Projetos Inspiradores: Fapemig 40 anos e Aula Inaugural da Pós 2025/1

Cartaz do Evento: 
 13/03/2025 - 14:00

Apresentação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) estará na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no dia 13 de março, a partir das 14h, para apresentar um dos “Projetos Inspiradores” financiados pela fundação. O evento, que compõe uma série de atividades comemorativas dos 40 anos da Fapemig e será a Aula Inaugural da Pós-Graduação da UFU 2025/1, acontecerá no Auditório do Bloco 5S do Campus Santa Mônica, em Uberlândia (MG). A confirmação de presença é pelo Sympla.

Após a sessão de abertura, o presidente da Fapemig, Carlos Arruda, falará sobre os 40 anos da Fapemig. Na sequência, o professor e pesquisador Matheus Gomes, do Instituto de Biotecnologia da UFU Patos de Minas, apresentará o “Projeto Inspirador: Qualidade e inovação na cafeicultura”. Por fim, haverá o painel “O papel da Fapemig no desenvolvimento futuro da ciência”, com a participação do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Luiz Gustavo Cançado; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Thiago Paluma; e do diretor do Brain Inovação, Ivan Mendes Cardoso Filho. 

O objetivo da ação “Projetos Inspiradores” é destacar a importância da Fapemig para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais por meio da apresentação de projetos que receberam apoio financeiro da fundação e tiveram impacto positivo na sociedade. Foram selecionados 13 projetos, que serão apresentados ao longo do ano em eventos abertos ao público e realizados em suas instituições de origem, o que resultará em atividades em todas as regiões de Minas.

Esta será a primeira parada da série “Projetos Inspiradores” no interior. Outro evento aconteceu em fevereiro, na Fapemig, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião foram lançadas duas chamadas: Demanda Universal e Fortalecimento das Unidades Embrapii. Saiba mais sobre as chamadas abertas no site da Fapemig.

“Essa é nossa homenagem aos pesquisadores apoiados pela Fapemig. Queremos mostrar a razão para a qual a Instituição existe, que é apoiar o cientista, o desenvolvimento do conhecimento, o empreendedor, a empresa inovadora e reduzir a distância entre a academia e a indústria”, destaca Arruda.

O projeto “Qualidade e inovação na cafeicultura” é desenvolvido pelo grupo de pesquisa e extensão “Da Semente à Xícara” e tem transformado a cafeicultura do Cerrado Mineiro. Nos últimos anos, o grupo atendeu a 10 cafeicultores da região, aplicando, por exemplo, inteligência artificial para monitorar a fermentação do café, o que garante maior controle sobre variáveis ambientais e bioquímicas e auxilia os produtores a tomarem decisões mais precisas, entre outras ações. O grupo reúne professores, técnicos, pesquisadores e estudantes de diversas áreas, incluindo biotecnologia, engenharia de alimentos, ciência da computação e engenharia eletrônica e de telecomunicações. 

“Da Semente à Xícara” já foi tema do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, programa da Divisão de Divulgação Científica da UFU também apoiado pela Fapemig. Ouça abaixo:

A Fapemig apoia pesquisas científicas e de inovação nas principais cidades produtoras e exportadoras de café do estado, em especial nas regiões Sul e Triângulo Mineiro. No caso da UFU, a fundação investiu mais de R$ 695 mil, em 2024, como financiamento de estudos com foco no café.

O reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, afirma que é uma honra para a UFU receber o presidente e a diretoria da Fapemig. “O apoio que a Fapemig tem dado às universidades mineiras e, em especial à UFU, tem contribuído muito para o desenvolvimento da pesquisa, da extensão, da internacionalização e da formação de pesquisadoras e pesquisadores. Então, será uma oportunidade para dialogarmos com a Fapemig e estreitarmos esse relacionamento entre as instituições”, diz Carvalho.

“A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) aproveitará a oportunidade para dialogar com a Fapemig e seu corpo diretivo sobre o apoio à pesquisa, inovação e pós-graduação da universidade”, explica Paluma. “Por isso, reforçamos o convite à nossa comunidade acadêmica, para estar presente conosco e participar desse diálogo”, completa.

Programação

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5S - Sala(s) Auditório
Natureza do evento: