Apresentação
Entre os dias 15 e 18 de agosto, Uberlândia será sede do Festival Nham, que reúne cultura e culinária. O evento tem como objetivo celebrar a diversidade e a união entre culturas, por meio de pratos típicos de cada país participante. As famílias migrantes e refugiadas que residem em Uberlândia serão as responsáveis pela preparação dos pratos.
O evento acontecerá no Espaço Ciranda, na Avenida Floriano Peixoto, 5505, Granja Marileusa, das 16h às 22h. A entrada é gratuita, e os pratos terão preço único de R$ 30. Além da comida, o festival contará com músicas, danças e exposições de artesanato dos países participantes.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está entre os apoiadores do Nham.
Países participantes e seus pratos típicos:
- Afeganistão: Mantu;
- Bangladesh: Chicken Beryani;
- El Salvador: Pupusa;
- Egito: Koshary;
- Haiti: Djon Djon;
- Síria: Fatteh;
- Venezuela: Arepa;
- Vietnã: Bánh Cuốn.
Convite
"No Festival Nham, cada prato conta uma história única de superação, cultura e tradição. Nossos talentosos chefs migrantes e refugiados trazem consigo memórias e receitas autênticas de suas terras natais. Cada mordida é uma viagem pelos sabores e histórias que atravessam fronteiras. Prepare-se para uma explosão de sabores que celebra a diversidade e a união entre culturas. Venha conhecer e saborear pratos típicos que vão enriquecer seu paladar e aquecer seu coração. Junte-se a nós nessa jornada gastronômica e cultural! O festival é uma realização do TASTY, com apoio institucional e patrocínio de entidades que promovem o acolhimento de migrantes internacionais." (Marriele Maia Alves Ferreira, docente nos cursos de graduação e de pós-graduação em Relações Internacionais no Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU) e coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.