Lendo Mulheres Negras: encontro com a palavra

Cartaz do Evento: 
 22/07/2021 - 19:00
   mulhereslendonegras@gmail.com   Instagram

Apresentação

O projeto de leitura "Lendo Mulheres Negras: Encontros com a palavra" foi idealizado pelas coordenadoras-gerais do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étnico Raciais Yalodê-Geolafro), as professoras Cíntia Camargo Vianna (do Instituto de Letras e Linguística) e Nicéa Amauro Quintino (do Instituto de Química), e organizado pelas suas coordenadoras-pedagógicas, Alyne Barbosa Lima e Maria Carolina Bastos - ambas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia (PPLET/UFU).

 

Propostas

Considerando que o conhecimento feminino negro é produzido e circula principalmente no ambiente acadêmico, a proposta desse projeto é viabilizar o acesso de literaturas de autoria negra e suas discussões para as mulheres que compõem o setor técnico administrativo da UFU e funcionárias das empresas terceirizadas prestadoras de serviços na instituição.

Para isso, foi instituído um grupo de leitura voltado para essas mulheres que, por vezes, não alcançam obras com este teor. Portanto, o intuito principal é aproximar e socializar textos de autoras negras com e para essa comunidade, possibilitando a construção de reflexões e momentos de acolhimento e partilhas sobre a experiência de vida negra na diáspora africana no Brasil e, com isso, incluí-las no ambiente de conhecimento acadêmico.

 

Atividades 

Mensalmente, entre os meses de abril e julho de 2021, serão disponibilizados para as mulheres participantes capítulos, poemas ou contos que sejam escritos por autoras negras, além de um vídeo ou áudio com a leitura e análise do texto selecionado, a fim de que, ao final do mês, as apreciações sobre a leitura sejam compartilhadas em um encontro.

Levando em consideração a evolução da pandemia provocada pela Covid-19 e a ausência de condições sanitárias para realização de eventos que gerem aglomeração, nesse primeiro momento, os encontros estão acontecendo de maneira on-line e remota, via plataforma Google Meet.

A quarta atividade da programação ocorre no próximo dia 22 de julho, quinta-feira. Em reflexão ao "Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana a Caribenha", serão debatidos gênero, raça e sexualidades, a partir do texto "Uso do Erótico: o erótico como Poder", da ativista feminista Audre Lorde.

Programação

  • 22/07/2021 - Reflexão ao "Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha"

Texto "O uso do erótico", de Audre Lorde, que foi uma escritora, ativista do feminismo negro, lésbica e ferrenha defensora dos Direitos Humanos nos Estados Unidos. Foi uma das pioneiras do conceito de Feminismo Interseccional, além de ter sido responsável por cunhar o termo "autocuidado" já na década de 1980. 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
10/07/2021 - 00:00 até 20/07/2021 - 23:59

Localização

On-line: 

O encontro vai acontecer de maneira on-line e remota, via plataforma Google Meet.

Realização

ILEEL
Instituto de Química da UFU
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: