Curso 'Vamos Aprender Guarani?'

Cartaz do Evento: 
 15/09/2021 - 19:00 até 17/09/2021 - 21:00
   musindio@gmail.com   Instagram / Canal no YouTube

Apresentação

O Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza a quarta edição do curso "Vamos Aprender Guarani?", durante os dias 15, 16 e 17 de setembro, das 19h às 21h, por meio do canal do museu no YouTube. A programação faz parte das atividades realizadas pela instituição para difundir a história e a cultura dos povos originários e possui o objetivo de apresentar aspectos linguísticos e culturais do Guarani, uma das 205 línguas indígenas faladas no Brasil atualmente, segundo dados do IBGE.

O convidado para ministrar o curso é o professor indígena de língua Guarani da Universidade Federal Fluminense (UFF) Alberto Tupã Ra’y, que também é mestrando em Cinema e Audiovisual na mesma instituição e colaborador do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF/UFF). 

De acordo com a coordenadora do Museu do Índio, Lídia Meirelles, as línguas dos cidadãos originários deram origem a várias palavras e expressões usadas no nosso cotidiano. “O português falado no Brasil incorporou, somente de línguas originadas do Tronco Tupi, pelo menos, 20 mil vocábulos, incluindo expressões, nomes próprios, topônimos, nomes de animais, plantas nativas do Brasil, dentre outros. Por isso, é tão importante conhecermos a nossa língua; ela é a forma mais efetiva de transmissão da nossa cultura”, explica.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
08/09/2021 - 00:00 até 17/09/2021 - 19:00

Organização

  • Sistema de Museus
  • Museu do Índio

Realização

DICULT
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Tópicos: 
Tipo de evento: 
Natureza do evento: