II Seminário de Pesquisa da UFU e 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Cartaz do Evento: 
 10/11/2022 - 08:30 até 11/11/2022 - 19:00
 Propp    seminariopesquisa@propp.ufu.br

Apresentação

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), irá promover o II Seminário de Pesquisa da UFU. Ele faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca ofertar um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade.

Neste ano, o seminário será realizado de forma presencial, com participação da Diretoria de Pesquisa (Dirpe), da Diretoria de Pós-Graduação (Dirpg), da Diretoria de Inovação e Transferência Tecnológica (Dirtc/Agência Intelecto) e em parceria com a Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). O objetivo é a integração e a valorização do papel indissociável da pesquisa, da pós-graduação, da inovação tecnológica e da divulgação científica na construção da ciência.

O evento contará com mesas-redondas, palestras, apresentação de pôsteres, mostra de tecnologia e inovação e oficinas. Também acontecerá a “Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação”, que busca reconhecer os pesquisadores de destaque da instituição, passando pelos discentes da UFU que fazem Iniciação Científica na Educação Básica, no Ensino Médio e Técnico, na Graduação, na Pós-Graduação, até os pesquisadores docentes e técnicos da instituição.

Conforme as Normas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Fapemig/CNPq/UFU e do Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica (Pibiti) CNPq e UFU, o bolsista de iniciação científica deverá apresentar o resultado da sua pesquisa no evento promovido pela Propp. Sendo assim, os alunos bolsistas dos editais 02/2021 (Estes), 03/2021 (Pibic/CNPq), 05/2021 (Pibiti/CNPq), 06/2021 (PIBIC-EM/CNPq) e 10/2021 (Pibic/Fapemig) deverão participar do II Seminário de Pesquisa e 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Poderão participar também os alunos da Iniciação Científica Voluntária (Pivic), registrados na Diretoria de Pesquisa e que encerraram suas pesquisas até setembro de 2022. O aluno deverá inscrever-se, obrigatoriamente, para a Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - Categorias 2, 3 e 4 – "Prêmios Destaque UFU em Iniciação Científica", para a apresentação do pôster.

Programação

10/11/2022

 

8h30 às 9h - Mesa de Abertura: Carlos Henrique Martins da Silva, vice-reitor da UFU; Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Eloísa Amália Vieira Ferro, diretora de Pós-Graduação; Thiago Gonçalves Paluma Rocha, diretor de Inovação e Transferência Tecnológica; e Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa. 

Local: Anfiteatro do 3Q

 

9h às 10h – Mesa-redonda: 200 anos de Ciência Tecnologia e Inovação no Brasil:  Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. 

Convidado: Marcelo Gomes Speziali, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, e Evaldo Ferreira Vilela, presidente do CNPq.

Moderador: Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU.

Local: Anfiteatro do 3Q

 

10h às 12h – Painel Ciência e Pandemia

– Palestra: Evolução da epidemia de sars cov2 no Brasil.

Palestrante: Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e  coordenadora do  sequenciamento genético do coronavírus. 

– Palestra: O tempo rodou num instante: Traçando paralelismos entre as epidemias do final do século XIX e XX com a pandemia de covid-19

Palestrante: Marili Peres Junqueira, Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU).

Local: Anfiteatro do 3Q

 

13h às 16h – Apresentação de pôsteres por alunos que finalizaram suas pesquisas de Iniciação Científica até setembro de 2022 e Mostra de Tecnologia e Inovação com apresentação de protótipos.

Primeira parte: de 13h às 14h15 | Segunda parte: de 14h45 às 16h | Horários de apresentação de cada pesquisa enviados por e-mail aos alunos.

Local: Centro de Convivência (CC) - Campus Santa Mônica

 

_______________________________________________________________

 

11/11/22 

 

9h às 12h – Apresentação de pôsteres por alunos que finalizaram suas pesquisas de Iniciação Científica até setembro de 2022 e Mostra de Tecnologia e Inovação com apresentação de protótipos.

Primeira parte: de 9h às 10h15 | Segunda parte: de 10h45 às 12h | Horários de apresentação de cada pesquisa enviados por e-mail aos alunos.

Local: Centro de Convivência (CC) - Campus Santa Mônica

 

13h às 14h – Cientista, eu? Caminhos e desafios da carreira acadêmica

Convidados: 

- Maria Gabriela Goulart Marques Vieira, aluna da Educação Básica com pesquisa na área de humanidades;

- Maria Eduarda Silva Ferreira, realizou IC no Ensino Médio, recebeu premiações e atuamente cursa Física na USP.

- Camila Maria de Oliveira, realizou IC na graduação em Administração e foi premiada durante a reunião da SBPC em 2017;

- Ana Karen Costa Silva, realizou IC na graduação no campus Pontal, atualmente cursa mestrado e é professora do Ensino Médio em Ituiutaba.

- Marcelo Garcia, doutorando em Clínica Odontológica pela UFU.

Moderador: Túlio Daniel, jornalista da Diretoria de Pesquisa da UFU.

Local: Anfiteatro do 3Q

 

14h15 às 16h – Oficinas: 

– Como estruturar um documento de patente?

Ministrante: Fabiana Regina Grandeaux de Melo, gestora em Ciência e Tecnologia da Propp/UFU. Esta oficina tem por objetivo introduzir aos participantes os conceitos básicos sobre os tipos de patente, requisitos de patenteabilidade, estrutura e redação dos documentos exigidos para depósito de um pedido de patente.

