I SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL - UFU: BRASIL, 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA? (1822-2022)

BRASIL, 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA ? (1822-2022)
 07/11/2022 - 12:00 até 11/11/2022 - 22:00
  I SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL - UFU    semanaich@gmail.com   I SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL - UFU    (34) 9200-5711(34) 9681-3399

Apresentação

O Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), organiza a sua I Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Humanas do Pontal ICHPO – UFU, com o objetivo de se constituir em oportunidades privilegiadas para a consolidação das práticas de debates, reflexões, produção e difusão de pesquisas acadêmico-científicas nos cursos que o compõe: Geografia, História e Pedagogia, o Programa de Mestrado em Geografia do Pontal (PPGEP), bem como na comunidade abrangente na qual o ICHPO está inserido em parceria com gestores e professores das escolas públicas da rede estadual e municipal de Ituiutaba. Pretende-se consolidar este importante espaço de socialização de pesquisas e debates acadêmicos, tomando como temática central a efeméride de 200 anos da independência do Brasil problematizada pelo amplo diálogo com questões, desafios e temáticas que se colocam para as humanidades no momento presente; questões que perpassam os cenários políticos, pedagógicos e educacionais na contemporaneidade.  O evento agregará atividades formativas acadêmico-científicas e educacionais ampliando assim diálogos interdisciplinares entre aquelas diferentes áreas da produção do conhecimento da educação básica e do ensino superior.

No momento em que se registra a efeméride de 200 anos de sua independência, a atual conjuntura política e social brasileira nos impõe o desafio de reflexões críticas que norteiem possíveis alternativas políticas, sociais e educacionais. Aliada a essa circunstância, tal efeméride se dá em um momento em que se constata o aumento da desigualdade social no país, em que grande parte da população brasileira se encontra economicamente fragilizada social e economicamente, além de se verem diretamente afetadas por debates negacionistas em torno do desmonte da educação da pesquisa e da ciência.  Assim, estamos Tal realidade coloca a Universidade diante de impasses para os quais se requerem novas posturas e ações no âmbito da educação e da política em geral; e mais ainda no ensino e da pesquisa, o que tem exigido o estímulo aberto ao debate racional de propostas e ideias, exercitando a argumentação e a escuta. 

Sendo assim, em sua I edição, com o tema BRASIL, 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA? (1822-2022), sob o prisma da ruptura democrática iniciada em 2016, pretendemos estabelecer diálogos com a atual conjuntura política e educacional brasileira contemporânea. Assim, este cenário será tema de reflexões, possibilitando diálogos e trocas de experiências entre docentes e discentes que atuam na docência e em pesquisas em Geografia, História e Pedagogia, bem como nas diferentes áreas disciplinares das humanidades, nos diversos níveis e modalidades de produção do conhecimento.

A partir do tema proposto, o evento buscará possíveis transversalidades entre as diferentes áreas da produção do conhecimento acadêmico-científico. Dessa forma, o evento está organizado em conferências de abertura e encerramento, mesas redondas, simpósios temáticos e sessões de apresentação de trabalhos, organizados e ofertados pelos cursos envolvidos. 

Poderão ser apresentados projetos e resultados de pesquisas docentes e discentes, e de pesquisadores em geral; experiências e práticas sobre os mais diversos temas das humanidades, promovendo uma articulação das dimensões da pesquisa, do ensino, da extensão e das práticas pedagógicas. 

Programação

 

Data / Horário

Atividade

Local

19h  Atividade Cultural  

07/11/2022

(2a feira)

19h30 às 21h

 

Conferência de abertura: BRASIL: 200 de independência ? (1822 – 2022)

Prof. Dr. Everaldo de Oliveira Andrade – Universidade de São Paulo  - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ( FFLCH - USP) – Curso de História)

Mediador: Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho – Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO UFU) – Curso de História. Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Arqueologia, Etnologia e História Indígena - GEPAHEI

 

Auditório 1 - Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

 

08/11/2022

(3a feira)

 

9h às 11h

 

Mesa Rodonda: Violências e decolonialismos indígenas

Prof. Dr. Hélio  Simplicio Rodrigues Monteiro - Universidade Federal de Goiás (UFG) -  Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências da Natureza

Prof. Dr. Robson Rodrigues  -  Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais PPG INCIS UFU. Fundação Araporâ. Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Arqueologida, Etnologia e História Indígena - GEPAHEI

Mediador: Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho – Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO UFU) – Curso de História. Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Arqueologia, Etnologia e História Indígena - GEPAHEI

 

 

Auditório 1 - campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

19h  Atividade Cultural   

09/11/2022

(4a feira)

19h às 21h

 

 

Mesa-Redonda: Questões do Ensino de Geografia e Relações Religiosas e Étnico-Raciais

 

Profª Drª Jeane Medeiros Silva – Universidade Federal de Uberlândia/ICHPO/Curso de Geografia

Prof. Dr. Anderson Pereira Portuguez – Universidade Federal de Uberlândia/ICHPO/Curso de Geografia

Mediador: Prof.Dr. Antonio de Oliveira Jr. – Universidade Federal de Uberlândia/ICHPO/Curso de Geografia

 

Auditório 1 - campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

19h   Atividade Cultural  

10/11/2022

(5a feria)

 

9h às 11h

 

Mesa Redonda: Neoliberalismo e políticas de financiamento da educação no Brasil contemporâneo.

Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira (Professor titular da UFG)

Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira Silva (FACED-UFU)

Mediador: Prof. Dr. Armindo Quillici Neto (ICHPO-UFU)

 

Auditório 1 -  Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

 

19h  Atividade Cultural  

11/11/2022

(6a feira)

9h às 11h

 

Conferência de encerramento: A educação brasileira no contexto do bicentenário da Independência: impasses e perspectivas.

Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury – Professor titular da Faculdade de Educação da UFMG (professor emérito)

 

Auditório 1 -  Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

17h30

Lançamento de livro: "NA LUTA PELA VIDA, ÚTEIS A SI E À PÁTRIA’’ Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte (1919-1947), de Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro e José Carlos Souza Araujo

 

 
19h Atividade Cultural  

 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

CRONOGRAMA E INSCRIÇÕES

 

PERÍODO DE DIVULGAÇÃO

- Início em: 25/07/20

    PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O EVENTO

    - Com submissão de trabalho: 01/08/2022 a 30/10/2022

    - Sem submissão de trabalho: 01/08/2022 a 30/10/2022

      REALIZAÇÃO DO EVENTO

      07 a 11/11/2022

       

      Inscreva-se aqui: https://forms.gle/v7gzE8ZJRQb3SwRT9

      Localização

      Campus Pontal - Bloco(s) - - Sala(s) Auditório I

      Organização

      COORDENAÇÃO E SECRETARIA

      -Professora Valéria Moreira Rezende (Representante docente do Curso de Graduação em Pedagogia - Coordenadora)

       

      COMISSÃO ORGANIZADORA  

      -Professor Antônio Oliveira Júnior (Representante Curso de Graduação em Geografia)
      -Professor Aurelino José Ferreira Filho (Representante docente do Curso de Graduação em História)
      -Discente Carlos Aparecido Soares Filho (Represente discente do Curso de Graduação em Pedagogia)
      -Discente Diogo Castro do Nascimento (Represente discente do Curso de Graduação em História)
      -Professora Geovanna de Lourdes Alves Ramos (Representante docente do Curso de Graduação em História)
      -Professora Gláucia Signorelli Queiroz Gonçalves (Representante docente do Curso de Graduação em Pedagogia)
      -Discente Maryana Rodrigues da Silva (Represente discente do Curso de Graduação em Geografia)
      -Professor Saul Moreira Silva (Representante docente do Curso de Graduação em Geografia)
      -Professora Valéria Moreira Rezende (Representante docente do Curso de Graduação em Pedagogia - Coordenadora)

       

       

      COMISSÃO CIENTÍFICA

      -Professor Antônio Oliveira Júnior 

      -Professor Eduardo de Freitas Bernardes
      -Professora Maria Aparecida Augusto Satto Vilela 

       

      COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO

      - Alexandre José de Souza Junior
      - Aurelino José Ferreira Filho (Coordenador)
      - Carlos Aparecido Soares Filho
      - Diogo Nascimento de Castro
      - Gustavo Curso Fernandes: Gustavo Fernandes Domingues

       

      COMISSÃO CULTURAL

      -Professora Geovanna de Lourdes Alves Ramos (Representante docente do Curso de Graduação em História)
      -Professor Saul Moreira Silva (Representante docente do Curso de Graduação em Geografia)

       

      COMISSÃO DE INFRA-EXTRUTURA

      - Professora Gláucia Siqnorelli de Queiroz

       

       

      Submissão de Trabalhos

      NORMAS E SUBMISSÕES DE TRABALHOS (Resumos Expandidos E Artigos completos) PARA PUBLICAÇÃO

      (LINK PARA INSCRIÕES NO FINAL DA SEÇÃO)

      1.  RESUMO EXPANDIDO

      EIXOS TEMÁTICOS : Os debates em torno do tema central estarão agrupados em nove eixos temáticos:
      EIXO 1: Diversidades e relações étnico-raciais
      EIXO 2: Formação de professores, saberes e práticas pedagógicas
      EIXO 3: História da Educação Regional
      EIXO 4: História social e política
      EIXO 5: Natureza e sociedade
      EIXO 6: Patrimônio, memória e identidades
      EIXO 7: Política, planejamento e gestão da Educação
      EIXO 8: Tecnologias, informação e mídia digital
      EIXO 9: Território e modernidade

      NORMAS GERAIS

      1- O autor e todos os/as coautores/as devem estar inscritos no evento, MAS SOMENTE O AUTOR/A OU UM DOS CO-AUTORES ENVIA O TEXTO no e-mail comissaocientifica.semanaich@gmail.com;

      2- Digitar o trabalho no arquivo: Modelo_Resumo_Expandido;

      3- ATENÇÃO – todos/as os/as participantes devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site do evento informando: nome completo, CPF, e-mail, telefone, categoria (se estudante de graduação, professor/a da educação básica, professor/a universitário/a, outra), tipo de participação (com apresentação de trabalho ou ouvinte), no caso de
      participação com a apresentação de trabalhos, indicar nome do/a autor/a 1, nome dos/as autores/as 2, 3, 4, 5 (se houver);

      4- Todos os trabalhos que foram orientados por docentes de qualquer curso, devem constar o nome do orientador como último coautor do Trabalho;

      FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO

      1. O resumo expandido deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento ou análise crítica de experiências educativas realizadas no âmbito escolar ou não escolar;

      2. Título: o título do trabalho deverá estar em caixa alta, em negrito, centralizado, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12;

      3. Dados do/s autor/res: O nome e autor e coautor/es (se houver) e a instituição a que estão vinculados deverão estar abaixo do título (após dois espaços), alinhados à direita. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12. Cada trabalho poderá um autor e até 4 coautores e todos deverão estar inscritos no evento;

      4. As normas para formatação do resumo expandido: O texto do resumo expandido deverá conter de três (3) e no máximo cinco (5) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entrelinhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta;

      5. O resumo expandido deve conter: Introdução contemplar uma pequena revisão sobre a temática na qual o trabalho está inserido. Deverá ainda apresentar o contexto geral do trabalho (apresentação do tema, justificativa, objetivo e metodologia); Desenvolvimento (referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos). Considerações finais e Referências;

      6. Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaçamento simples.

      7. Referências: apresentação apenas das obras consultadas e citadas no corpo do trabalho;

      8. Seguir as normas da ABNT (Ver folha de estilo ou modelo para formatação dos trabalhos);

      9. Salvar e ENVIAR APENAS UM ARQUIVO (Autor/a 1) nomeando-o com tipo de trabalho – Resumo Expandido (RE), eixo, nome e sobrenome do/a autor/a 1 do trabalho, tal como no exemplo abaixo:
      Exemplo 1: RE_Eixo1_MariaSilva
      Exemplo 2: RE_Eixo5_JoséSilverio

      10.  Os trabalhos devem ser enviados para:comissaocientifica.semanaich@gmail.com;

      11.A Comissão Científica não se responsabilizará por inscrições de trabalhos enviados fora do prazo ou por problemas técnicos durante o envio dos mesmos;

       

      Comissão Científica   I Semana de Ciências Humanas do Pontal - UFU

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      2. ARTIGO COMPLETO

      EIXOS TEMÁTICOS
      Os debates em torno do tema central estarão agrupados em nove eixos temáticos:
      EIXO 1: Diversidades e relações étnico-raciais
      EIXO 2: Formação de professores, saberes e práticas pedagógicas
      EIXO 3: História da Educação Regional
      EIXO 4: História social e política
      EIXO 5: Natureza e sociedade
      EIXO 6: Patrimônio, memória e identidades
      EIXO 7: Política, planejamento e gestão da Educação
      EIXO 8: Tecnologias, informação e mídia digital
      EIXO 9: Território e modernidade

      NORMAS GERAIS

      1- O autor e todos os/as coautores/as devem estar inscritos no evento, MAS SOMENTE O AUTOR/A OU UM DOS CO-AUTORES ENVIA O TEXTO no e-mail comissaocientifica.semanaich@gmail.com;

      2- Digitar o trabalho no arquivo: Modelo_Artigo_Completo;

      3- ATENÇÃO – todos/as os/as participantes devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site do evento informando: nome completo, CPF, e-mail, telefone, categoria (se estudante de graduação, professor/a da educação básica, professor/a universitário/a, outra), tipo de participação (com apresentação de trabalho ou ouvinte), no caso de participação com a apresentação de trabalhos, indicar nome do/a autor/a 1, nome dos/as autores/as 2, 3, 4, 5 (se houver);

      4- Todos os trabalhos que foram orientados por docentes de qualquer curso, devem constar o nome do orientador como último coautor do trabalho,

      FORMATO DO ARTIGO COMPLETO

      1. O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento ou análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar;

      2. Título: o título do trabalho deverá estar em caixa alta, em negrito, centralizado, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12;

      3. Dados do/s autor/res: O nome e autor e coautor/es (se houver) e ainstituição a que estão vinculados deverão estar abaixo do título (após dois espaços), alinhados à direita. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12. Cada trabalho poderá um autor e até 4 coautores e todos deverão estar inscritos no evento;

      4. Resumo: deverá estar dois espaços abaixo dos dados dos/as autor/as. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples e conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. Ele deve conter a apresentação concisa do trabalho, com descrição de suas principais características, como objetivo, metodologia utilizada e resultados;

      5. Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem espaço entrelinha) em fonte Times New Roman, tamanho 11, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três (3) a cinco (5) palavras-chave.

      6. As normas para formatação: o texto do artigo completo deverá conter entre (10) e quinze (15) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entre linhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.

      7. O artigo completo deve conter: Introdução (apresentação do tema, justificativa, objetivo, metodologia, ente outros); Desenvolvimento (referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos); Considerações finais e Referências;

      8. Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaçamento simples;

      9. Referências: apresentação apenas das obras consultadas e citadas no corpo do trabalho e devem seguir as normas da ABNT (Ver Modelo para formatação dos trabalhos);

      10.Salvar e ENVIAR APENAS UM ARQUIVO nomeando-o com tipo de trabalho - Artigo Completo (AC), eixo no X, nome e último sobrenome do/a autor/a, tal como no exemplo abaixo:
      Exemplo 1: AC_Eixo1_MariaSilva
      Exemplo 2: AC_Eixo5_JoséSilverio

      11.Os trabalhos devem ser enviados para: comissaocientifica.semanaich@gmail.com;

      12.A Comissão Científica não se responsabilizará por inscrições de trabalhos enviados fora do prazo ou por problemas técnicos durante o encaminhamento dos mesmos.

