Mês do Respeito: 'Só existe liberdade sem medo'

08/03/2021 - 08:00 até 30/03/2022
   ivete.almeida@ufu.br

Apresentação

Nesta terça-feira, 8 de março, é celebrado o "Dia Internacional da Mulher". A data busca conscientizar pessoas em todo o mundo sobre o valor das mulheres e, também, trazer à luz as violências cotidianas vivenciadas pelas mulheres diariamente, violando os direitos humanos e, ao mesmo tempo, toleradas por nossas sociedades construídas sobre séculos de dominação masculina.

A fim de celebrar essa data, neste ano, a UFU realiza a campanha “Só existe liberdade sem medo”. O propósito é ressaltar a impossibilidade das mulheres de vivenciar uma vida de liberdade e igualdade, em meio a uma sociedade que as agride física e psicologicamente a toda hora.

No Brasil, a Lei Maria da Penha enquadra agressões psicológicas. O crime de violência verbal, que afeta profundamente a saúde mental, é registrado, anualmente, cerca de 50 mil vezes; 48% das vítimas apontam namorados, cônjuges, ex-parceiros, chefes e colegas de trabalho como autores, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Entende-se que é necessário que haja um desenvolvimento das capacidades emocionais dos homens e também das mulheres, primeiro para que os homens parem de cometer esse tipo de violência e, segundo, para que as mulheres consigam identificar rapidamente esse tipo de violência e denunciar a situação.

Os eventos realizados no Mês do Respeito têm o objetivo de contribuir para esse desenvolvimento, trazendo à luz do conhecimento debates importantes para os direitos das mulheres. A programação contará com mesas de debate, palestras, minicursos e também um Sarau da Mulheres, com música e dança.

08/03 - às 8h: Mesa de Abertura e Debate

Canal da UFU

14/03 - às 19h: Mesa-Redonda: "Mulheres em todo lugar, Mulheres na capoeira"

Canal Eventos Proae

17/03 - às 19h: Mesa "Mulheres contra o Assédio"

Canal Eventos Proae

21/03 - às 19h30: "A violência policial nas favelas: o impacto nas famílias"

Canal do NEFRI

22/03 - às 19h: "Lugar de mulher? Precisamos falar sobre assédio nas universidades"

Canal da UFU

23/03 - das 14h às 17h: "Minicurso do CPMulheres - parte teórica"

Canal Eventos Proae

24/03 - às 19h: "Ciclo de debates com o Coletivo Acolhidas e as entidades estudantis sobre machismo na universidade"

Link será disponibilizado

29/03 - às 19h: "Mesa das mulheres congadeiras"

Canal Eventos Proae

29/03 - das 14h às 17h: "Minicurso do CPMulheres - atividades práticas"

30/03 - às 20h: Sarau das Mulheres

Custo do evento:
Período de inscrições:
04/03/2022 - 09:15 até 08/03/2022 - 08:00

Será necessário realizar inscrições para o ciclo de debates com o Coletivo Acolhidas no dia 24/03.

On-line:

Transmissões via Youtube: