Disciplina concentrada com Mônica Raisa Schpun

Cartaz do Evento: 
 22/05/2023 - 09:00 até 26/05/2023 - 11:00
   raqueldiscini@uol.com.branaflaviaramos17@gmail.comglauco.cocozza@ufu.bralexmiyoshi@hotmail.com

Apresentação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, juntamente com os Programas de Pós-Graduação em Educação, História, Comunicação e Educação e Arquitetura e Urbanismo, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação e o Grupo de Estudos em História da Educação: Estudos Interdisciplinares, convidam os alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a disciplina concentrada com Mônica Raisa Schpun, intitulada "Seminários de Pesquisa em História e Historiografia da Educação I: Estudos migratórios dinâmicas urbanas, gênero, etnia e ingerências do estado”.

As 30 horas da disciplina são divididas em aulas presenciais na sala 1G145 nos dias 22 a 26 de maio, das 9h às 11h e em atividades on-line. Ministrada em Língua Portuguesa e aberta para alunos veteranos, ingressantes, especiais e visitantes. 

A disciplina se organiza como um minicurso que aborda a pesquisa de Schpun no campo dos estudos migratórios visando desenvolver reflexões sobre o tema. As aulas não foram organizadas obrigatoriamente em sentido cronológico, visando o cruzamento entre as migrações e outros eixos, como a história urbana e de gênero, que serão também foco das discussões propostas. Confira a ementa em anexo.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
22/02/2023 - 00:00 até 21/03/2023 - 23:55
Aberto a alunos regulares, especiais e visitantes.   Confira as datas de matrícula no calendário acadêmico da pós-graduação: http://www.propp.ufu.br/sites/propp.ufu.br/files/sei_ufu_-_4071391_-_resolucao.pdf.

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 1G - Sala(s) 145

Organização

Programas de Pós-graduação em Educação; em História; em Tecnologias, Comunicação e Educação; e em Arquitetura e Urbanismo

Outras Informações

Mônica Raisa Schpun é formada em história pela Universidade de São Paulo (1987) e fez o doutorado na Universidade de Paris. Entre 1997 e 2002, lecionou na Universidade de Milão, junto ao Centro de Estudos Donne e Differenze di Genere. Em 2004, começou a trabalhar no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain (CRBC), da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), em Paris, instituição em que permanece até hoje. Lá, é responsável pela revista Brésil(s). Sciences humaines et sociales. 

Mônica dedica-se à história do gênero e da imigração, e coordena pesquisas de estudantes brasileiros que vão à Europa para desenvolver mestrados, doutorados e pós-doutorados.

 

Apoio

Realização

Natureza do evento: