprendizagem.
O objetivo deste evento é abrir espaço para a reflexão sobre os processos de formação de professores e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, no contexto de cursos de graduação em Letras nas modalidades presencial e a distância. O evento é estruturado de forma a dar visibilidade e maior circulação a pesquisas sobre o tema e envolver os participantes – a saber, alunos, professores, tutores e outros interessados –, em discussões que levem a uma compreensão mais ampla e densa das condições de realização desses cursos, das questões acerca das subjetividades, línguas e tecnologias em jogo, das questões específicas sobre processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa e das experiências teórico-pedagógicas desenvolvidas nos PIPES e nos estágios supervisionados. Fazem parte do evento as atividades de mesas-redondas, oficinas, sessão de painéis, mostra de materiais didáticos, rodas de conversa e apresentação cultural.
O evento ocorrerá no dia 07 de dezembro das 08h30min às 17h40, nos auditórios 5OA, B e C do Campus Santa Mônica.
Programming
08:00-08:30 Credenciamento
08:30 Abertura
09:00-09:15 Apresentação Cultural
Lara Cristina Santos Talhaferro (voz)
Michel Dornes (Violão)
09:15-10:45 Mesa-redonda “Diferença e(m) ensino de língua inglesa”
Fernanda Costa Ribas (UFU)
Maíra Sueco Maegava Córdula (UFU)
William Mineo Tagata (UFU)
10:45-11:00 Intervalo
11:00-12:00 Exposição de trabalhos do Projeto Integrado de Práticas Educativas
Examinadoras: Ana Cláudia Cunha Salum (ESEBA)
Conceição Maria Guisardi (PPGEL/UFU)
Layane Campos Soares (PPGEL/UFU)
Luciana Teresinha da SilvA (UFTM)
Maíra Sueco Maegava Córdula (UFU)
Mônica Lopes Névoa Guimarães (IFTO)
12:00 Intervalo para Almoço
13:30-13:40 Abertura atividades do II SEPELI
13:40-14:40 Mesa-Redonda: Ensino de LI para Fins Específicos
14:40-15-20: Oficina: Prosody in Teaching English
Maíra Sueco Maegava Córdula (UFU)
15:20-16:00: Oficina: Tell us what you think: using literature to trigger conversation classes
Ivan Marcos Ribeiro (UFU)
16:00- 16:10: Intervalo
16:10-16:40: Mostra de Propostas Pedagógicas com Recursos de Tradução
16:40-17:20: Mesa-redonda ‘Ensino de LI na Escola Básica: práticas e experiências’
Camila Nathieli Boaventura de Deus (E.E. Joaquim Saraiva)
Carlos César Santana Pimentel (E. M. Hilda Leão Carneiro)
Luiza Helena Oliveira (IFTM)
17:20- 17:40: Painel ‘Ensino-aprendizagem de LI e a Formação do Professor’
RESUMOS DAS MESAS-REDONDAS E OFICINAS
09:15-10:45 Mesa-redonda “Diferença e(m) ensino de língua inglesa”
Linguistic differences: variety, variation, and change
Maíra Sueco Maegava Córdula (UFU)
In this talk, we’ll approach linguistic differences from a sociolinguistic point of view, in light of the concepts of linguistic variety, variation, and change. We will look into examples from phonology, considering their contribution to the English language classroom.
Diversidade no ensino de língua inglesa: a BNCC em foco
Fernanda Costa RIBAS (UFU)
Amparada nos estudos sobre Letramentos, principalmente na vertente do letramento crítico, segundo autores como Monte Mór (2013, 2014, 2015), Rocha e Maciel (2015), Rocha (2015), bem como em trabalhos que se debruçam sobre a análise da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como Rocha e Melo (2019), Szundy (2019), Rajagopalan (2019), nesta apresentação, problematizo a concepção de diversidade a partir da análise dos pressupostos pedagógicos que embasam a BNCC do ensino fundamental, no que diz respeito às áreas de linguagem e língua inglesa. Exemplifico como o referido documento trabalha com um sentido restrito de diversidade que aponta para uma homegeneização das diferenças. Discuto a necessidade de o professor de língua inglesa romper com tal concepção limitante no sentido de contribuir para uma formação cidadã do educando, tal como desejado pela BNCC.
14:40-15-20: Oficina 1
Prosody in Teaching English
Maíra Sueco Maegava Córdula (UFU)
Abstract: In this workshop, we’ll have an overview of prosodic elements in English, discussing their definition and some of their meanings and/or functions. We’ll also practice them, experimenting activities that can be used in English language classroom.
15:20-15:40: Oficina 2
Tell us what you think: using literature to trigger conversation classes
Ivan Marcos Ribeiro (UFU)
Esta oficina tem o objetivo de trabalhar algumas estratégias de uso de textos literários em inglês como motivadores de conversação em sala de aula. Assim, serão utilizados trechos de textos em verso e prosa em inglês para se pensar a literatura como elemento de construção e uso de repertório do aluno para formar argumentos e expressar opiniões em inglês.
16:40-17:20: Mesa-redonda ‘Ensino de LI na Escola Básica: práticas e experiências’
Compartilhando experiências de ensino: a avaliação durante a prática oral nas aulas de língua inglesa
Luiza Helena Oliveira (IFTM)
Esta apresentação tem o objetivo de apresentar algumas reflexões acerca das avaliações orais nas aulas de língua estrangeira bem como problematizar como as concepções de erro influenciam no desempenho de professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
O ensino de língua inglesa em escolas básicas
Camila Nathieli Boaventura de Deus (E.E. Joaquim Saraiva)
Falar sobre o ensino de Língua Inglesa nas Escolas Básicas, ainda é um tópico que gera muita polêmica. Mesmo sabendo da importância da língua inglesa nos dias atuais, como uma segunda língua, a maioria dos alunos, principalmente alunos da rede pública de ensino, ainda veem esta verdade, como algo muito distante deles, dificultando ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. O olhar atento, do professor de língua inglesa, torna-se então, o seu grande aliado, pois, caberá ao professor, pensar e escolher qual o melhor método de ensino para os seus alunos, lembrando-se das especificidades de cada turma, de cada aluno, de cada ano de aprendizagem. Quando o professor consegue identificar qual o perfil de seus alunos, e qual a melhor estratégia de ensino para se adotar, as chances de seus objetivos serem alcançados se elevarão, tornando, assim, possível o processo de ensino-aprendizagem.
Subscriptions
Location
Organization
Profa. Dra. Simone Tiemi Hashiguti
Profa. Dra. Cristiane Carvalho de Paula Brito
Profa. Me. Lara Cristina Santos Talhaferro
Michela Yaeko Brandt Yoshimura
Cynthia Alves Rodrigues
Publications
Os certificados serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX/UFU, em formato digital.
A carga horária dependerá da quantidade de atividades atendidas ao longo do evento. Listas de presença serão passadas no início de cada atividade.