IV Congresso Internacional em Homenagem a G. Vico: Vico e a Modernidade

Cartaz do Evento: 
 02/10/2019 - 16:00 até 03/10/2019 - 18:30

Apresentação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresenta, nos dias 2 e 3 de outubro, o IV Congresso Internacional em Homenagem a G. Vico: Vico e a Modernidade. O evento acontece nos auditórios dos blocos 3Q e 5O, a partir das 16h.

O Congresso enquadra-se nas atividades de colaboração acadêmica firmadas no Convênio entre a UFU e a Università degli studi di Napoli “Federico II”, referência mundial nos estudos viquianos. Celebra, ainda, a nova parceria firmada entre a UFU e o Laboratório de estudos sobre a Modernidade e suas expressões (LabEx-Comod) da Universidade de Lyon.

Durante o evento, um seleto grupo de especialistas discutirão as seguintes questões:

  • Em que medida esse napolitano, conhecido leitor dos antigos e visto por muitos como o último humanista, poderia ocupar um lugar ao lado de pensadores como Bacon, Descartes, Hobbes, Malebranche, Espinosa e adotar um horizonte filosófico moderno?
  • Seria o gosto de Vico pelos antigos, por Platão e por Tácito, e sua apaixonada defesa da filologia, da retórica e dos estudos letrados impedimento real à sua integração no rol dos filósofos modernos?

 

Mais informações:

E-mail: sertorioneto@gmail.com

Programação

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) Auditórios dos Blocos 3Q e 5O
Natureza do evento: