ROSSELVELT JOSÉ SANTOS

Geógrafo, Professor Titular do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordenador do Laboratório de Geografia Cultural. Pesquisador da CAPES, CNPq, FAPEMIG e UFU. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em Assentamentos de Reforma Agrária, Comunidades Rurais, Quilombolas e Indígenas envolvendo os lugares, os territórios, as territorialidades e os vínculos territoriais das populações tradicionais no bioma Cerrado. A agricultura camponesa é estudada a partir das suas resiliências e residualidades do uso da água envolvendo disputas territoriais. Atua nas áreas de Geografia Cultural, Geografia Agrária e Ensino de Geografia. É Diretor de documentários originados de projetos de pesquisa e extensão sob sua coordenação.