Dia Internacional da Animação

Em Uberlândia o evento acontece no MUnA
 28/10/2017 - 18:30 até 21:30
   (34) 3231-7708

Apresentação

Em 2017, o Dia Internacional da Animação (DIA) - Mostra de Curtas metragens de Animação - chega a sua 14ª edição, sendo exibido em centenas de cidades de todos os estados do Brasil. Simultaneamente, no dia 28 de outubro, todos os municípios participantes exibem as mostras de curtas metragens de desenhos animados, com entrada franca. 

O evento conta com o apoio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU e tem como objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance etc.) e para várias faixas etárias. 

O dia também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Além da exibição dos curtas metragens no dia 28 de outubro, algumas cidades organizam durante a semana do evento, atividades paralelas como exibições de filmes regionais, oficinas, palestras, etc. 

Programação

Neste sábado, no MUnA, acontece a Mostra Animare, às 18h30, com o lançamento do DVD Programa Animare 3ª temporada. Será apresentada uma hora de programação inédita, produzida nas Oficinas F7 Filmes de Animação, como o curta "Tóbi, o Obsessor", produzido por crianças do Sesc Uberlândia, sobre o fantasma do bullying. A animação de 2 minutos foi selecionada no Anima Mundi 2017.

A Mostra Nacional, às 19h30, e a Mostra Histórica, às 20h30, acontecem de forma simultânea com centenas de cidades em todo o país. Na Mostra Histórica, que vai comemorar os 100 anos de animação no Brasil, destacamos o filme "Reanimando o Kaiser", releitura do filme “O Kaiser”, de 1917,  que é o marco zero da animação brasileira. Realizado em 1917 pelo caricaturista fluminense Álvaro Marins (Seth), a charge animada era uma alusão clara ao contexto geopolítico internacional daquela época, às sombras de uma guerra mundial. Por falta de preservação adequada o filme foi perdido, e tudo o que sobrou foi uma imagem de referência da obra.

Cada programa é composto por uma hora de curtas metragens de animação. A seleção foi feita a partir de inscrições realizadas nos meses de maio e junho de 2017. Além da Mostra Nacional, que tem como público-alvo jovens e adultos, o evento disponibiliza às cidades participantes um programa voltado para as crianças, a Mostra Infantil. Foram 95 curtas inscritos de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 9 para exibição na Mostra Nacional e 7 para compor a Mostra Infantil. A seguir a lista de curtas metragens que compõem cada Mostra.

 

MOSTRA NACIONAL - Classificação Livre
Caminho dos Gigantes – Direção: Alois Di Leo
Space Scape – Direção: Bruno Monteiro
Sayounara – Direção: Débora Mini
Cara, qual vai ser o nome da nossa animação? – Direção: Julia de Macedo Nicolescu
Plantae – Direção: Guilherme Gehr
O Violeiro Fantasma – Direção: Wesley Rodrigues
Cartas – Direção: David Mussel
O Mal – Direção: Carlon Hardt
O Projeto do meu Pai – Direção: Rosaria 

MOSTRA INFANTIL  - Classificação Livre
Nimbus, O Caçador de Nuvens – Direção: Marco Nick
As Aventuras do Chauá – Direção: Alunos da Escola Municipal Santo Antônio do Norte
No Caminho da Escola – Direção: Alunos do Projeto Animação Instituto Marlin Azul
Space Scape – Direção: Bruno Monteiro
O Fim da Fila – Direção: William Côgo
Macacada – Direção: Thomas Larson
Caminho dos Gigantes – Direção: Alois Di Leo

MOSTRA HISTÓRICA - Sessão CEM ANOS de Animação Brasileira
Classificação 14 anos
As Aventuras de Virgulino, de Luiz Sá (1930)
Frivolitá, de Luiz Seel (1930)
O Átomo Brincalhão, de Roberto Miller (1961)
Faz Mal, de Stil (1979) – 5 min
Precipitação, de Marcos Magalhães (1983)
Noturno, de Aída Queiroz (1986)
Informística, de Cesar Coelho (1986)
Treiler, de Otto Guerra, José Maia e Lancat Motta (1986)
Uma Saída Política, de Arnaldo Galvão (1990)
Cuidando, Dá Linha, do Núcleo de Animação de Campinas (1997)
Reanimando o Kaiser (reconstituição/releitura coletiva do filme de 1917 de Seth) – 3 min

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Tipo de evento: 
Natureza do evento: