Bia Fonseca

No Currículo Lattes:

Possui graduação em Veterinária (2002), mestrado em Ciências Veterinárias (2006), doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós-doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Bioquímica na área de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal. Atualmente é professor das disciplinas de Avicultura e Ornitopatologia, preceptora do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária na área de Medicina Veterinária Preventiva, professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias e Programa de Pós Graduação em Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia além do curso de Especialização em Ciências Avícolas. Tem experiência nas áreas de Sanidade e produção avícola com ênfase na relação patógeno hospedeiro, e em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de alternativas ao uso de antimicrobianos em aves. Além disso vem desenvolvendo pesquisas a respeito do uso de embriões de aves como modelo animal. Atua principalmente nos seguintes temas: Campylobacter, APEC, Salmonella, Erysipelothrix sp strain 2, nanobiotecnologia, doença de aves de produção e uso de embriões de galinhas como modelo experimental para fármacos e infecção.

Além do Lattes…

Alma de artista, gosta mesmo é da MPB e de um samba embora seja eclética. Gosta de ler e de filmes e não gosta muito de sair. Mas se tem um teatro ou um couver do Chico Buarque ou do Belchior ou dos artistas do grande encontro ou outro clássico da MPB ela pode estar lá. Nerd que não faz nada fora do trabalho? Jamais, mesmo porque ama uma cerveja, uma pinga e uma tekila (mas em casa e com os amigos). Dançar? Pé de valsa nata mas nunca fez uma aula de dança. Dança sozinha e canta sozinha (esse último mesmo não sabendo) (maluquinha mesmo) porque é mega extrovertida. Gosta de musculação e natação embora o esporte não seja seu forte. É pesquisadora e professora avessa a formalidades e por isso tem um pouco de dificuldade de se encaixar em alguns meios acadêmicos às vezes. Mas tenta! Mas uma das coisas mais difíceis que faz a maternidade estar no topo. É muito difícil (e às vezes chato) ser mãe embora ame seus filhos.