'Crespura' - Módulo II

'Biocultura Negra: Cultivos de Plantas e Fibras'
Cartaz do Evento: 
 05/06/2022 - 10:00 até 26/06/2022 - 12:00
 Site do Evento    crespuraufu2021@gmail.com   Instagram

Apresentação

O Coletivo de Estudo e Pesquisa em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étnico-Raciais (Yalodê Geplafro), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) e do Instituto de Química (IQ/UFU), abre novas vagas para o curso on-line Crespura 2022 - Beleza Negra Sem Química.

A iniciativa pretende construir um espaço para profissionais da beleza, professoras e professores da Educação Básica, estudantes do Ensino Superior e Médio e demais interessados para mergulhar na trajetória dos cuidados com os cabelos crespos. Todo o curso versa sobre o processo contínuo de autocuidado e reconhecimento da estética negra.

As atividades formativas foram divididas em dois módulos educativos de 15 horas cada. O Módulo I aconteceu em abril, enquanto o Módulo II - "Biocultura Negra: Cultivos de Plantas e Fibras" - terá início em junho de 2022, com matrículas independentes – somando 30 horas de carga horária.

Os encontros (síncronos e assíncronos) serão transmitidos pela plataforma Google Meet, com acesso via even3. Por sua vez, para comunicação com as estudantes, serão utilizadas as mensagens via e-mail e redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook).

As aulas ao vivo têm caráter dialógico, multicultural e interdisciplinar partindo das vivências com o cuidado dos cabelos (nível macroscópico) das mulheres negras. Para tanto, serão questionadas as vivências das alunas e os aspectos históricos e culturais do cabelo crespo.

Os certificados dos módulos, assim como suas inscrições, são independentes e serão entregues àquelas que efetivamente assistirem pelo menos 60% das aulas de cada um dos dois módulos. Será disponibilizado um certificado de 15 horas para cada módulo.

Mais informações podem ser obtidas em contato direto com a divulgação do evento, via Instragram ou e-mail.

 

Programação

Módulo II - "Biocultura Negra: Cultivos de Plantas e Fibras"

DOCENTES: NICÉA AMAURO / NELI GOMES

  • AULA 1 (05/06 - 10h às 12h): USO SOCIAL DAS PLANTAS BRASIL; ÁFRICA TRADIÇÃO E MEMÓRIA AFETIVA; AUTOCUIDADO DE DENTRO PARA FORA;
  • AULA 2 (12/06 - 10h às 12h): CRESPO NATURAL OU CULTURAL?; BIOCULTURA E O MERCADO DA BELEZA; AUTOCUIDADO DE FORA PARA DENTRO;
  • AULA PRÁTICA (13/06 - 14h às 15h): ATIVIDADE PRÁTICA - PENTEADOS AFRO - DREADS / LOCS;
  • AULA 3 (19/06 - 10h às 12h): MINISTRANTE CONVIDADA: DÉBORA PEREIRA (PR); UTENSÍLIOS DE BELEZA - PENTES, APOIO CABEÇA, PERUCAS; BIOFIBRAS (VEGETAIS); EXTENSÕES SINTÉTICAS;
  • AULA PRÁTICA (20/06 - 14h às 15h): ATIVIDADE PRÁTICA - PENTEADOS AFRO - DREADS / LOCS;
  • AULA 4 (26/06 - 10h às 12h): MINISTRANTE CONVIDADO: ZION MALIK (SP); PENTEADOS ANCESTRAIS; O LEGADO DAS TRANÇAS E DOS LOCS; FIBRA ANIMAL/HUMANA.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
17/05/2022 - 00:01 até 31/05/2022 - 23:59

Localização

On-line: 

Plataforma Google Meet

Realização

DICULT
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Natureza do evento: