SOFIA ZANK

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua há mais de quinze anos em projetos de pesquisa, ensino e extensão em parceria com Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares.  Enquanto professora no ensino superior ministrou disciplinas de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Conservação de Recursos Naturais, Educação Socioambiental e Sustentabilidade e Metodologia do Ensino de Ciências. Atuou como assessora técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no projeto "Fortalecimento da Capacidade Institucional do Sistema Nacional de Acesso e Repartição de Benefícios nos termos do Protocolo de Nagoya". Possui interesse e atuação em estudos interdisciplinares sobre sistemas socioecológicos com enfoque nos seguintes temas: uso e conservação da biodiversidade, etnoecologia, plantas medicinais, povos indígenas e comunidades locais, metodologias participativas, resiliência e adaptação frente à mudanças, equidade de gênero, educação socioambiental e sustentabilidade.