I Diálogos sobre Espaço e Cultura

Evento discute espaço e cultura no cenário contemporâneo
 04/10/2017 - 19:00 até 06/12/2017

Apresentação

O I Diálogos sobre Espaço e Cultura é um evento compreensivo e multidisciplinar desenvolvido no âmbito de edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

São parceiros do evento o Centro Cultural Orè - Egbé Ilè Ifá (CECORÈ) e o Museu Universitário de Arte da UFU (MUnA). São cinco conferências especiais, que ocorrerão entre os meses de outubro e dezembro de 2017, no auditório do MUnA, ministradas por professores e pesquisadores de renome nacional.

04 de outubro, às 19h

Dr. Roberto Camargos (UFU)

Historiador e filmmaker. Tem interesse por questões relacionadas à cultura popular e pelo que acontece nas bordas das cidades. Escreveu Rap e política (Boitempo, 2015) e dirigiu os documentários É o fluxo (CentelhaFilmes/Nóis, 2014) e Vidas Cruzadas (Nóis, 2017).

Tema: Antigamente quilombo, hoje periferia: identidade e território

18 de outubro, às 19h

Prof. Dr. Adalberto Paranhos (UFU)

Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997. Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2005. Realizou estágio pós-doutoral em Música da Unicamp, entre 2014 e 2015, sob a supervisão de José Roberto Zan. Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais, no Programa de Pós-graduação em História e na graduação em Música. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

Tema: O samba carioca e a malandragem: desafinando o coro dos contentes

08 de novembro, às 19h

Profª. Drª. Zeny Rosendahl (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Pesquisador Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UERJ; Possui graduação em geografia (UERJ), tem os graus de Mestre (UERJ) e Doutor em geografia pela Universidade de São Paulo - USP (1994), Pós-doutorado na França - Universidade Sorbonne - París IV (1997). Tem atuação de pesquisa contínua, desde 1994, na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente na temática da religião.

Tema: O sagrado e o urbano: reflexões sobre cidade e religiosidade

22 de novembro, às 14h

Profª. Drª. Lilian Reichert (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestre em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara (2000) e doutora em Letras (Literatura Contemporânea) pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atua como docente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire. Participa do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da UFSB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Tema: Aquilo que brilha vê: espaço, memória e política na literatura contemporânea

06 de dezembro, às 19h

Prof. Dr. José Guilherme Magnani (Universidade Federal de São Paulo)

Professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, Pesquisador nivel 1-B (CNPQ). É mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/CHILE), concluiu o doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo em 1982, defendeu tese de Livre- Docência em 2010 e de Titular em 2012 nessa Universidade. É coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, de sua revista eletrônica PONTO.URBE e da coleção "Antropologia Hoje".

Tema: Espaço e cultura: poéticas da tessitura da cidade

Custo do evento:
Período de inscrições:
02/10/2017 - 15:00 até 06/12/2017 - 19:00

As inscrições para as conferências estão sendo feitas por meio de seus respectivos eventos no Facebook, que estão sendo divulgados na página do evento. Acompanhe a página para receber mais informações. Haverá emissão de certificados.

MUnA- Praça Cícero Macedo, 309 - - Uberlândia - MG -
Área do conhecimento: