Apresentação
Considerando que o conhecimento feminino negro é produzido e circula principalmente no ambiente acadêmico, a proposta desse projeto é viabilizar o acesso de Literaturas de autoria negra e suas discussões para as mulheres que compõem o setor técnico administrativo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e funcionárias das empresas terceirizadas prestadoras de serviços na UFU. Para isso, o projeto propõe a instituição de um grupo de leitura voltado para essas mulheres que, por vezes, não alcançam obras com este teor. Portanto, o intuito principal é aproximar e socializar textos de autoras negras com e para essa comunidade, possibilitando a construção de reflexões e momentos de acolhimento e partilhas sobre a experiência de vida negra na diáspora africana no Brasil e, com isso, inclui-las no ambiente de conhecimento acadêmico.
Mensalmente, será disponibilizado para as mulheres participantes capítulos, poemas ou contos que sejam escritos por autoras negras, além de um vídeo ou áudio com a leitura e análise do texto selecionado, a fim de que, ao final do mês, as apreciações sobre a leitura sejam compartilhadas em um encontro. Levando em consideração a evolução da pandemia provocada pela Covid-19 e a ausência de condições sanitárias para realização de eventos que gerem aglomeração, nesse primeiro momento, os encontros acontecerão de maneira online e remota via plataforma Google Meet.
Programação
Dia 29/04 - Dia da Empregada Doméstica - Discussão sobre o texto "Ser cozinheira", de Carolina Maria de Jesus;
Dia 27/05 - Dia da África - Discussão sobre o texto "O perigo de uma história única", de Chimamanda Nigozi Adichie;
Dia 28/06 - Dia do Orgulho LQBTQIA+ - Discussão sobre o texto "Abajur", de Miriam Alves;
Dia 22/07 - Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha - Discussão sobre o texto "O uso do erótico", de Audre Lorde;
Inscrições
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/lendomulheresnegrass