Aula Inaugural: LINGUAFRO - IDIOMAS AFIRMATIVOS

Cartaz do Evento: 
 20/08/2018 - 14:00

Apresentação

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) convida a todos para participar da Aula Inaugural LINGUAFRO - IDIOMAS AFIRMATIVOS, que se realizará em 20 de agosto de 2018, às 14 horas, oportunidade na qual será discutido o tema: Ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Ações Afirmativas em âmbito universitário: Por que esse investimento? O evento contará com a participação da Prof. Dr. Elias Ribeiro da Silva (UNIFAL-MG). 

O ensino e a aprendizagem de língua estrangeira em âmbito “escolar” vem sendo uma preocupação do Estado brasileiro desde, pelo menos, a transferência da corte de Portugal para o Brasil (1808) e o surgimento das primeiras instituições de ensino (OLIVEIRA, 2006). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no. 9.394, de 20/12/1996), peça legislativa que rege a educação brasileira, refirma essa preocupação ao tornar obrigatória a inclusão de uma língua estrangeira no currículo da Escola Básica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental e de uma segunda, em caráter opcional, no Ensino Médio. 

No entanto, como várias pesquisas indicam, grande parte dos estudantes conclui a Educação Básica dispondo somente de conhecimentos rudimentares de uma língua estrangeira. Paralelamente, sabe-se que a língua estrangeira é uma commodity altamente valorizada na sociedade brasileira contemporânea (RAJAGOPALAN, 2005). No mercado de trabalho, a comprovação de proficiência em uma língua estrangeira (principalmente em inglês) pode ser determinante para aprovação em um processo seletivo. No que diz respeito à vida acadêmica, a “proficiência” em língua estrangeira pode ser determinante para o acesso à produção bibliográfica em algumas áreas já na graduação e é elemento imprescindível em nível de pós-graduação, principalmente em um momento histórico em que se vivencia o processo de internacionalização de instituições universitárias nacionais. 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) Bloco 5O - Sala(s) 205
Tipo de evento: 
Natureza do evento: