Apresentação
Nesta quarta-feira, 24 de agosto, às 19h, será transmitida uma live, ao vivo, pelo Canal do Portal do Bicentenário no YouTube, apresentando os resultados completos de uma enquete referente aos “200 anos da Independência, 200 livros sobre Educação para entender o Brasil”.
O evento conta com pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vão analisar e discutir os principais resultados da enquete.
Processo da pesquisa
Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, o Portal do Bicentenário realizou uma enquete entre professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior brasileir para saber quais os 200 livros sobre Educação, publicados nos últimos 200 anos no Brasil, fundamentais para conhecer e transformar o país.
A iniciativa foi estabelecida pela coordenação do Portal, a partir do momento que identificou-se nas enquetes, realizadas por universidades e pela imprensa, que as obras sobre a educação no Brasil foram praticamente esquecidas pelas pessoas que foram convidadas a dar suas opiniões sobre os principais livros para entender o país.
Para elaborar a lista foi disponibilizado um formulário em que os(as) professores(as) foram convidadas a indicar dois livros sobre a Educação que, segundo seus pontos de vista, seriam imprescindíveis para conhecer o passado e/ou o presente do Brasil e para desenvolver projetos de um futuro mais democrático e igualitário.
Entre os dias 15 de junho a 15 de julho deste ano, o formulário foi amplamente divulgado no site e nas redes sociais do Portal do Bicentenário, pelas instituições parceiras e pelos(as) próprios(as) professores(as) que participaram da iniciativa do portal.
Participaram da enquete 545 professoras e professores de todos os estados brasileiros, sendo que, destas(es), 35% atuam no Ensino Superior, 33% na Educação Básica e 32% atuam em ambos os níveis de ensino. Das indicações resultaram 367 livros de 274 autores(as) diferentes, os quais trazem à tona os grandes temas da educação e da sociedade brasileira nos últimos 200 anos.
O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em rede por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho.
Os conteúdos e todas as demais realizações do portal visam à construção de uma sociedade igualitária, democrática, laica, inclusiva, não violenta, antirracista, antiLGBTfobia, antissexista, anticapacitista, que estarão engajados no combate a todo e qualquer tipo de discriminação e violência, notadamente, aquelas que são motivadas pelo gênero, raça, etnia, orientação sexual, religião, região, profissão e engajamento político das pessoas.
O Portal do Bicentenário propugna a inter e a transdisciplinaridade de seus conteúdos e ações, assim como a relação respeitosa e complementar entre os saberes produzidos no âmbito das universidades e centros de pesquisa e aqueles produzidos na escola básica, pelos povos tradicionais e pelos movimentos sociais e coletivos democráticos.