Apresentação
Em comemoração ao Novembro Roxo, mês da Prematuridade, o Serviço de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) realiza atividades para chamar a atenção sobre esse tema tão importante.
Nesta sexta-feira (17/11), Dia Mundial da Prematuridade, será realizada, no saguão interno do HCU-UFU, das 9h às 13h, uma exposição de fotos, apresentação de vídeos educativos e distribuição de folhetos.
Ainda como parte da programação, o Serviço de Neonatologia promove durante este mês treinamentos com a equipe sobre as boas práticas no cuidado ao recém-nascido, com o objetivo de propiciar conforto e favorecer o neurodesenvolvimento reduzindo assim a morbidade e mortalidade neonatais.
Na primeira semana foi abordado o “Posicionamento Adequado dos Bebês na Incubadora”. De 06 a 12 de novembro, a equipe discutiu o tema “Silêncio e Redução da Luminosidade na Unidade Neonatal”. Esta semana o assunto é “Medidas de Controle da Dor”. O “Manuseio Mínimo e Adequado do Bebê” será o tema da penúltima semana. Encerrando as atividades do mês da prematuridade os profissionais abordarão a “Importância dos Cuidados Dispensados aos Pais dos Bebês Internados”
Prematuridade
De acordo com os especialistas, todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo.
No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde, confirmados pela Unicamp em 2014.
Os estados com maior prevalência de prematuridade são Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os mineiros lideram o ranking de nascimentos com 12,9% e são seguidos por São Paulo e Distrito Federal, que dividem o segundo lugar com um percentual de 12,6% de nascidos prematuros.