       

       

      Trabahos Completos

      TÍTULO / TIMES NEW ROMAN 12

      Autores / Times New Roman 12

      Instituição / Times New Roman 11

       

      Resumo: deverá estar dois espaços abaixo dos dados dos/as autor/as. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples e conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. Ele deve conter a apresentação concisa do trabalho, com descrição de suas principais características, como objetivo, metodologia utilizada e resultados.

      Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem espaço entrelinha) em fonte Times New Roman, tamanho 11, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três (3) a cinco (5) palavras-chave.

       

      Introdução (Times New Roman 12) - apresentação do tema, justificativa, objetivo, metodologia, ente outros

      O texto do resumo expandido deverá conter de três (3) e no máximo cinco (5) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entrelinhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.

      Os resumos submetidos deverão possuir entre 3 e no máximo 5 páginas.

      o texto do artigo completo deverá conter entre (10) e quinze (15) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entre linhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.

      Os trabalhos devem ser enviados para:comissaocientifica.semanaich@gmail.com

      Desenvolvimento - referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos

      Considerações Finais

      Referências

       

       

      TÍTULO / TIMES NEW ROMAN 12

      Autores / Times New Roman 12

      Instituição / Times New Roman 11

       

      Introdução (Times New Roman 12) - apresentação do tema, justificativa, objetivo e metodologia

      O texto do resumo expandido deverá conter de três (3) e no máximo cinco (5) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entrelinhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.

      Os resumos submetidos deverão possuir entre 3 e no máximo 5 páginas.

      O resumo expandido deve conter: Introdução contemplar uma pequena revisão sobre a temática na qual o trabalho está inserido. Deverá ainda apresentar o contexto geral do trabalho (apresentação do tema, justificativa, objetivo e metodologia); Desenvolvimento (referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos). Considerações finais e Referências.

      Os trabalhos devem ser enviados para:comissaocientifica.semanaich@gmail.com

       

      Desenvolvimento - referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos

       

      Considerações Finais

       

      Referências

       

       

      INACREVA-SE AQUI: https://forms.gle/v7gzE8ZJRQb3SwRT9

      Comissão Científica

      I Semana de Ciências Humanas do Pontal - UFU

      Publicações

      link para acessar os artigos se encontra abaixo da relação dos artigos

       

      EIXO 1: Diversidades e relações étnico-raciais

      1- MAGIA HOODOO: DAS TRADIÇÕES AFRO-NORTEAMERICANAS ÀS REDES SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

      Colignon Junio Freitas; Anderson Pereira Portuguez

      2. DEMOCRACIA EM RUÍNAS: CRIMINALIDADE E SELETIVIDADE RACIAL

      Ryan Victor Rosado de Oliveira; Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ituiutaba

      3.  A instituição familiar e a formação da identidade racial negra: uma análise do atravessamento familiar na raça, em Ituiutaba/MG, nos anos 2000.

      Bianca Mendonça Oliveira

      4.  Silenciamento histórico dos povos indígenas na História do Brasil: O reaparecimento do Relatório Figueiredo (1967)

      Diogo Nascimento de Castro; Aurelino José Ferreira Filho

      5.  A MÚSICA DA CONGADA COMO POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE

      João Vitor Santos Silva

      6. LEI No 10.639/2003: projetos & trajetórias, década de 1990

      Lúcia Helena dos Santos Oliveira

      7. DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO: A EDUCAÇÃO ENQUANTO MECANISMO DECOLONIAL E EMANCIPATÓRIO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA

      Ryan Victor Rosado de Oliveira

       

      EIXO 2: Formação de professores, saberes e práticas pedagógicas

      1. UMA INSERÇÃO PROFISSIONAL APOIADA NO ACOLHIMENTO: O CASO DE UMA PROFESSORA INICIANTE

      Gláucia Signorelli

      2.  DESMANDOS E RETROCESSOS NA REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS PROPOSIÇÕES DA RES. 02/2019

      Hágata Simião de Paula; Laura de Oliveira; Valéria Moreira Rezende

      3.  REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, OU UMA SEQUÊNCIA DE RETROCESSOS? EM PAUTA A BNC- FORMAÇÃO

      Isabela Rodrigues Silva; Tauane Resende Luzia de Oliveira; Valéria Moreira Rezende

      3. INTENCIONALIDADES E PROPOSIÇÕES DA BNCC PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

      Jennifer Florindo de Aguiar; Leonardo Araujo Borges; Valéria Moreira Rezende

      4.  EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AS NECESSÁRIAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES

      Michele de Oliveira Gonçalves Araújo; Vanilda Aparecida de Souza

      5. DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A FORMAÇÃO DOCENTE

      Arlinda Ferreira Gonçalves; Raquel Aparecida Souza

      6. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: um estudo sobre habilidades desenvolvidas com a robótica educacional no âmbito do ensino em geografia

      Caroline Ferreira de Morais; Maria Beatriz Junqueira Bernardes

      7.  As categorias da práxis: uma análise textual fundamentada em Paulo Freire

      Isabela Rodrigues Silva; Tauane Resende Luzia de Oliveira; Gláucia Signorelli

      8. A BNCC NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS

      Isabôhr Mizza Veloso dos Santos

      9. REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS FREIREANA: uma forma de conscientização social

      Jennifer Florindo de Aguiar; Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves

      10. LÓRIS MALAGUZZI: UMA SÍNTESE REFLEXIVA

      Leonardo Araujo Borges

      11. GRUPOS INTERATIVOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA

      Lidianny Nascimento Fonseca Pistori; Francisco Igor Alves Rodrigues; Eglen Silvia Pipi Rodrigues

      12. AFIN: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM BUSCA DO TRANSDISCIPLINAR

      Rosianie Ap. O. da Silva

      13. TRANSTORNOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE Kylie Vitória Souza dos Santos Silva

      Larissa Rodrigues de Azevedo; Ana Beatriz Martins; Faria Santos; Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima

      14. UM DEBATE INICIAL ACERCA DA CONCEPÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

      William Leal Santo Pietro; Geovanna de Lourdes Alves Ramos

      15. REFLEXÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

      Leonardo Araujo Borges

       

      EIXO 3: História da Educação Regional

      1.         ESCOLA MUNICIPAL FLÁVIO ALVES: caminhos e desafios de uma escola do campo

      Márcia Maciel Silva; Gerusa Gonçalves Moura

       

      EIXO 4: História social e política

      1.         DA REALIDADE ÀS ANIMAÇÕES: UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM KUVIRA E SUAS RELAÇÕES COM O FASCISMO EM A LENDA DE KORRA (2014)

      Adriel Henrique de Andrade; Wellington Amarante

      2.         HISTÓRIA, TEATRO E HISTÓRIA DIGITAL: A PEÇA “ARENA CONTA ZUMBI” (1965) NO ENSINO DE HISTÓRIA

      Gabriela Araújo Baptista

      3.         Antonio Bivar – vida e trajetória artística

      Gustavo Spadin Portela

      4.         TELEVISÃO, FUTEBOL E HISTÓRIA PÚBLICA: ANÁLISES INICIAIS SOBRE O CENTENÁRIO DO CRUZEIRO NO TELEJORNALISMO ESPORTIVO DA REDE GLOBO (2021)

      Maria Eduarda Cavichioli da Silva; Wellington Amarante

      5.         TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014 2018)

      Mariana Costa Borges; Wellington Amarante

      6. A coluna integralista nas páginas do A Gazeta: A voz do Povo (1934-1937)

      Michelle Oliveira Lima Leal; Marco Antônio Cornacioni Sávio

      7. @AREA_REMOTAA: FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA

      Cleide Maria da Silva; Rafaela Alves da Silva

      8. A “INDEPENDÊNCIA” E O PARTIDO NEGRO: A LIBERDADE QUE NÃO VEIO

      Ricardo de Brito

      9. TENDÊNCIAS NO ESTADO NOVO: UMA ANÁLISE DA MODA PRESENTE NA REVISTA O CRUZEIRO (1937-1945)

      Sabrina Coimbra; Geovanna de Lourdes Alves Ramos

      9. HISTORIADORAS E HISTORIADORES PÚBLICOS NO 7 DE SETEMBRO: VISÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NOS TELEJORNAIS DAS EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO (2012-2021)

      Wellington Amarante

       

      EIXO 5: Natureza e sociedade

      1. COMPLEXO BIOMÁTICO CERRADO: experiência do trabalho de campo da disciplina Biogeografia

      André Bueno; Andressa Cristina de Oliveira Ferreira; Mayara Faria

      2. HISTÓRIA DA MINERAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS TRATADOS POLÍTICOS QUE LEGISLAM A ATIVIDADE MINERADORA (1934-1967)

      Gustavo Fernandes Domingues

      3. PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUAS APLICABILIDADES: uma análise sobre Políticas Públicas Saudáveis em Ituiutaba-MG

      Isabela de Freitas Lima; Gerusa Gonçalves Moura

      4USO DA ENERGIA RENOVÁVEL EM ITUIUTABA-MG

      Guilherme Maximiano Oliveira Souza; Kauã Oliveira Silva; Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima

      5. EFICÁCIA DE BIOINSETICIDAS NATURAIS NO CONTROLE ALTERNATIVA DE PRAGAS EM HORTAS DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG

      Paolo Cesar Borges da Silva;  Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima

      6. UM POUCO SOBRE A MATA ATLÂNTICA

      Diego Bonifacio Maria

      7. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TECNOLOGIA

      Laura Mikaelly Freitas de Oliveira); Geovanna Vitoria Tomaz de Oliveira; Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima 

       

      EIXO 6: Patrimônio, memória e identidades

      1. COMUNIDADE QUILOMBOLA E SUAS MEMÓRIAS: UM REGISTRO HISTÓRICO SOBRE, CULTURA, IDENTIDADE E TRADIÇÕES DO QUILOMBO DA VÁZEA GRANDE/PALMEIRA- PIATÃ- BA

      Edi Paula Santos; Soraia Veloso Cintra

      2. ENTRE NÓS: COMPADRIO E ESCRAVIDÃO NO OESTE MINEIRO NO SÉCULO

      Letícia Silva Betelli; Carlos Eduardo Moreira de Araújo

       

      EIXO 7: Política, planejamento e gestão da Educação

      1.POSSIBILIDADES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

      João Vitor Santos Silva; Edilaine Aparecida da Silva Florêncio Marques

      2. POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO

      Francisco Igor Alves Rodrigues; Lidianny Nascimento Fonseca Pistori

      3. PDE/PDDE INTERATIVO: DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR

      Michele de Oliveira Gonçalves Araújo; Vanilda Aparecida de Souza; Vanuza Aparecida de Souza

      4. APONTAMENTOS REFERENTES ÀS IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

      Leonardo Araujo Borges; Jennifer Florindo de Aguiar

      5. ASPECTOS HISTÓRICOS E DE CONSTRUÇÃO DAS COTAS, LEI 12.711, de 2012

      Vitor Sergio de Almeida; Cristiane Bertolucci de Oliveira

      6. A ESCOLA COMO LOCAL DE FORMAÇÃO CRÍTICA – DE DISCUSSÃO DE POLÍTICAS

      Vitor Sergio de Almeida; Cristiane Bertolucci de Oliveira

      7. A EQUIPE GESTORA NA CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES

      Rosilene Aparecida da Silva; Raquel Aparecida Souza

       

      EIXO 8: Tecnologias, informação e mídia digital

      1. OS IMPACTOS SOFRIDOS PELO TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

      Michele de Oliveira Gonçalves Araújo; Dasy Lene Faria Coelho

      2. TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018)

      Mariana Costa Borges; Wellington Amarante

      3. COLONIALIDADE DIDÁTICA: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS À HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL

      Natália Batista Peçanha; Max Fabiano Rodrigues de Oliveira

      4. ENSINO NÃO PRESENCIAL E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

      Raquel Pereira Guimarães; Raquel Aparecida Souza

       

      EIXO 9: Território e modernidade

      1.ENTRE POVOS, ETNIAS, FORMAS E ESPAÇO EM SÃO PAULO: Uma análise histórica-geográfica do bairro Liberdade

      Henrique Augusto Barbosa Archanjo; Letícia da Costa Calixto

      2.URBANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO URBANO BRASILEIRO

      Greice Anie da Silva

      3.O QUE TERRITÓRIO ?

      João Marcos Custódio da Silva

      4.AS TRANSFORMAÇÕES DA IMPRENSA PAULISTANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

      Pedro Henrique Araújo Vilela;  Marco Antônio Cornacioni Sávio

       

      Acesse aqui seu artigo: 

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      Outras Informações

       

      PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

       

      Data: 08 de novembro de 2022

      Horário: 13hs – 17hs

      Sala: D-204 – BLOCO D

      Coordenação: Isabôhr Mizza Veloso dos Santos

      13h00m

      Diego Bonifacio Maria

      UM POUCO SOBRE A MATA ATLÂNTICA

      13h30m

      Bianca Mendonça Oliveira

      A INSTITUIÇÃO FAMILIAR E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NEGRA: UMA ANÁLISE DO ATRAVESSAMENTO FAMILIAR NA RAÇA, EM ITUIUTABA/MG, NOS ANOS 2000.

      14h00m

      Diogo Nascimento de Castro; Aurelino José Ferreira Filho

      SILENCIAMENTO HISTÓRICO DOS POVOS INDÍGENAS NA HISTÓRIA DO BRASIL: O REAPARECIMENTO DO RELATÓRIO FIGUEIREDO (1967)

      14h30m

      André Bueno, Andressa Cristina de Oliveira Ferreira e Mayara Faria Costa

      COMPLEXO BIOMÁTICO CERRADO: EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DE CAMPO DA DISCIPLINA BIOGEOGRAFIA

      15h00m

      Isabôhr Mizza Veloso dos Santos

      A BNCC NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAI

      15h30m

      Laura Mikaelly Freitas de Oliveira, Geovanna Vitoria Tomaz de Oliveira, Ana Karen Costa Silva, Isabela de Freitas Lima

      AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TECNOLOGIA

      16h00m

      Milena Martins de Oliveira

      DIÁLOGOS COM A HISTORIOGRAFIA: OS PROCESSOS CRIME E A ESCRAVIDÃO EM UBERABA, SÉCULO XIX.

      16h30m

      Kylie Vitória Souza dos Santos Silva, Larissa Rodrigues de Azevedo, Ana Beatriz Martins Faria Santos, Ana Karen Costa Silva, Isabela de Freitas Lima

      EFICÁCIA DE INSETICIDAS NATURAIS NO CONTROLE ALTERNATIVO DE PRAGAS EM HORTAS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA, MG

      17h00m

      Kylie Vitória Souza dos Santos Silva, Larissa Rodrigues de Azevedo, Ana Beatriz Martins Faria Santos, Ana Karen Costa Silva, Isabela de Freitas Lima

      TRANSTORNOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE

      17h30m

      Juliano Henrique Xavier Cavalcanti

      CONFERÊNCIAS NACIONAIS LGBTQIA+: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS

       

       

      Data: 08 de novembro de 2022

      Horário: 13hs– 17hs

      Sala: D-206 – BLOCO D

      Coordenação: Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih

      13h00m

      Rosilene Aparecida da Silva, Raquel Aparecida Souza

      A EQUIPE GESTORA NA CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES

      13h30m

      Ryan Victor Rosado de Oliveira

      DEMOCRACIA EM RUÍNAS: CRIMINALIDADE E SELETIVIDADE RACIAL

      14h00m

      Ryan Victor Rosado de Oliveira

      DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO: A EDUCAÇÃO ENQUANTO MECANISMO DECOLONIAL E EMANCIPATÓRIO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA

      14h30m

      Sabrina Coimbra

      TENDÊNCIAS NO ESTADO NOVO: UMA ANÁLISE DA MODA PRESENTE NA REVISTA O CRUZEIRO (1937-1945)

      15h00m

      Rosianie Ap. O da Silva

      AFIN: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM BUSCA DO TRANSDISCIPLINAR

      15h30m

      Henrique Augusto Barbosa Archanjo

      ENTRE POVOS, ETNIAS, FORMAS E ESPAÇOS EM SÃO PAULO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DO BAIRRO DA LIBERDADE

      16h00

      Ana Flávia Marques dos Santos, Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih

      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS

      16h30m

      Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih Fabiana Vieira de Souza

      METODOLOGIAS ATIVAS COMO APORTE PRÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA

       

       

       

      Data:08 de novembro de 2022

      Horário: 19hs – 22hs

      Sala: D-204 – BLOCO D

      Coordenação:

      19h00m

      Adriel Henrique de Andrade, Wellington Amarante

      DA REALIDADE ÀS ANIMAÇÕES: UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM KUVIRA E SUAS RELAÇÕES COM O FASCISMO EM A LENDA DE KORRA (2014)

      19h30m

      Arlinda Ferreira Gonçalves, Raquel Aparecida Souza

      DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A FORMAÇÃO DOCENTE

      20h00m

      Caroline Ferreira de Morais, Maria Beatriz Junqueira Bernardes

      EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE HABILIDADES DESENVOLVIDAS COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DO ENSINO EM GEOGRAFIA

      20h30m

      Cleide Maria da Silva, Rafaela Alves da Silva

      @AREA_REMOTAA: FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA

      21h00m

      Eidi Santos, Soraia Veloso Cintra

      COMUNIDADE QUILOMBOLA E SUAS MEMÓRIAS: UM REGISTRO HISTÓRICO SOBRE, CULTURA, IDENTIDADE E TRADIÇÕES DO QUILOMBO DA VÁZEA GRANDE/PALMEIRA- PIATÃ- BA

      21h30m

      Gustavo Fernandes Domingues

      HISTÓRIA DA MINERAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS TRATADOS POLÍTICOS QUE LEGISLAM A ATIVIDADE MINERADORA (1934-1967)

       

       

      Data: 08 de novembro de 2022

      Horário: 19hs – 22hs

      Sala: D-206 – BLOCO D

      Coordenação: Antonio de Oliveira Jr

      19h00m

      João Marcos Custódio da Silva

      O QUE É TERRITÓRIO?

      19h30m

      João Vitor Santos Silva

      A MÚSICA DA CONGADA COMO POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE

      20h00m

      João Vitor Santos Silva e Edilaine Aparecida da Silva Florêncio Marques

      POSSIBILIDADES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

      20h30m

      Lorrayne A. M. Terrezza

      A INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGTAIS NA PANDEMIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) NA CIDADE DE ITUIUTABA.

      21h00m

      Mariana Costa Borges, Wellington Amarante

      TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018)

      21h30m

      Pedro Henrique Araújo Vilela, Marco Sávio

      AS TRANSFORMAÇÕES DA IMPRENSA PAULISTANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

       

       

       

      Data: 09 de novembro de 2022

      Horário: 08hs – 12hs

      Sala: Auditório II

      Coordenação:  Anderson Pereira Portuguez

      08h00m

      Francisco Igor Alves Rodrigues e Lidianny Nascimento Fonseca Pistori

      POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO

      08h30m

      Hágata Simião de Paula, Laura de Oliveira, Valéria Moreira Rezende

      DESMANDOS E RETROCESSOS NA REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS PROPOSIÇÕES DA RES. 02/2019

      09h00m

      Isabela Rodrigues Silva, Tauane Resende Luzia de Oliveira, Gláucia Signorelli

      AS CATEGORIAS DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE TEXTUAL FUNDAMENTADA EM PAULO FREIRE

      09h30m

      Colignon Junio Freitas, Anderson Pereira Portuguez

      MAGIA HOODOO: DAS TRADIÇÕES AFRO-NORTEAMERICANAS ÀS REDES SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

      10h00m

      Gláucia Signorelli

      UMA INSERÇÃO PROFISSIONAL APOIADA NO ACOLHIMENTO: O CASO DE UMA PROFESSORA INICIANTE

      10h30m

      Márcia Maciel Silva, Gerusa Gonçalves Moura

      ESCOLA MUNICIPAL FLÁVIO ALVES: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO

      11h00m

      Guilherme Maximiano Oliveira Souza (1); Estudante: Kauã Oliveira Silva (2); Ana Karen Costa Silva (3); Isabela de Freitas Lima (4)

      USO DA ENERGIA RENOVÁVEL EM ITUIUTABA-MG

      11h30m

      Isabela Rodrigues Silva, Tauane Resende Luzia de Oliveira, Valéria Moreira Rezende

      REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, OU UMA SEQUÊNCIA DE RETROCESSOS? EM PAUTA A BNC-FORMAÇÃO

      12h00m

      Ricardo de Brito

      A “INDEPENDÊNCIA” E O PARTIDO NEGRO: A LIBERDADE QUE NÃO VEIO

       

       

       

      Data: 09 de novembro de 2022

      Horário: 08hs – 12hs

      Sala: Auditório III

      Coordenação: Greice Anie da Silva

      08h00m

      Jennifer Florindo de Aguiar, Leonardo Araujo Borges e Valéria Moreira Rezende

      INTENCIONALIDADES E PROPOSIÇÕES DA BNCC PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

      08h30m

      Lidianny Nascimento Fonseca Pistori, Francisco Igor Alves Rodrigues e Eglen Silvia Pipi Rodrigues

      GRUPOS INTERATIVOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA

      09h00m

      Greice Anie da Silva

      URBANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO URBANO BRASILEIRO

      09h30m

      Michele de Oliveira Gonçalves Araújo, Dasy Lene Faria Coelho

      OS IMPACTOS SOFRIDOS PELO TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

      10h00m

      Michele de Oliveira Gonçalves Araújo, Vanilda Aparecida de Souza, Vanuza Aparecida de Souza

      EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AS NECESSÁRIAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES

      10h30m

      Michele de Oliveira Gonçalves Araújo, Vanilda Aparecida de Souza, Vanuza Aparecida de Souza

      PDE/PDDE INTERATIVO: DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR

      11h00m

      Michelle Oliveira Lima Leal e Marco Antônio Cornacioni Sávio

      A COLUNA INTEGRALISTA NAS PÁGINAS DO A GAZETA: A VOZ DO POVO (1934-1937)

      11h30m

      Mayara Faria Costa, Carlos Roberto Loboda

      A REVOLTA DA VACINA: ANALOGIA ENTRE “POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL -UM SECULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE” E NICOLAU SEVCENKO E JOSÉ MURILO DE CARVALHO

      12h00m

      Isabela Rodrigues Silva, Tauane Resende Luzia de Oliveira, Valéria Moreira Rezende

      REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, OU UMA SEQUÊNCIA DE RETROCESSOS? EM PAUTA A BNC-FORMAÇÃO

       

       

       

      Data: 09 de novembro de 2022

      Horário: 13hs – 17hs

      Sala: D-204 – BLOCO D

      Coordenação: Leonardo Araújo Borges

      13h00m

      Thiago Augusto Pereira

      ÁREAS COM FOCOS DE QUEIMADAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG)

      13h30m

      Thiago Augusto Pereira e Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

      O ENSINO EM ESCOLAS PARA AS PESSOEAS COM CERTAS LIMITAÇÕES PARA O SEU APREDIZADO

      14h00m

      Leonardo Araujo Borges

      REFLEXÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

      14h30m

      Leonardo Araujo Borges

      LÓRIS MALAGUZZI: UMA SÍNTESE REFLEXIVA

      15h00m

      Leonardo Araujo Borges e Jennifer Florindo de Aguiar

      APONTAMENTOS REFERENTES ÀS IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

      15h30m

      Letícia Silva Betelli; Carlos Eduardo Moreira De Araújo

      ENTRE NÓS: COMPADRIO E ESCRAVIDÃO NO OESTE MINEIRO NO SÉCULO

      16h00m

      Maria Eduarda Cavichioli da Silva, Wellington Amarante

      TELEVISÃO, FUTEBOL E HISTÓRIA PÚBLICA: ANÁLISES INICIAIS SOBRE O CENTENÁRIO DO CRUZEIRO NO TELEJORNALISMO ESPORTIVO DA REDE GLOBO (2021)

      16h30m

      Wellington Amarantes

      HISTORIADORAS E HISTORIADORES PÚBLICOS NO 7 DE SETEMBRO: VISÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NOS TELEJORNAIS DAS EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO (2012-2021)

      17h00m

      Gustavo Spadin Portela

      ANTONIO BIVAR – VIDA E TRAJETÓRIA ARTÍSTICA

       

       

      Data: 09 de novembro de 2022

      Horário: 13hs – 17hs

      Sala: D-206 – BLOCO D

      Coordenação: Natália Batista Peçanha

      13h00m

      Vitor Sergio de Almeida, Cristiane Bertolucci de Oliveira

      A ESCOLA COMO LOCAL DE FORMAÇÃO CRÍTICA – DE DISCUSSÃO DE POLÍTICAS

      13h30m

      Vitor Sergio de Almeida, Cristiane Bertolucci de Oliveira

      ASPECTOS HISTÓRICOS E DE CONSTRUÇÃO DAS COTAS, LEI 12.711, DE 2012

      14h00m

      Natália Batista Peçanha e Max Fabiano Rodrigues de Oliveira

      COLONIALIDADE DIDÁTICO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS À HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL

      14h30m

      William Leal Santo Pietro e Geovanna de Lourdes Alves Ramos

      UM DEBATE INICIAL ACERCA DA CONCEPÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

      15h00m

      Lúcia Helena dos Santos Oliveira

      LEI Nº 10.639/2003: PROJETOS & TRAJETÓRIAS, DÉCADA DE 1990

      15h30m

      Jennifer Florindo de Aguiar, Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves

      REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS FREIREANA: UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL

      16h00m

      Isabela de Freitas Lima e Gerusa Gonçalves Moura

      PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUAS APLICABILIDADES: UMA ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS SAUDÁVEIS EM ITUIUTABA-MG

      16h30m

      Gabriela Araújo Baptista

      HISTÓRIA, TEATRO E HISTÓRIA DIGITAL: A PEÇA “ARENA CONTA ZUMBI” (1965) NO ENSINO DE HISTÓRIA

      17h00m

      Henrique Augusto Barbosa Archanjo

      ENTRE POVOS, ETNIAS, FORMAS E ESPAÇOS EM SÃO PAULO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DO BAIRRO DA LIBERDADE

       

       

       

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