Apresentação
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, juntamente com os Programas de Pós-Graduação em Educação, História, Comunicação e Educação e Arquitetura e Urbanismo, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação e o Grupo de Estudos em História da Educação: Estudos Interdisciplinares, convidam os alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a disciplina concentrada com Mônica Raisa Schpun, intitulada "Seminários de Pesquisa em História e Historiografia da Educação I: Estudos migratórios dinâmicas urbanas, gênero, etnia e ingerências do estado”.
As 30 horas da disciplina são divididas em aulas presenciais na sala 1G145 nos dias 22 a 26 de maio, das 9h às 11h e em atividades on-line. Ministrada em Língua Portuguesa e aberta para alunos veteranos, ingressantes, especiais e visitantes.
A disciplina se organiza como um minicurso que aborda a pesquisa de Schpun no campo dos estudos migratórios visando desenvolver reflexões sobre o tema. As aulas não foram organizadas obrigatoriamente em sentido cronológico, visando o cruzamento entre as migrações e outros eixos, como a história urbana e de gênero, que serão também foco das discussões propostas. Confira a ementa em anexo.
Programação
Inscrições
Localização
Organização
Programas de Pós-graduação em Educação; em História; em Tecnologias, Comunicação e Educação; e em Arquitetura e Urbanismo
Outras Informações
Mônica Raisa Schpun é formada em história pela Universidade de São Paulo (1987) e fez o doutorado na Universidade de Paris. Entre 1997 e 2002, lecionou na Universidade de Milão, junto ao Centro de Estudos Donne e Differenze di Genere. Em 2004, começou a trabalhar no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain (CRBC), da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), em Paris, instituição em que permanece até hoje. Lá, é responsável pela revista Brésil(s). Sciences humaines et sociales.
Mônica dedica-se à história do gênero e da imigração, e coordena pesquisas de estudantes brasileiros que vão à Europa para desenvolver mestrados, doutorados e pós-doutorados.