Local: Sala 5R-A 212

 

– Iniciação Científica no Ensino Médio

Ministrantes: Equipe da Diretoria de Pesquisa da UFU. Esta oficina contemplará uma apresentação e uma discussão sobre a Iniciação Científica do Ensino Médio fomentada pela UFU em parceria com as agências CNPq e Fapemig, esclarecendo seus objetivos, normas e público-alvo. Contará, para isso, com a participação de representantes das escolas estaduais das cidades nas quais a UFU mantém seus campi.

Local: Anfiteatro 5R AB.

 

– Divulgação Científica em Mídias Sociais

Ministrantes: Diélen Borges, Gabriel Reis, Túlio Daniel, Naiara Ashaia e Laura Justino, integrantes da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). A oficina vai abordar as características das principais redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Twitter, Telegram e TikTok); os tipos de páginas, perfis e influenciadores que fazem comunicação pública e divulgação científica; a adaptação da linguagem científica para as mídias sociais; noções introdutórias de comunicação imagética (design gráfico, fotografia e vídeos) e como trabalhar em parceria com a comunicação institucional e com a imprensa.

Local: Anfiteatro 5R CD.

 

– Gênero e marcadores sociais da diferença nos espaços da gestão

Ministrantes: Fábio Figueiredo Camargo e Elenita Pinheiro, integrantes da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU. A oficina irá abordar os conceitos gênero e sexualidade, ética e responsabilidade social como princípios das políticas e gestão pública na contemporaneidade, e análise e resolução de problemas decorrentes das violências e violações à diversidade sexual e de gênero no mundo do trabalho.

Local: Sala 5R-A 213

 

19h – Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação 

– Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr, voltado para pesquisadores da UFU indicados por suas respectivas unidades acadêmicas.

– Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e Tecnológica Professor Milton Santos, voltado para discentes da UFU que concluíram suas pesquisas no âmbito da graduação, no período de novembro de 2021 a setembro de 2022.

– Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica do Ensino Médio e Profissionalizante Professora Ester Cerdeira Sabino, voltado para discentes de Escolas Estaduais que concluíram suas pesquisas no âmbito do Ensino Médio, no período de novembro de 2021 a setembro de 2022.

– Prêmio Destaque UFU em iniciação Científica do Ensino Básico Professora Olga Helena da Costa, voltado para discentes da Escola de Educação Básica (Eseba) que concluíram suas pesquisas no período de novembro de 2021 a setembro de 2022.

– Grande Prêmio UFU de Tese, voltado para autores de teses desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação da UFU e defendidas no ano de 2021, indicadas pelos Programas de Pós-graduação.

– Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Luiz Ricardo Goulart Filho, voltado para professores-pesquisadores que obtiveram maior número de proteções ao conhecimento deferidas/concedidas em 2021 nas categorias: registro de cultivar, desenho industrial, patente e programa de computador.

Local: Fundação de Apoio Universitário (FAU) - R. Francisco Vicente Ferreira, 126 - Santa Mônica

 

HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES:

 

Palestrantes

Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)

Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 

Pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Academia Brasilei

Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU)

Inscrições

As inscrições gerais para o II Seminário de Pesquisa da UFU e 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e para as oficinas, serão de 16/09/2022 a 09/11/2022 pelos formulários abaixo. Vale destacar que apenas a inscrição geral para o evento não faz com que o inscrito concorra para a Premiação e apresente seu pôster. Para concorrer e apresentar, a inscrição deve ser feita nas categorias específicas.

 

As inscrições para a Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação serão de 16/09/2022 a 19/10/2022, conforme edital PROPP Nº1/2022, pelos formulários abaixo:

 

COMUNICADO:

 

Considerando a obrigatoriedade dos bolsistas de iniciação científica apresentarem os resultados de seus trabalhos em evento, conforme solicitado pelas agências de fomento e possíveis falhas no momento de inscrição devido à problemas técnicos, a Diretoria de Pesquisa (Dirpe) informa que os bolsistas dos editais 02/2021 (Estes), 03/2021 (Pibic/CNPq), 05/2021 (Pibiti/CNPq), 06/2021 (Pibic-EM/CNPq) e 10/2021 (Pibic/Fapemig) ,que não apresentaram os resultados de suas pesquisas no II Seminário de Pesquisa da UFU, poderão encaminhar comprovante de publicação do referido trabalho como artigos, capítulo de livros ou demais produções equivalentes pontuadas pelas agências de fomento ou apresentação dos resultados de sua iniciação científica em evento científico local, regional, nacional ou internacional.

Ambos os comprovantes poderão ser encaminhados até 31/06/2023 para o e-mail iniciacaocientifica@propp.ufu.br.
 

 

Submissão de Trabalhos

O resumo deverá ser anexado no formulário de inscrição, conforme modelo abaixo. O limite deve ser de até 250 palavras e aqueles que não seguirem o modelo não terão seus resumos publicados pela Diretoria de Pesquisa nos anais do evento. 

 

O pôster deverá seguir os mesmos itens presentes no modelo do resumo anexo e poderá conter imagens. Sua medida é de 90x120cm. Conforme eventos anteriores, ele deverá ser confeccionado pelos próprios alunos e orientadores e ser usado nos dias das apresentações.

 

Outras Informações

Edital da Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação: http://www.propp.ufu.br/node/2052.